Notícias

Banca de DEFESA: ILVANIR DA HORA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ILVANIR DA HORA SANTOS
DATA: 27/08/2015
HORA: 10:30
LOCAL: Sala de Estudos do PPGECIMA
TÍTULO: O ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICASPARA ALUNOS SURDOSNO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTUDO DE CASO
PALAVRAS-CHAVES: AAluno surdo. Ensino das quatro operações matemáticas. Inclusão.Língua Brasileira de Sinais.
PÁGINAS: 75
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO:

Este trabalho tem como objetivo principal analisar o ensino das quatro operações matemáticas para alunos surdos nas séries iniciais. Instaurou-se uma discussão sobre o ensino de matemática para essa minoria lingüística com as contribuições de alguns estudiosos como NOGUEIRA (2013), MANTOAN (2004), FÁVERO E PIMENTA (2006), SOUZA (2008), entre outros, que enfatizam a temática abordada. A pesquisa foi realizada em uma Escola Estadual, no município de Aracaju, referência no estado de Sergipe em assistência a pessoas surdas e por apresentar maior incidência de matrículas de alunos com deficiência auditiva. Os principais resultados apontam para a necessidade de o professor utilizar uma metodologia que atenda às especificidades do aluno surdo. Observou-se também que a inclusão do aluno surdo, usuário da Língua Brasileira de Sinais, em escolas regulares favorece seu desenvolvimento no processo social, contribuindo para melhor convivência com outras pessoas e na aprendizagem da matemática. O ensino das quatro operações matemáticas para alunos surdos é uma temática ainda pouco investigada pelos profissionais da área. Assim, são necessárias mais pesquisas a respeito desse tema para enriquecer e aprofundar as práticas pedagógicas para a disciplina da Matemática.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1674029 - ACACIO ALEXANDRE PAGAN
Externo ao Programa - 1108628 - ISA REGINA SANTOS DOS ANJOS
Presidente - 2205727 - VERONICA DOS REIS MARIANO SOUZA
Notícia cadastrada em: 10/08/2015 17:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2021 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r15440-bf36319aa9