Banca de DEFESA: NARA CAROLINE DE OLIVEIRA ROCHA

DISCENTE: NARA CAROLINE DE OLIVEIRA ROCHA
DATA: 03/02/2022
LOCAL: meet.google.com/tkc-wyqt-fnd
TÍTULO: A VULNERABILIDADE DAS MULHERES NO CÁRCERE SERGIPANO: UMA ANÁLISE INTERSECCIONAL ATRAVÉS DAS NARRATIVAS DO ENCARCERAMENTO FEMININO.
PALAVRAS-CHAVES: Aprisionamento feminino; Cárcere sergipano; Interseccionalidade; Seletividade Penal; Vulnerabilidade.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Direito

O presente trabalho trata sobre o encarceramento feminino, centrando-se no contexto sergipano. Compreender e analisar as vulnerabilidades das mulheres presas em Sergipe através das suas narrativas marca o objetivo central desta dissertação. A partir desse propósito investigativo, a pesquisa objetivou especificamente em discutir como o processo de seletividade afeta as mulheres criminalizadas; e para tanto dedicou-se, por meio da interseccionalidade, a examinar a hipervulnerabilidade das mulheres presas em Sergipe; investigar as identidades, as vulnerabilidades e o controle social dessas mulheres a partir de suas narrativas de encarceramento. Para a consecução do trabalho, foi utilizada uma metodologia mista (quali-quantitativa) a partir de uma revisão bibliográfica e documental com aportes da criminologia crítica. Assim como foi efetuada uma análise descritiva de dados secundários fornecidos pelo Departamento Penitenciário Nacional; pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Nesse sentido, verifica-se a hipótese e conclui-se que as narrativas das mulheres encarceradas no PREFEN atestam a vulnerabilidade a que elas são submetidas, seja pela exposição à pobreza, ao machismo, ao controle social informal e as relações abusivas, o que demonstra o vínculo entre o lugar e o não-lugar da mulher frente às desigualdades de gênero vigentes.

Interno - 2618697 - FLAVIA MOREIRA GUIMARAES PESSOA
Externo à Instituição - MARGARETH VETIS ZAGANELLI
Presidente - 2633185 - MIRIAM COUTINHO DE FARIA ALVES

Notícia cadastrada em: 27/01/2022 11:57