Notícias

Banca de DEFESA: LUCIENE COSTA SANTANA DA CUNHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIENE COSTA SANTANA DA CUNHA
DATA: 22/06/2016
HORA: 10:00
LOCAL: SALA DE ESTUDOS DO NPGEICMCA
TÍTULO: MODELOS DIDÁTICOS ENCONTRADOS NO FAZER PEDAGÓGICO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DOS ALUNOS.
PALAVRAS-CHAVES: MModelos Didáticos; Planejamento de Ensino; Modelos Didáticos no Ensino de Biologia; Motivação para a Aprendizagem; Formação de Professores.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

É

O estudo dos modelos didáticos pode representar um instrumento útil para refletir sobre o planejamento de ensino, pois permite estabelecer um vínculo entre os aspectos teóricos relativos ao processo de ensino e aprendizagem e a intervenção em sala de aula propriamente dita. O presente trabalho baseou-se nos modelos didáticos propostos por Garcia Pérez (2000) em seus estudos, são eles: o tradicional, o tecnológico, o espontaneísta e o de investigação na escola (alternativo). O objetivo principal da pesquisa foi o de descobrir quais modelos didáticos utilizados pelos professores de Biologia das escolas públicas e sua importância no desenvolvimento cognitivo dos alunos. Como problemática temos as seguintes questões: será que os professores têm um modelo pedagógico/didático de referência? Se sim, qual ou quais? Esses modelos didáticos que estão sendo utilizados na sala de aula permitem aos alunos se apropriarem do conhecimento? Como referencial teórico, procuramos abordar as principais características dos modelos didáticos propostos por García Pérez, visto que este pesquisador é referência mundial neste tema. Abordamos também sobre a aplicação dos modelos didáticos no ensino de Biologia; sobre a motivação para a aprendizagem; sobre a evolução no ensino da Biologia; formação docente; planejamento de ensino; avaliação de ensino; citando autores, como: Garcia Pérez; Myriam Krasilchik, Develay, Carvalho e Gil-Pérez, Libâneo, Bachelard, Charlot, Fusari, Luckesi, dentre outros. A metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa qualitativa, que possui um caráter descritivo do tipo estudo de caso. Para isso foram utilizadas as seguintes técnicas e instrumentos de coletas: pesquisa exploratória; entrevista semiestruturada; observação e questionários. Para esse fim foram utilizados como sujeitos da pesquisa professores de Biologia de duas escolas da rede estadual de Aracaju. Observou-se quanto aos dados coletados que boa parte das professoras tinha conhecimento sobre modelos didáticos estando estes presentes no plano de ensino dessas professoras. Quanto às escolas observou-se falta de alguns recursos e falta de estrutura nessas escolas pesquisadas para o desenvolvimento das práticas educativas dessas professoras. Em relação ao fazer pedagógico dos professores, verificou certa semelhança dos modelos didáticos utilizados por eles, principalmente quando se tratava de professores da mesma escola pesquisada. Pode-se concluir que com isso, que todos os modelos têm sua importancia no fazer pedagógico dos professores e que nenhum deles de forma integral pode caracterizar a didática desses docentes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA
Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Externo à Instituição - RODRIGO PEREIRA
Notícia cadastrada em: 20/06/2016 11:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2021 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r15440-bf36319aa9