Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOHN NADSON ANDRADE PINHO
DATA: 19/07/2022
HORA: 19:30
LOCAL: Sala Google Meet
TÍTULO: ANÁLISE EXPLORATÓRIA DO ENSINO DE EMPREENDEDORISMO E MARKETING NOS CURRÍCULOS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS
PALAVRAS-CHAVES: Odontologia; Currículo; Ensino.
PÁGINAS: 37
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO:
Introdução: Quer seja para atuar no setor público ou no privado, o desenvolvimento de competências empreendedoras é imprescindível. No entanto, desconhece-se a atual situação do ensino do empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. Objetivo: Este estudo objetivou analisar o ensino das disciplinas de empreendedorismo e marketing nos cursos de graduação em Odontologia das IES brasileiras. Metodologia: Em um desenho transversal nacional, os currículos de todas as IES ativas foram explorados entre junho e dezembro de 2021. Quanto às IES, foram coletados dados a respeito da região demográfica, regime administrativo e presença das disciplinas de empreendedorismo e marketing. As disciplinas foram identificadas nas matrizes curriculares a partir das palavras-chave “empreendedorismo”, “gestão”, “gerenciamento” e “administração” para a disciplina de empreendedorismo; e “marketing” para a disciplina de marketing. Quanto às disciplinas, as variáveis de coleta incluíram o período acadêmico, a carga horária e a modalidade (obrigatória ou opcional). A estatística inferencial foi feita utilizando-se o teste qui-quadrado com o nível de significância p<0,05 e, para análise post hoc, o teste Z com Correção de Bonferroni. Resultados: A amostra deste estudo totalizou 563 currículos, dos quais 127 (22,6%) continham a disciplina de empreendedorismo, e 64 (11,4%) continham a disciplina de marketing. Não houve diferenças estatisticamente significativas entre o regime administrativo da IES e a oferta da disciplina de empreendedorismo (p=0,43) ou de marketing (p=0,48). Uma diferença estatisticamente significativa ocorreu entre a variável região demográfica e a disciplina de marketing (p=0,009). A análise post hoc deste último caso revelou uma diferença estatisticamente significativa relacionada à região Sudeste (p=0,0003). Conclusões: Baseado nos achados, as disciplinas de empreendedorismo e marketing podem estar substancialmente ausentes nas IES brasileiras. Os resultados tendem a reforçar a necessidade de um olhar mais atencioso ao perfil empreendedor dos futuros cirurgiões-dentistas, especialmente através da inclusão de disciplinas independentes nas matrizes curriculares.