Notícias

Banca de DEFESA: ANA PAULA ARAGÃO FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA PAULA ARAGÃO FERREIRA
DATA: 16/03/2015
HORA: 15:00
LOCAL: SALA DE ESTUDOS DO PPGECIMA
TÍTULO: O QUE OS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO SEMIÁRIDO SERGIPANO DIZEM SOBRE O PNAIC_EIXO MATEMÁTICA
PALAVRAS-CHAVES: Formação; Mudança; Professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Ensino de Matemática; Prática Pedagógica; PNAIC.
PÁGINAS: 94
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa teve como objetivo investigar as influências do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) - eixo Matemática desenvolvido pelo MEC, na construção da prática pedagógica de um grupo de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental no semiárido sergipano. O PNAIC - eixo Matemática é um programa de formação continuada de professores para melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental. Buscou-se identificar aspectos trabalhados durante a formação que possibilitaram avanços ou não na/da prática pedagógica das professoras cursistas, a partir de suas percepções e de significados construídos sobre o curso. Trata-se de um estudo de caso, com abordagens, quantitativas e qualitativas, que utiliza como instrumento de coleta de dados questionários e entrevistas semiestruturadas. Neste estudo, encontram-se questões acerca do debate atual sobre os profissionais que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental e sua necessária formação para o ensino de matemática. Os dados mostram que esse Programa agregou várias relações à construção da prática pedagógica das professoras cursistas, especialmente no que concerne aos seus saberes e fazeres referentes ao ensino de matemática e ao trabalho com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. No modo como os professores passaram a transmitir os conteúdos matemáticos, na ampliação dos saberes matemáticos, no desenvolvimento da sensibilidade para reconhecer que precisam mudar, na preocupação com o desempenho dos educandos, na busca de construir a prática por meio das trocas de ideias com os colegas de trabalho, na segurança no trabalho com a matemática, na garantia dos direitos do aluno a aprender por meio da apropriação dos conteúdos e de diferentes formas ou estratégias de ensino.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Externo ao Programa - 1228214 - LIANNA DE MELO TORRES
Presidente - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA
Notícia cadastrada em: 01/03/2015 20:06
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2021 - UFRN - fragata3.fragata3 v3.5.16 -r15368-99f189d34b