Linhas Pesquisa :
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› ARTES POPULARES: PROCESSOS ANALÍTICOS, PEDAGÓGICOS E CRIATIVOS |
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CULTURAS POPULARES E SOCIEDADE- Esta linha de
pesquisa se concentra nos estudos teórico-prático das Artes Populares
tradicionais e/ou contemporâneas, abarcando manifestações de linguagens de
cunho visual, áudio, audiovisual, design, artes da cena, música, teatro, folclore,
folguedos, dança, moda, ópera, circo, entre outras. As abordagens se direcionam
para uma análise crítica das manifestações populares, para os processos
criativos, tradicionais e/ou contemporâneos, e também pedagógicos,
estimulando proposições de metodologias de ensino, em seus circuitos de
produção e recepção de sentidos, advindos do diálogo interartes e sociedade.
Tem como escopo o estudo de referenciais teóricos, os quais vêm
problematizando e direcionando a produção de conhecimento sobre as artes ditas
populares, bem como, sobre educação e sobre poéticas artísticas, enquanto
campos estético, político, filosófico e socioculturais nas suas potenciais relações
com a sociedade. Nesta linha serão acolhidos projetos relacionadas com as artes
populare
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› CULTURAS POPULARES: POLÍTICA, MEMÓRIA E IDENTIDADES |
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CULTURAS POPULARES E SOCIEDADE- Para esta linha de
pesquisa foram pensados pontos relevantes concernentes à formação
multidisciplinar, com a perspectiva de promover, a partir de objetos de pesquisas
específicos do universo das culturas populares, uma produção de conhecimento
capaz de interrogar, analisar e conceituar histórica e discursivamente as
construções da memória, das identidades, das políticas culturais, os mais
variados meios e mediações, os quais participam da constituição cultural,
sobretudo, na sociedade brasileira. As pesquisas que se inserem nesta linha
pretendem contribuir para a compreensão do lugar político das culturas
populares, discutindo os desdobramentos teóricos e conceituais, a partir da
relação entre identidades e diferenças, memória, corpo e territorialidades,
levando-se em conta aspectos como a diversidade, questões de gênero,
etnicidade, religiosidades, assim como também, entre memória e construção
conceitual de patrimônio, gestão, financiamento, preservação, disseminação,
divulgação e con
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