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Banca de QUALIFICAÇÃO: JOHN NADSON ANDRADE PINHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOHN NADSON ANDRADE PINHO
DATA: 01/06/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Google Meet
TÍTULO: Análise Exploratória do Ensino de Empreendedorismo e Marketing nos Currículos de Graduação em Odontologia das Instituições e Ensino Superior Brasileiras
PALAVRAS-CHAVES: Odontologia; Currículo; Ensino.
PÁGINAS: 37
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO:

Introdução: O empreendedorismo é também uma inteligência necessária na Odontologia. No entanto, desconhece-se a atual situação do ensino do empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. Objetivo: Este estudo objetivou quantificar IES que contêm as disciplinas de empreendedorismo e marketing dentro dos currículos de graduação em Odontologia, através de uma análise documental. Metodologia: Em um desenho transversal nacional, todos os currículos de todas as IES ativas foram explorados entre junho e dezembro de 2021. As variáveis da coleta foram sistematicamente pesquisadas utilizando uma checklist e palavras-chave. Foram coletados dados sobre a região demográfica, o regime administrativo e a presença das disciplinas de empreendedorismo e marketing. Outras variáveis de coleta incluíram o período acadêmico, a carga horária e a modalidade (obrigatória ou opcional). Associações foram testadas utilizando o teste qui-quadrado com o nível de significância p < 0.05 Para análise post hoc, foi selecionada a Correção de Bonferroni. Resultados: A amostra deste estudo totalizou 563 currículos, dos quais 127 (22,6%) continham a disciplina de empreendedorismo, e 64 (11,4%) continham a disciplina de marketing. Não houve associação estatisticamente significativa entre o regime administrativo da IES e a oferta da disciplina de empreendedorismo (p=0,43) ou de marketing (p=0,48). Uma associação estatisticamente significativa ocorreu entre a variável região demográfica e a disciplina de marketing (p=0,009). A aplicação subsequente da Correção Bonferroni revelou a associação estatisticamente significativa com a região Sudeste (p=0,0003). Conclusões: Baseado nos achados, as disciplinas de empreendedorismo e marketing podem estar substancialmente ausentes nas IES brasileiras. Os resultados tendem a reforçar a necessidade de um olhar mais atencioso ao perfil empreendedor dos futuros cirurgiões-dentistas, especialmente através da inclusão de disciplinas independentes nas matrizes curriculares.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - KLINGER DE SOUZA AMORIM
Externo ao Programa - 1208405 - MONICA SILVEIRA PAIXAO
Presidente - 2021396 - WILTON MITSUNARI TAKESHITA

Notícia cadastrada em: 26/05/2022 12:14
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