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Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMIRA CRISTINA DE SANTANA PENA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMIRA CRISTINA DE SANTANA PENA
DATA: 12/09/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de reuniões NPGECIMA
TÍTULO: Análise do PIBID e das estatísticas de formação de professores de ciências naturais no ensino fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Formação de professores; PIBID; Ensino de Ciências; Ensino fundamental
PÁGINAS: 65
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional
RESUMO:

Esta dissertação tem o objetivo de discutir a formação de professores nos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais. O ensino de Ciências nas escolas do Brasil é algo recente. Iniciado com um ensino tradicional e sem reflexão, hoje se espera algo mais dinâmico e que promova a reflexão e a participação dos estudantes. Para alcançar esses objetivos faz-se necessário que o professor de Ciências tenha uma formação de qualidade. Gil Perez e Carvalho (2006) apontam que os professores de ciências necessitam ter um saber docente e um saber fazer docente. Os quais envolvem oito itens fundamentais: conhecer a matéria; questionar as ideias docentes; adquirir conhecimentos teóricos; analisar de forma crítica o ensino tradicional; preparar atividades eficientes; saber conduzir o trabalho dos alunos; saber avaliar e adquirir uma formação que relacione ensino e pesquisa. Há políticas públicas específicas para formar mais e melhor os professores, como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Metodologicamente, essa dissertação fez uso da pesquisa documental e descritiva dentro de uma abordagem quanti-qualitativa utilizando dados obtidos por meio de bases de dados estatísticas e entrevistas. As bases de dados utilizadas foram as Sinopses Estatísticas do Ensino Superior e da Educação Básica do INEP/MEC e do portal CultivEduca (UFRGS, 2014). Os dados coletados foram o total de Professores que lecionam Ciências Naturais no Brasil e a formação deles, além do total de vagas, candidatos, matrículas, ingressos e concluintes nos cursos de formação de professores de ciências naturais. Esses dados foram analisados por meio de estatística descritiva (MOTULSKY, 1995). As entrevistas serão realizadas com os Professores Supervisores e Professores Coordenadores de Área do PIBID e Professores Coordenadores de cursos que executem o PIBID. Esses dados serão analisados por meio da análise conteúdo (BARDIN, 2011). À título de conclusão com os dados obtidos até o momento dessa qualificação, destaca-se que foram realizados os pré-testes relacionados às entrevistas com o objetivo de validar e alinhar o roteiro da entrevista. Com a análise estatística percebeu-se que as vagas ofertadas para o curso de Ciências Naturais tem diminuído e isso é uma contradição tendo em vista a carência de professores de Ciências no Brasil.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1717002 - RENATO SANTOS ARAUJO
Interno - 426682 - CARMEN REGINA PARISOTTO GUIMARAES
Externo ao Programa - 1228671 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO
Notícia cadastrada em: 17/08/2016 14:07
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