Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA CUNHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA CUNHA
DATA: 25/08/2015
HORA: 08:00
LOCAL: Sala 6 bloco B CCBS (laboratório de Ensino de Biologia)
TÍTULO: A ELABORAÇÃO DE UM TESTE DE DESEMPENHO ESCOLAR EM CIÊNCIAS PARA O ESTADO DE SERGIPE A PARTIR DO EIXO “VIDA E AMBIENTE”
PALAVRAS-CHAVES: teste de desempenho em ciências, conhecimento escolar, vida e ambiente.
PÁGINAS: 55
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO:

As avaliações educacionais buscam principalmente aferir indicadores de qualidade da educação, baseando-se no aprendizado das diversas áreas de conhecimento por parte dos alunos constituindo uma etapa importante no processo educativo. Buscamos investigar o quanto alunos do Ensino Fundamental se aproximam do conhecimento científico, tal tarefa será realizada através da construção de um teste de desempenho de Ciências para o estado de Sergipe a partir do eixo temático “Vida e Ambiente”. Para a busca do entendimento dos objetivos desse trabalho foi necessária a compreensão dos conhecimentos vivenciados no ambiente escolar, bem como levantamento dos sistemas de avaliação vigentes no país, o estudo de metodologias próprias para construção e validação de questões de testes de desempenho escolar, que partindo de abordagens qualitativas e quantitativas possibilitou a elaboração de uma matriz de referência. Nesta pesquisa ela foi baseada nos Parâmetros Curriculares Nacionais para Ciências Naturais no Ensino Fundamental (BRASIL, 1998) e no Referencial Curricular da Rede Estadual de Ensino de Sergipe (SERGIPE, 2011), nos estudos de Gouw (2013), em um questionário aplicado aos professores da rede pública estadual de Sergipe para medir a complexidade e prioridade dos conteúdos curriculares do Ensino Fundamental e, por fim, em observações realizadas pelo pesquisador, auxiliando no entendimento da realidade da sala de aula. A partir do cruzamento dessas informações foram elaborados descritores que compõem de forma resumida os objetivos de quinze questões, das quais, dez irão compor o teste piloto a ser validado e posteriormente aplicado em escolas da rede estadual de ensino de Sergipe.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1674029 - ACACIO ALEXANDRE PAGAN
Interno - 2926781 - YZILA LIZIANE FARIAS MAIA DE ARAUJO
Externo à Instituição - MARIA JOSÉ FONTANA GEBARA
Notícia cadastrada em: 24/07/2015 23:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2021 - UFRN - bemtevi1.bemtevi1 v3.5.16 -r15440-bf36319aa9