Banca de DEFESA: PAULA FERNANDA DAMASCENO SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULA FERNANDA DAMASCENO SILVA
DATA: 21/12/2023
LOCAL: SALA 201 DIDÁTICA VII CAMPUS SÃO CRISTOVÃO
TÍTULO: Viés na seleção visual de cor e ajuste de cor de compósitos simplificados em restaurações extensas
PALAVRAS-CHAVES: Satisfação do paciente; Resina composta; Materiais dentários.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia

O objetivo desse estudo foi investigar como as pranchetas da escala de cor com e sem cegamento podem afetar as propriedades dos avaliadores quanto ao matiz – A. Além disso, foi avaliado a capacidade de combinação de cor e recuperação de cor de dentes não preparados ao usar compósitos monocromáticos e um compósito universal em restaurações extensas. Esse estudo foi dividido em estudo 1 e 2. No estudo 1, foram criados espécimes em formato de disco usando materiais compostos em quatro tons de matiz A (A1, A2, A3, A4) e quatro tons de matizes diferentes (B1, B2, C2 D3). Um total de 15 estudantes de odontologia de graduação e 15 dentistas participaram do estudo. Eles foram encarregados de determinar o tom desses espécimes, que foram colocados dentro de uma cabine de visualização iluminada por uma fonte de luz D65. Os participantes compararam a cor dos espécimes com as pranchetas da escala de cor. Essa avaliação foi realizada com as pranchetas da escala de cor cegadas ou e não cegadas. A precisão na determinação da cor avaliada com base no desvio em unidades de cor em relação a cor correta e na correção na identidade do matiz. A porcentagem de seleções favoráveis ao matiz A foi calculada. No estudo 2, as cores das faces vestibular e lingual foram medidas com um espectrofotômetro (CIELAB) antes da preparação de cavidades redondas (6 mm de diâmetro, 2 mm de profundidade). As cavidades foram preenchidas aleatoriamente com um compósito monocromático (Omnichoma, Diamond onde ou Vittra APS Unique) ou um compósito universal (Filtek Universal). Foram realizadas medições de cor das cavidades restauradas, as diferenças de cor globais (ΔE00) e as diferenças no índice de brancura para odontologia (ΔWID) foram calculadas. Além disso, avaliações visuais de combinação de cor com o esmalte circundante foram realizadas por quarenta avaliadores em uma cabine de visualização sob luz D65, com pontuações de 0 (sem desajuste de cor) a 4 (inaceitável). Os dados foram analisados usando ANOVA de medidas repetidas. Como resultado no estudo 1 não houve distinção discernível nos resultados entre estudantes de odontologia e dentistas. O cegamento ou exposição das pranchetas da escala de cor não teve efeito na precisão da determinação de cor, que apresentou um erro médio de 3,4 unidades. Da mesma forma, o procedimento de cegamento não influenciou a precisão na seleção do matiz, com uma média de 56% de concordância. No entanto, avaliações sem cegamento resultaram em uma porcentagem notavelmente maior de seleções favoráveis ao matiz A (44%) do que avaliações com cegamento (34%). Os resultados do estudo 2 mostraram que as restaurações geralmente apresentaram cores mais claras do que os dentes não preparados. O compósito Filtek Universal demonstrou a menor discrepância de cor. E não foram observadas diferenças significativas entre os compósitos monocromáticos avaliados. Além disso, todos os compósitos apresentaram combinações de cor similares e adequadas com o esmalte circundante. Podemos concluir que no estudo 1 o processo de cegamento da escala de cor não introduziu nenhum impacto notável na precisão da análise visual de cor. No entanto, ele diminuiu significativamente a proporção de seleções favoráveis ao matiz A. No estudo 2, é importante observar que, apesar de sua capacidade razoável de combinar com o esmalte circundante, nenhum dos compósitos avaliados em restaurações extensas recuperou completamente a cor observada nos dentes não preparados.

Externo à Instituição - ALINE CARVALHO PEIXOTO
Presidente - 1776684 - ANDRE LUIS FARIA E SILVA
Externo à Instituição - FABRICIO ENEAS DINIZ DE FIGUEIREDO
Externo à Instituição - LUDMILA SMITH DE JESUS OLIVEIRA