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Banca de DEFESA: MARIANA RESENDE DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIANA RESENDE DE OLIVEIRA
DATA: 22/04/2013
HORA: 09:00
LOCAL: SALA 9 BLOCO A - DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA - CCBS/UFS
TÍTULO:

A EDUCAÇÃO VIRANDO O JOGO: ANÁLISE DO USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS LÚDICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS


PALAVRAS-CHAVES:

Materiais didáticos lúdicos. Formação de professores. Ciências Biológicas.


PÁGINAS: 124
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:

Acreditando que, quando o ensino desperta o prazer, a aprendizagem se torna mais atrativa e mais significativa, impulsionando o próprio aprendiz na busca dos conhecimentos e no protagonismo de sua história educacional, o presente trabalho objetivou analisar a influência da construção e da utilização de materiais didáticos lúdicos no processo de formação de professores de Ciências Biológicas, almejando incentivar a reflexão sobre a atuação pedagógica e a construção de práticas diferenciadas. É durante a fase de formação inicial que é construído o alicerce para as futuras práticas profissionais, sendo de extrema importância que os graduandos experimentem situações bem diversificadas que enriqueçam seu acervo de ideias. A pesquisa foi desenvolvida em duas turmas, da disciplina de Invertebrados I, da Universidade Federal de Sergipe e foi baseada na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos apresentada por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011). Para a obtenção dos dados foram utilizados gravações e questionários, analisados na perspectiva da análise de conteúdo de Bardin (2008). Os resultados apontam que as concepções dos graduandos já favoreciam a abordagem lúdica e, que ao longo do trabalho, foi sendo construída uma base, teórica e prática, para o desenvolvimento desta metodologia. Nas atividades sugeridas, foram discutidos os benefícios e as problemáticas envolvidos no uso de jogos como instrumento didático, assim como a importância do papel do professor, observando-se que surgiam contradições e pensamentos que tendiam ao ensino tradicional. Entretanto, ao longo do processo, o envolvimento dos educandos com os jogos ampliou o repertório de práticas pedagógicas, permitindo que eles compreendessem que são capazes de construir os próprios recursos didáticos através da criatividade, imaginação e cooperação. Ao final do trabalho, entende-se que, apesar de ainda existir um longo caminho a ser percorrido, os primeiros passos estão sendo dados. Neste trabalho além do material criado pelos graduandos ter sido doado à Universidade Federal de Sergipe, servindo como um acervo ao ensino de Ciências Biológicas, notou-se uma transformação das ideias dos graduandos no decorrer da pesquisa, demonstrando que houve uma troca de vivências e reflexão sobre a prática pedagógica apoiada no referencial ludo-educativo, o que pode ser uma alavanca para a busca de novos conhecimentos e para a transformação do papel desempenhado pelo docente.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1674029 - ACACIO ALEXANDRE PAGAN
Presidente - 426682 - CARMEN REGINA PARISOTTO GUIMARAES
Externo à Instituição - LUIZ CALDEIRA BRANT DE TOLENTINO NETO
Notícia cadastrada em: 16/04/2013 15:21
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