Banca de DEFESA: SAMUEL GOMES DE MERCENA

DISCENTE: SAMUEL GOMES DE MERCENA
DATA: 24/02/2016
LOCAL: SALA 23 DO DFI
TÍTULO: PROPRIEDADES ESTRUTURAIS E MAGNÉTICAS de COMPOSTOS INTERMETÁLICOS A BASE DE TERRAS RARAS
PALAVRAS-CHAVES: anisotropia magnética, terras raras
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física da Matéria Condensada

Nesse trabalho as propriedades estruturais e magnéticas dos sistemas 𝑇𝑅𝑁𝑖3𝐴𝑙9 (com 𝑇𝑅 = 𝐸𝑟 𝑒 𝑇𝑏) e 𝐸𝑟(𝑁𝑖1−𝑥𝐶𝑢𝑥)3𝐴𝑙9 foram investigadas. As amostras monocristalinas foram crescidas pela técnica de fluxo metálico que se mostrou eficiente, uma vez que obtivemos monocristais de boa qualidade. A caracterização estrutural das amostras foi realizada por meio de medidas de difração de raios X, já a caracterização magnética foi feita através de medidas de susceptibilidade magnética em função da temperatura e do campo magnético aplicado. A análise dos padrões de difração de raios X aliados ao refinamento Rietveld do sistema 𝑇𝑅𝑁𝑖3𝐴𝑙9 (com 𝑇𝑅 = 𝐸𝑟 𝑒 𝑇𝑏) mostraram a formação da fase única com estrutura cristalina do tipo 𝐸𝑟𝑁𝑖3𝐴𝑙9 que possui simetria trigonal pertencente ao grupo espacial 𝑅32. Para esse sistema, as medidas de susceptibilidade magnética em função da temperatura e do campo magnético mostram a presença de uma forte anisotropia magnetocristalina que atribuímos aos efeitos de campo elétrico cristalino (CEF). Os efeitos do CEF sobre as propriedades físicas das amostras foram estudados com o auxílio de ajustes dos dados experimentais segundo um modelo de campo médio. Por outro lado, a análise das medidas de difração de raios X aliadas ao refinamento Rietveld padrão sistema 𝐸𝑟(𝑁𝑖1−𝑥𝐶𝑢𝑥)3𝐴𝑙9 revelam uma mudança de simetria na estrutura cristalina (Trigonal para tetragonal) em função da concentração de 𝐶𝑢. As medidas de susceptibilidade magnética em função da temperatura mostraram que apesar da mudança de simetria, não há uma mudança significativa na temperatura de Néel (𝑇𝑁).

Presidente - 1629361 - JOSE GERIVALDO DOS SANTOS DUQUE
Interno - 1460188 - NELSON ORLANDO MORENO SALAZAR
Externo ao Programa - 1658460 - VICTOR HUGO VITORINO SARMENTO

Notícia cadastrada em: 01/02/2016 21:21