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Ciente
Dissertações/Teses

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2024
Descrição
  • GILMA SANDRA SANTOS MACEDO
  • NOS CRUZOS, ME PADILHEI: DA NATURALIZAÇÃO DA SOLIDÃO DA MULHER NEGRA AO EMPODERAMENTO COMO UM EBÓ DE COSTUMES COMPORTAMENTAIS E CULTURAIS.
  • Orientador : MAICYRA TELES LEAO E SILVA
  • Data: 29/02/2024
  • Dissertação
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  • A pesquisa busca destacar relevantes aspectos da trajetória e experiência da própria pesquisadora como mulher negra e periférica, explorando suas relações com a religiosidade afro-brasileira. O foco inicial é compreender a si mesma antes de analisar outras mulheres negras, refletindo as dificuldades enfrentadas em solidão e abandono. Assim, a pesquisa visa captar as vivências da pesquisadora como parte desse grupo, utilizando a escrevivência para contextualizar criticamente suas memórias pessoais, familiares e experiências nas esferas humanas, culturais e sociais. A escolha da etnografia como metodologia concentra-se no entendimento de que a vivência da pesquisadora é um caso de estudo para noções como empoderamento feminino negro e resistência como emancipação. A abordagem problematiza as feridas coloniais, destacando as heranças e aprisionamentos culturais étnico-raciais como primeira porta de entrada para entender o condicionamento imposto à mulher negra. O rompimento desse condicionamento é explorado pelos cruzos propostos pelas divindades femininas afrodiaspóricas, as Padilhas, que enfatizam o empoderamento feminino. O diálogo da pesquisa inclui conceitos como transgressão (Foucault), cruzo (Martins e Rufino), feridas coloniais (Kilomba), subalternidade (Evaristo e Carolina de Jesus) e o conceito de padilhagem (Rufino e Simas), atuando como agente de empoderamento e descondicionamento para enfrentar um ebó epistêmico.

  • ANDRÉ LUIZ TELES RAMOS
  • BEM VIVER XOKÓ: UMA ANÁLISE SOBRE O SUCESSO DE LIDERANÇA NA TERRA INDÍGENA CAIÇARA
  • Orientador : RAPHAELA SCHIASSI HERNANDES
  • Data: 06/02/2024
  • Dissertação
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  • A presente pesquisa surge da questão norteadora de entender, “como os Xokós da Terra Indígena Caiçara se desenvolvem a partir da sua própria dinâmica cultural? O que se problematiza, aqui, é que de fato, os Povos Indígenas também querem se desenvolver, mas a partir dos seus próprios parâmetros culturais. Em respeito a essas especificidades, utiliza-se a categoria do Bem Viver para analisar como os Xokós se desenvolvem a partir da sua própria dinâmica cultural, de modo que isso nos permita: discutir a partir da perspectiva teórico-conceitual o sentido do Bem Viver Xokó por meio da literatura; explanar a matriz comunitária do Bem Viver através da sucessão de liderança na Caiçara e trazer contribuições sobre o que se entende como Bem Viver Xokó. Essa investigação foi realizada a partir da pesquisa bibliográfica, por meio da abordagem qualitativa, com método indutivo e, posteriormente, utilizando o método comparativo para expandir o alcance dos dados, sendo analisados pelo método de interpretação de sentidos e interpretados pela proposta hermenêutica-dialética, com suporte da literatura especializada. As leituras que fundamentam o trabalho pautam-se na interdisciplinaridade entre os autores da libertação (Martin Baró e Paulo Freire), dos estudos decoloniais (Aníbal Quijano) e autores indígenas (Ailton Krenak, Gersem Baniwa). Através desta pesquisa, foi possível entender que o desenvolvimento dos Xokós sofre influência da compreensão das respostas que a etnia tem dado frente às necessidades históricas de recuperação da sua cultura e, no que compete à sucessão de liderança, a participação comunitária, pensada dentro da concepção de ancestralidade, tem uma importância fundamental na sobrevivência da etnia para além do tempo presente.

2023
Descrição
  • ANDRÉ BARBOSA DE SANTANA
  • RECORTES BIOGRÁFICOS DAS TAIEIRAS DE LAGARTO-SE
  • Orientador : MICAEL CARMO CORTES GOMES
  • Data: 28/02/2023
  • Dissertação
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  • Esse estudo tem como objetivo investigar o desenvolvimento emanutenção das relações culturais e da cultura popular das Taieiras emLagarto/SE. Para atingir os objetivos propostos e as discussões centrais dessapesquisa, fundamentei-me em estudos dos teóricos como Dosse (2015),Canclini (2013), Arfush (2010), Dantas (2013) Manetta (2021) dentre outros.Logo, essa pesquisa se caracteriza como um estudo explicativo, portanto deabordagem qualitativa tendo como opção metodológica a pesquisa do Método(Auto)Biográfico. A partir da recomposição da minha memória e vivências nestegrupo tradicional, assim como dos relatos biográficos dos integrantes dasTaieiras tem a intenção de apreender a sua dinâmica cultural desde a suaorigem, hierarquias, produções, processos de cunho religioso, interação socialna comunidade e a resistência ao longo dos anos, cujo se recriou, reinventou,negando-se a findar e sim contribuindo para preservar a tradição. Esse estudoainda está em andamento.

  • IBERNON ALVES DE MACENA JUNIOR
  • FORTALECIMENTO DA CULTURA POPULAR POR MEIO DA PATRIMONIALIZAÇÃO DAS BONECAS DE PANO EM NOSSA SENHORA DAS DORES/SE
  • Orientador : DANIELLA PEREIRA DE SOUZA SILVA
  • Data: 28/02/2023
  • Dissertação
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  • No ano de 2018 as bonecas de pano de Nossa Senhora das Dores ganharam destaque ao serem declaradas como patrimônio imaterial do município. Elas espelham a cultura local e o cotidiano nordestino, sendo que as suas criadoras, conhecidas como bonequeiras, comercializam-nas mediante encomenda ou para ampliar a renda pois costumam participar das diversas feiras de artesanatos, além de promoverem as bonecas nestas ocasiões. Neste sentido, a presente pesquisa objetiva investigar quais processos e estratégias resultaram na patrimonialização das bonecas de pano de Nossa Senhora das Dores/SE, bem como as consequências e possibilidades dela decorrentes. O estudo a respeito do processo de elevação à categoria de patrimônio das bonecas se justifica por sua riqueza de significados culturais, e é por meio dele que buscamos entender e refletir a respeito dos caminhos percorridos nestes processos que reconhecem a cultura do país. Investiga-se também se sim ou como, eles influenciam na escala municipal. A pesquisa é do tipo qualitativa e de natureza exploratória e descritiva. As categorias de análise são cultura popular; artesanato; patrimônio imaterial; patrimonialização e bonecas de pano; categorias estas que têm norteado o levantamento bibliográfico e documental. Também serão coletados dados por meio de entrevistas com as bonequeiras, alguns atores envolvidos no processo de patrimonialização das bonecas de pano e com a população, de maneira aleatória e não probabilística. Por fim, buscamos compreender o contexto no qual a cultura popular surgiu e se firmou, fortalecendo várias manifestações artísticas, entre elas o artesanato, para em seguida avançarmos um pouco mais na relação entre artesanato e patrimonialização, tomando como referência o bem imaterial municipal que são as bonecas de pano.

  • JULIANA VILA NOVA DE OLIVEIRA
  • EMANCIPAÇÃO E EMPODERAMENTO FEMININO ATRAVÉS DA ARTE URBANA: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS OFICINAS DE GRAFFITI NA ESCOLA.
  • Orientador : MARJORIE GARRIDO SEVERO
  • Data: 28/02/2023
  • Dissertação
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  • Tomando como ponto de partida a noção de “culturas híbridas”, estabelecida por Néstor Canclini (2003), esta dissertação entende o graffiti e o pixo como manifestações estéticas que atravessam fronteiras, promovendo formas de interação social e de comunicação feitas à margem das instituições, as quais reproduzem os traços de uma sociedade desigual. O objetivo principal da pesquisa é estudar os aspectos emancipadores que envolvem a prática do graffiti e do pixo, contribuindo assim para o empoderamento dos agentes sociais, como no caso das mulheres, seja na vida urbana ou no ambiente escolar, uma vez que a escola também traz as marcas da exclusão e tende a favorecer os que dispõe de capital cultural. Trata-se de pesquisa qualitativa, que lança mão dos seguintes instrumentos metodológicos para coleta de dados: registros fílmico e fotográfico, questionários semiestruturados e entrevistas. Além disso, a dissertação dialoga com a perspectiva da educação de Paulo Freire, dentre outros, bem como da assim chamada Artografia, ou seja, articula o fazer artístico e a promoção de saberes de modo libertador e integral, uma vez que participo de processos interativos em diferentes contextos, seja como artista de rua, seja como educadora. Nesse sentido, a artista se nutre da educadora e vice-versa. A pesquisa se justifica por procurar trazer um olhar de cunho etnográfico, diferenciando-se de demais pesquisas sobre o assunto, estando a dissertação assim dividida: na primeira seção abordo as bases teóricas relacionadas ao graffiti e ao pixo enquanto culturas híbridas que buscam e promovem emancipação e empoderamento; na segunda seção, desenvolvo o tema da Arte urbana a partir da visão das mulheres e o papel delas na construção da arte urbana em Aracaju; na terceira seção, irei apresentar a investigação sobre o papel emancipador das oficinas de graffiti.

  • LEANDRO SANTANA DA SILVA
  • A BLITZ CULTURAL DO GRUPO TEATRAL BOCA DE CENA: IDENTIDADES E TERRITÓRIOS NO BAIRRO BUGIO
  • Orientador : CHRISTIAN JEAN MARIE BOUDOU
  • Data: 27/02/2023
  • Dissertação
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  • Esta pesquisa tem como objetivo analisar como as práticas culturais da Blitz Cultural do Grupo Teatral Boca de Cena contribuem para a produção de territórios e identidades no bairro Bugio na cidade de Aracaju/SE. Partindo de uma escala micro, busca-se compreender as diversas vozes e gritos presentes que anseiam para serem ouvidas, identificadas e descobertas. E com isso, entender as necessidades e dinâmicas sociais desse território, conhecer sua diversidade cultural, potencializar o seu discurso e o seu existir ao relacionar o projeto artístico social do Boca de Cena ao conceito de culturas populares. A importância do efervescente rito na comunidade, acontece por colocar o propositor dialogando com a sociedade com a intenção de conscientizar sobre o meio social em que vive. Partindo da ressignificação do espaço, da multiplicidade cultural alinhada ao território simbólico e os diversos olhares empregados sobre ele, percebe-se que, a ideologia dos projetos sociais e festivais de arte e cultura, promovidos pelo Grupo Teatral Boca de Cena, alinha o seu fazer artístico e cultural na comunidade em que o grupo está inserido. A Blitz Cultural é voltada para o popular, com novas produções simbólicas e, dessa forma, contribui no complexo conceito de cultura, na relação espaço-cultura e no fortalecimento da memória e pertencimento da comunidade do bairro Bugio.



  • ANDRÉ LUIZ SANTOS VALENÇA
  • Tensões Culturais: o silenciamento das culturas populares no espaço escolar
  • Orientador : MARCELO ALVES BRAZIL
  • Data: 27/02/2023
  • Dissertação
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  • Traçar e, por conseguinte, conhecer o perfil dos alunos do Centro de Excelência Governador Djenal Tavares de Queiroz, possibilita o entendimento sobre as dimensões socioculturais. Desta forma, o objetivo desta pesquisa gira em torno de reflexões sobre as tensões culturais existentes no ambiente escolar que decorrem no silenciamento das culturas populares locais e, sobretudo, na produção e fruição das práticas artísticas. Entender essas culturas veladas deverá viabilizar a inclusão de abordagens de práticas pedagógicas, que aproximem a escola do compromisso de representar o outro e suas diversas interfaces culturais. Isso com o intuito de reduzir o controle social, implantado nas diversas instituições sociais que, em sua estrutura, possuem o desígnio de padronizar comportamentos. Ademais, é interessante pensar sobre a articulação dos saberes construídos nos pedaços de culturas populares com a cultura juvenil, dentro das normativas e processos educativos, tendo como principais questionamentos se os procedimentos pedagógicos garantem as multiplicidades dessas culturas e se o aluno consegue se perceber dentro das abordagens educacionais. O estudo embasa-se em autores como Bourdieu (2007), Chaui (2017), Cuche (1999) e Magnani (1998). Metodologicamente, os percursos são pensados a partir do método estudo de caso, estruturado nas ideias de Yen (2001), de cunho qualitativo, documental e bibliográfico, baseados em Gil (2008). A fase de coleta de dados fundamenta-se em Lakatos e Marconi (2003) e Minayo (2000). Na fase de análise de dados, em Bardin (2011).

  • GUSTAVO FLORIANO DOS SANTOS
  • MESTRE CHEIROSO CHEGOU: A FORMAÇÃO ARTÍSTICA E PEDAGÓGICA DO BRINCANTE AUGUSTO BARRETO.
  • Data: 26/02/2023
  • Dissertação
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  • O Mamulengo de Cheiroso é um grupo de teatro sergipano que resiste aos desafios do tempo e permanece atuante na contemporaneidade. Afirmando sua trajetória artística há quarenta e quatro anos, o grupo tem no boneco o porta-voz de uma poética e uma estética própria, inspiradas pelo universo das danças populares, folguedos e artesania, assim como nos dramas populares circenses. Na construção dessa trajetória e entre tantos atores, diretores e dramaturgos que passaram pelo grupo, há uma presença fundamental que é a de Augusto Barreto: mestre, artesão, bonequeiro, ativista da cultura popular e gestor cultural do Mamulengo de Cheiroso. Diante da presença significativa de Augusto Barreto para a construção e manutenção desse grupo, a questão norteadora desta pesquisa interroga: Como se deu a formação artística e pedagógica do brincante Augusto Barreto, guardião da carpintaria teatral do Mamulengo de Cheiroso? Ao se tratar do objetivo geral investigo de que maneira se deu a formação artística e pedagógica de Augusto Barreto, saberes e fazeres tão presente na carpintaria teatral Mamulengo de Cheiroso. Já com os objetivos específicos identifico os estudos sobre os caminhos do brincar na vida da criança e do adulto; considero os principais traços das culturas populares na trajetória formativa do brincante Augusto Barreto e apresento a estética e a poética do teatro de animação, através da carpintaria teatral do mamulengo de cheiroso, seus processos artísticos e a produção dos seus espetáculos. Por acreditar na arte e na educação como pilares imprescindíveis para a construção do ser humano sensível e social, construo esta dissertação a partir da fundamentação teórica de importantes referências, tais como, Bernard Charlot (2000, 2014, 2021) e sua teoria sobre a relação com o saber, a partir do homem/mulher consigo mesmo, com o outro e com o ambiente. Outra perspectiva teórica lança um olhar acerca da Etnocenologia discutindo o corpo, a cena, a performance artística e sua amplitude, a partir dos estudos de Armindo Bião (2007) e Anais I e II do Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (1999 e 2001). Para tanto, reforço essas teorias convocando para uma grande roda de conversa, autores que versam sobre o território do brincar e do brincante, educação formal, não formal e informal, teatro de animação e teatro popular de bonecos no nordeste do Brasil, palhaçacia e sua derivações e culturas populares autores como: Maria Glória Ghon (2000, 2007), Paulo Balardim (2015), Hermilo Borba Filho (1966), Alice Viveiros de Castro (2005), Renato Ortiz (2006), Vanessa S. dos Santos (2021), entre outros. Traçando a espinha dorsal dessa dissertação elegi como fundamentação metodológica, a História Oral (MEIHY, 2000 e MEIHY e HOLANDA, 2013), entendo ser essa a bússola que corrobora com o campo pesquisado, a partir da premissa do “ver, ouvir e atestar” (MEIHY, 2013), testemunhados pelos colaboradores da pesquisa, acerca das relações com personagem investigado. Já como procedimentos metodológicos, utilizo-me da técnica entrevista narrativa de (BAUER e GASKELL, 2003), além da revisão de literatura – estado da arte, apreciação de material fotográfico, videográfico, documental, visitas sistemáticas à sede do Mamulengo de Cheiroso, imersão no campo e análise de dados.

  • JORGE ALBERTO VIEIRA TAVARES
  • Secularização e resistência no Vale do Cotinguiba: um estudo de caso sobre os penitentes de Laranjeiras-SE
  • Data: 22/02/2023
  • Dissertação
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  • Esta dissertação, concentrada na linha de pesquisa” Política. Memória e Identidade” aborda a Secularização e Resistência no Vale do Cotinguiba: um estudo de caso sobre os penitentes de Laranjeiras/Se. Nesse contexto, a pesquisa busca revelar questões inerente aos penitentes, através das narrativas dos homens remanescentes dessa irmandade, visando solucionar questões referentes a secularização e resistência no Vale do Cotinguiba/Se, procurando entender a prática da penitência como uma tradição secular, em que fiéis buscam formas de agradecimentos pelos seus pecados. Assim como também, de que forma, os penitentes do município de Laranjeiras/Se veem no processo de secularização, em que faz referência ao processo gradual de abandono dos preceitos culturais que apoiam a religiosidade. De que forma também, a irmandade em questão, vem resistindo, visto que, está ocorrendo a morte de alguns integrantes, principalmente dos seus mestres, a desistência por indisciplina, a falta de indumentária. Para se ter uma maior visibilidade, muitos grupos estão se sujeitando à espetacularização como forma de existir. Isto posto, este trabalho tem como objetivo mostrar de que forma os penitentes de Laranjeiras/Se compreendem a relação corpo e pecado como requisito para pertença do grupo? Quais as características preservadas pelos penitentes no Vale do Cotinguiba de Laranjeiras/Se diante da secularização? A metodologia com base etnográfica, com técnicas de coleta de dados como observação e entrevistas. Desta forma é possível que este trabalho tenha como elemento de contribuição aquilo que não que não foi dito ou o que não foi cogitado. Todavia, dará como contribuição a oportunidade de ser pensado por outros pesquisadores. Levando assim a possibiliadade de nova formas de pensar e olhar questões a respeito desta manifestação que são os penitentes das cidadse de Lranjeiras-Se, expressão essa relevante não só para a cidade, bem como para a expressividade humana.

  • CRISTIANE CARDOSO BARBOSA ALVES
  • Vozes delas: das produções de fogos às narrativas identitárias da Comunidade Quilombola Porto D'Areia.
  • Orientador : ANA MARIA DE SAO JOSE
  • Data: 15/02/2023
  • Dissertação
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  • Esta investigação pretende dar visibilidade às identidades de mulheres participantes noprocesso de produção de fogos, da Comunidade Quilombola Porto D’Areia, localizadana cidade de Estância (SE), entre os períodos de 2005 a 2018. O trabalho partiu dovínculo afetivo e familiar com a Comunidade e esses atravessamentos alicerçaram aforma de escrita, configurada com base na escrevivência. A produção de fogos naComunidade Quilombola Porto D’Areia traz referências de saberes que são transmitidosdesde o início do século XX. As especificidades do saber-fazer tradicional se dão nacoleta, tratamento e corte de bambus, trato de barbantes, forma como os bambus sãoenrolados com barbantes, preparação de pólvora, modo como a pólvora e barro sãoenxertados nas tabocas de bambu e adornos com papéis celofane. Os conhecimentossobre a produção de fogos, narrados pelas mulheres, agregaram em outras formas de vero processo de fabricação de busca-pés, espadas e barcos-de-fogo. Com isso foramenfatizadas as experiências de trabalho advindas das práticas tradicionais por meio denarrativas femininas. Outrossim, parti do problema: “Como a mulher da ComunidadeQuilombola Porto D’Areia se vê no processo de produção de fogos, enquanto parteidentitária de uma comunidade tradicional?”. O objetivo geral é o de analisar como amulher da Comunidade Quilombola Porto D’Areia se vê no processo de produção defogos, enquanto parte identitária de uma comunidade tradicional. Desta maneira, propus(i) averiguar o lugar das mulheres no contexto histórico de formação da ComunidadeQuilombola Porto D’Areia; (ii) identificar as relações de trabalho e identidades demulheres da Comunidade Quilombola Porto D’Areia na produção de fogos; e (iii)relacionar o processo de produção de fogos na Comunidade Quilombola Porto D’Areiacom a invisibilização das mulheres. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa do tipoexploratória, cujo método pautou-se no estudo de caso. Seus procedimentos foramalicerçados na pesquisa bibliográfica e na pesquisa de campo e as técnicas utilizadaspartiram de entrevistas semiestruturadas, histórias orais, diário de campo, recursosaudiovisuais e observações diretas e indiretas. A análise de dados foi realizada com basenas técnicas de análise de conteúdo propostas por Bardin (2016).

  • MARIANE ANDREA ROCHA
  • “SOU PENEDENSE ONDE AS GUERREIRAS MORAM”: CULTURA POPULAR, COTIDIANO E RELAÇÕES SOCIAIS NO GUERREIRO TREME-TERRA NA CIDADE DE PENEDO- ALAGOAS
  • Orientador : LUANA FORONI ANDRADE
  • Data: 15/02/2023
  • Dissertação
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  • Os folguedos populares são manifestações culturais que retratam, em forma de celebração eresistência, a vida e a história daqueles que deles participam. A presença e a atuação demulheres em um grupo de manifestação cultural conferem a este um caráter comunal de trocade saberes e experiências. Acresce que junto ao pensamento interseccional, tanto as mulheresquanto as culturas populares enfrentam hierarquizações e silenciamentos das mais diversasordens. Subverter as relações hierarquizantes, se empoderar e se impor na sociedade modernalíquida são os desafios do presente de quem vive e participa da cultura popular. Como objetivo,a pesquisa se propõe analisar a perspectiva das integrantes do folguedo Guerreiro Treme-Terrasobre a cultura e arte popular e o cotidiano em que estão inseridas, bem como, as relaçõessociais estabelecidas para o grupo no enfoque do gênero feminino, da territorialidade e daacessibilidade. No que tange aos procedimentos metodológicos a pesquisa teve como eixoprincipal o método da cartografia, que possibilita ao pesquisador experienciar a pesquisa demaneira subjetiva junto com as transformações no decorrer do processo. Pela melhor adequaçãoao que se pretendia, foram feitas entrevistas semiabertas individuais e uma entrevista de grupofocal. As análises foram feitas com base na perspectiva exploratória e utilizando a teoria daAnálise Temática Dialógica. Como resultados, a pesquisa desvelou que a relação das mulherescom o folguedo Guerreiro é consequência das interações sociais existentes entre elas e que amanifestação cultural popular tem o efeito transformador da vida comunitária cotidiana atravésdo fenômeno da cultura. Outros resultados apresentaram a percepção das mulheres sobre suarelevância na cultura popular de Penedo, bem como da relevância que possuem sobre oterritório no qual residem, mostrando assim o processo de empoderamento pessoal e coletivoque acontece concomitantemente sobre as vivências investigadas. Por fim, foi possível percebero quanto os recortes sociais interseccionados foram uma ferramenta importante para conheceras diferentes realidades e as múltiplas perspectivas de vida das mulheres do Treme-Terra e suarelação com a cultura popular.

2022
Descrição
  • MARIANA SANTOS DA TRINDADE
  • O INDIZÍVEL DA CASA SERTANEJA OU UMA POÉTICA DOS ESPAÇOS: UM OLHAR TRANSGRESSOR SOBRE UM PATRIMÔNIO ESQUECIDO.
  • Data: 31/08/2022
  • Dissertação
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  • O sertão brasileiro é historicamente esquecido, e não apenas isso, é tambéminvisibilizado, segundo Albuquerque Jr (2011). Esse movimento presente nasatuações de políticas públicas, também é visto nas discussões a respeito daarquitetura, onde os espaços para as “casas de taipa” enquanto construçõessertanejas é mínimo e quase inexistente, desde a formação da universidade queprioriza os conhecimentos eurocêntricos até a própria visão estereotipada de atrasoe miséria cultural, social e política. Essas moradias que ainda preservam suaestrutura de taipa-de-mão ou adobe, cujos saberes, vivências, fazeres econhecimentos são passado entre gerações, e compõem a arquitetura popularbrasileira, que, de acordo com Weimer (2012, p. XXXVI) “de forma genérica, não fazparte do imaginário dos arquitetos”. Tais aspectos nos levam a refletir quantas vozessertanejas são silenciadas por essa imagem construída erroneamente ou até mesmotomadas para si mesmo como verdades. Isto posto, esse trabalho tem como objetivoanalisar a casa sertaneja em seu sentido de local de memória cultural e depertencimento do seu povo, através das vivências dos próprios sertanejos e nosestudos da fenomenologia da imaginação dos espaços, entendendo o espaço “comoum instrumento de análise para a alma humana” (BACHELARD, 2005, p. 20). Opresente estudo tem por ambiência de análise a cidade de Fátima-BA, sendoinvestigadas moradias localizadas na zona rural desse município, pertencente aosemiárido baiano, por meio de observações e narrativas de seus habitantes,entendidas como poéticas. A partir da visão da autora que também é sertaneja e asfalas dos atores sociais envolvidos, a poética dessas moradias, tanto em aspectosarquitetônicos, culturais como também no sentimento de pertença desse povo a estelocal se constituem na trama e tessitura desse patrimônio esquecido, silenciado,mas que insiste na resistência por se constituir, para além da materialidade, emlugares de memórias.

  • DJANE DA SILVA SENA
  • FESTIVAL DE PARINTINS - OS BASTIDORES DA ÓPERA CABOCLA.
  • Data: 31/08/2022
  • Dissertação
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  • O Festival de Parintins é um festejo popular oriundo da região Norte onde os Bois Garantido e Caprichoso duelam num grande espetáculo a céu aberto no meio da floresta amazônica. Na arena denominada bumbódromo, personagens e elementos imaginários, oriundos das lendas amazônicas e rituais indígenas, atuam com fio condutor do espetáculo que hoje é a maior manifestação popular do Norte do Brasil e que acontece no último final de semana de junho. Tendo como ponto de partida minhas lembranças de infância, histórias que minha avó contava, este trabalho tem como objetivo principal explorar os bastidores do Festival usando como recorte temporal, o estudo das transformações no período de 1988 a 2019 pela perspectiva dos que constroem o Festival, mas não aparecem. Ao estudar as etapas do processo criativo (projeto, produção e execução), iremos analisar a contribuição desses sistemas para a manutenção do Festival enquanto manifestação da cultura popular. Ao dar voz para esses agentes culturais que assim como minha avó, foram e são, parte integrante e importante da manutenção deste espetáculo, queremos contribuir para as pesquisas no campo das Culturas Populares e do próprio Festival de Parintins que é visto por muitos como um mero produto da indústria cultural. Fazendo uso das histórias de minha avó como teoria e método, teremos um instrumental de análise na construção das narrativas que são encenadas no bumbódromo. Fazendo uso da semiótica da cultura como teoria e método, iremos descrever os sistemas e subsistemas da Semiosfera do Festival de Parintins e assim, identificar os personagens que irão compor esta pesquisa. Para entendermos a dinâmica e a evolução dessa manifestação popular, iremos recorrer as bases teóricas e conceituais dos fundamentos da Etnocenologia de Armindo Bião e Jean Marie Pradier. Para dialogar sobre o Festival de Parintins a partir dos estudos culturais, usaremos os conceitos de Burke, Hall, Babha, Thompson e Canclini. Como suporte metodológico, utilizamos a pesquisa qualitativa participante, além da análise semiótica para mapear a semiosfera do festival de Parintins com seus sistemas e subsistemas. Sobre os personagens principais e secundários desse processo, pretendemos garantir seu local de fala utilizando entrevistas abertas, adotando o método da observação participante, atendendo todas as normas de segurança em função da pandemia de Covid-19 e do Conselho de Ética em Pesquisa - CEP.

  • FERNANDO MARINHO FERNANDES DA SILVA
  • PIXAÇÕES EMBUCETADAS - MENSAGENS VISUAIS DA CULTURA POPULAR COMO ATO DE RESISTÊNCIA NA PAISAGEM ALTERNATIVA DE ARACAJU COM BASE NO MARXISMO.
  • Orientador : MARJORIE GARRIDO SEVERO
  • Data: 29/08/2022
  • Dissertação
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  • Esta dissertação estuda a pixação realizada por mulheres em Aracaju entre 2019 e 2021. A pesquisa partir da seguinte questão norteadora: As pixações bucetalada, buceta, buceta…, Juno, coragem e xibiuti constituem mensagens visuais de atos de resistência? Sendo assim, o objetivo do trabalho é compreender as pixações de aspectos feministas em Aracaju como mensagens visuais de atos de resistência. Entendemos que é importante investigar tais manifestações visuais que apontam para as questões feministas como o debate sobre a autonomia do corpo feminino, a liberdade e ocupação dos espaços públicos, a sororidade e o fortalecimento da condição feminina. Outra condição que justifica esta investigação é que a pixação é percebida como uma atividade marcadamente masculina e identificar pixações produzidas por mulheres como um fenômeno importante interrompe a reprodução de um processo de invisibilização das mulheres. E, ainda, pela possibilidade de abordar uma cultura popular marginalizada e criminalizada ressaltando suas contradições e disputas. Fundamentam o estudo o conceito de Ato de Resistência como Cultura Popular de Marilena Chaui (2021a), a abordagem do Marxismo Feminista de Taylisi Leite (2020) e como Paisagem Alternativa Excluída de Denis Cosgrove (1998). Na abordagem de estudo das pixações além dos conceitos fundamentais, utilizamos a noção dos níveis da mensagem visual da Dondis (1997) e a diversidade do aspecto dos sinais de Frutiger (1999) para relacionar com os aspectos visuais das seis pixações. Assim a abordagem foi efetivamente qualitativa, já que tem como alvo melhor compreender o comportamento e a experiência humana. Desenvolvemos a investigação em cinco etapas: Mapeamento fotográfico, Fundamentação teórica, Definição do corpus da pesquisa, Entrevistas semiestruturadas com as pixadoras e o Estudo das pixações. Tomamos as pixações pela metáfora da pele tatuada da cidade, pois tanto a cidade exprime as contradições sociais em sua paisagem, como corpo o feminino, em um sentido amplo, também o faz. Compreendemos a pixação por um viés fortemente político e ressaltamos a noção de que a cultura como trabalho e resistência se dá pela luta contra a ideologia, a partir dessa noção, compreendemos as pixações enquanto ato de resistência e consequentemente, de cultura popular. Observamos um potencial de crítica ao patriarcado capitalista nas pixações estudadas a partir do teorema de Schulz acerca do valor-clivagem e do marxismo feminista que se caracteriza pela adesão radical e revolucionária para gestar um novo modelo de sociedade. Verificamos que as pixações, no contexto da cidade, definem uma paisagem alternativa excluída, pois caracterizam-se por uma rica simbologia desconsiderada pelas classes dominantes. Como principais aspectos visuais das pixações identificamos aqui o uso do símbolo feminino, o uso de palavras que evidenciam o corpo feminino, o agrupamento das pixações das mulheres, os desenhos com simplificação radical, as letras manuscritas com curvas que se estendem, a influência da letra bastão e as letras manuscritas feitas apressadamente. Em síntese, como produção de sentido advindo dos nossos estudos das mensagens visuais, entendemos que em tais pixações o corpo feminino simbolizado é livre, é identificado, está em movimento, é belo, é alegre e é coletivo. Compreendemos as pixações aqui estudadas como embucetadas na medida que utilizam signos do próprio corpo, se enfurecem e protestam contra o sistema capitalista patriarcal que as silencia, imobiliza e oprime. Portanto, configuram-se como atos de resistência a toda essa ordem de opressões.

  • EDCLEY VASCONCELOS LEITE SERRA
  • Cultura Popular e Educação Estética: um estudo sobre o Pastoril.
  • Orientador : CHRISTINE ARNDT DE SANTANA
  • Data: 29/08/2022
  • Dissertação
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  • A cultura popular do Pastoril é o elemento da pesquisa que foi analisado e estudado para o desenvolvimento investigativo e a compreensão teórico-analítica sobre a possibilidade desta manifestação efetuar uma educação estética, a partir da qual se faz também necessário delimitar sob um olhar conceitual fundamentado no pensamento de Diderot. Para realizar os desdobramentos da pesquisa, formulou-se os seguintes objetivos: objetivo geral – demonstrar a Cultura Popular, especificamente o Pastoril, como educação estética – objetivos específicos – apresentar a especificidade do conceito de Cultura Popular, distinguindo a Cultura Popular das outras e apresentar os âmbitos da Cultura Popular; identificar o caráter, as características e os elementos estéticos-educativos no Pastoril e no Pastoril de Santo Antônio enquanto Cultura Popular, que possibilita uma educação estética; compreender a concepção de cultura, educação e educação estética em Diderot relacionadas a uma possível concepção de educação estética no Pastoril. A metodologia se constitui a partir da leitura analítica das referências necessárias para a fundamentação teórica e das entrevistas semiestruturadas com três componentes do Pastoril de Santo Antônio e com cinco espectadores deste Pastoril do município de Ilha das Flores – SE para, como exemplo, explanar sobre a manifestação do Pastoril no Estado de Sergipe e verificar se a hipótese levantada se confirma. No capítulo um, discorre-se acerca das noções de cultura; a relação entre a cultura dominante e a cultura dominada, as quais também se tornam alvos de apropriação e de troca de elementos para a cultura de massa; o mecanismo da cultura de massa em seu processo de média social, como também, a classificação e definição de cultura de massa e cultura de massas; as diferentes definições de cultura popular; e a percepção referente ao sentido de intercruzamento ou hibridização entre as diferentes/semelhantes culturas. No capítulo dois, inicia-se com uma breve história do Pastoril; aborda-se sobre o Pastoril sagrado e profano; detalha-se a caracterização dessa manifestação em relação a seu sentido estético-educativo; apresenta-se a cultura popular e educação estética do Pastoril de Santo Antônio de Ilha das Flores-SE; discorre-se sobre o Pastoril e sua importância, na contemporaneidade, para a realidade comum de um povo. No capítulo três, apresenta-se o entendimento de cultura em Diderot; discorre-se o conhecimento constitutivo de educação; sintetiza-se sobre a compreensão de educação estética; argumenta-se de forma comparativa e consensual a concepção de educação estética diderotiana e a concepção de educação estética pastoreira. Com isso, percebe-se que é possível que o Pastoril seja capaz de desenvolver o bom gosto a partir das qualidades intelectuais e sensoriais dos brincantes e dos espectadores para, consequentemente, contribuir com a formação de uma comunidade ou sociedade ética e possivelmente em harmonia.

  • DENISSON CLEBER DE FARIAS SANTOS
  • São Gonçalo da Mussuca em transformação: os impactos causados por festivais culturais em grupos populares
  • Orientador : MARCELO ALVES BRAZIL
  • Data: 25/08/2022
  • Dissertação
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  • A presente pesquisa aborda as transformações que perpassam o grupo São Gonçalo da Mussuca, impelidas pelos festivais culturais. Neste trabalho há a pretensão de demonstrar, para além do São Gonçalo, como eventos culturais afetam grupos tradicionais. O estudo segue um viés etnomusicológico, tratando dos aspectos musicais como um vetor de mudanças e dos festivais como espaços catalisadores. Para melhor estruturar essas questões, o trabalho está dividido em três partes. Na primeira delas é discorrido sobre os processos históricos da manifestação e transformações internas; na segunda são abordadas as condicionantes externas, representadas pelas implicações trazidas pelos festivais; e na terceira é feita uma análise dos efeitos causados por tais implicações. Os recursos metodológicos que a pesquisa utiliza fazem parte de uma abordagem qualitativa, com base analítica na etnomusicologia, utilizando dados obtidos no campo e análises de material audiovisual, documental e bibliográfico. Em arremate, o estudo justifica como surgem e se instauram determinadas mutações, que marcam o processo evolutivo que os grupos de cultura popular vêm atravessando.

  • WALISSON BISPO DO ESPÍRITO SANTO
  • “MENINO MATUTO, NÃO SEI”: A TRAJETÓRIA DO SER BRINCANTE NO PROCESSO CRIATIVO DA CENA JUNINA.
  • Orientador : MICAEL CARMO CORTES GOMES
  • Data: 25/08/2022
  • Dissertação
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  • Esta dissertação traz como tema a minha trajetória como ser brincante noprocesso criativo da cena junina. Elaboro um experimento cênico a partir de minhasexperiências pessoais, artísticas e profissionais no campo da quadrilha junina e dosestudos do corpo, compreendendo o interstício 2003-2020. Nesse sentido, a minhaopção metodológica é o Método (Auto)biográfico, uma vez que este é um estudodescritivo e qualitativo. Portanto, meu trabalho possui duas linguagens: teórica eprática/criativa. A primeira é uma contextualização teórica sobre a manifestaçãoartístico-cultural da quadrilha junina, processo criativo, teatralidade e consciênciacorporal. Por sua vez, a segunda linguagem compreende o processo criativopropriamente dito (elaboração da cena junina). Ao cabo da investigação, realizo aatividade de descrição e análise do objeto constituído, refletindo sobre sua pertinênciapara os estudos em cultura popular em diálogo com as artes.

  • ANDERSON DE JESUS SANTOS
  • POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO DO DESIGN COM O ARTESANATO DE LINHA DE TOBIAS BARRETO/SE.
  • Orientador : GERMANA GONCALVES DE ARAUJO
  • Data: 24/08/2022
  • Dissertação
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  • O bordado é uma prática, um fazer artístico que se desenvolveu como técnica especialmente voltada para o universo da mulher, como uma atividade do ambiente doméstico, sendo um espaço que pode ser considerado de invisibilidade social e econômica, principalmente por volta do século XVIII na Europa burguesa e industrial. Com o passar dos anos, entende-se que a atividade artesanal fora substituída pela produção da era industrial (século XVII e XVIII), fazendo surgir o ofício do designer para potencializar a produção em larga escala e comunicação de produtos e serviços para avolumar o consumo. Desse modo, a pesquisa analisou o surgimento de um campo do Design voltado para as esferas da cultura popular, pautado na ética e sustentabilidade, sendo operacionalizado por métodos colaborativos partindo do pressuposto de que, assim, o designer possa contribuir de forma positiva para os processos criativos do fazer artesanal.A metodologia segue com base nos pressupostos teóricos da pesquisa exploratória qualitativa que incluem levantamento bibliográfico e documental, estudo de caso na Associação Comunitária de Bordadeiras e Moradores do Povoado Nova Brasília, em Tobias Barreto/SE. A pesquisa demonstrou que os processos de interação de Design no artesanato tobiense podem ser postos de maneira horizontal e colaborativa. Nesse sentido a utilização de processos colaborativos nas relações entre Design e artesanato mostram-se eficazes ao proporcionar aprendizado coletivo e troca de conhecimentos entre todos os atores envolvidos, de maneira equilibrada e respeitosa, com a finalidade de estabelecer novos meios de processos criativos, que possam contribuir no desenvolvimento técnico e socioeconômico das bordadeiras.

  • VILMA MARIA SANTOS REBOUÇAS
  • A IMAGEM DA MULHER NEGRA NAS XILOGRAVURAS DA ARTISTA SERGIPANA JACIRA MOURA.
  • Orientador : MARJORIE GARRIDO SEVERO
  • Data: 23/08/2022
  • Dissertação
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  • Esta pesquisa objetiva analisar as características plásticas e os significados que podemos ler nas imagens de mulheres negras das xilogravuras da artista sergipana Jacira Moura. Apresentamos um estudo a partir de uma amostra de três xilogravuras do acervo da artista. Abordamos um conciso estudo das imagens de mulheres negras nas artes visuais, o estado da arte sobre a imagética da mulher negra e as imagens de mulheres negras em xilogravuras brasileiras e suas características plásticas. Buscamos nas xilogravuras signos da “cultura popular negra” que identifiquem experiências sensíveis das mulheres negras. Entendemos que as obras aqui estudadas refletem os costumes de cada período, onde a mulher negra ficou relegada ao pano de fundo, cumprindo funções estereotipadas de escravizada e trabalhadora doméstica ou tendo o seu corpo sexualizado. O ponto de virada foi por volta da década de 1980, quando algumas mulheres negras começaram a ter mais espaço no meio artístico para fazerem uma auto- representação, descrevendo a si mesmas pelo seu próprio ponto de vista. A metodologia de análise das imagens se fundamenta na semiótica proposta por Algirdas Greimas (1984), teoria da significação e na abordagem da semiótica visual, Pietroforte (2020). O estudo sobre a poética e a temática das xilogravuras de Jacira Moura também é realizado para assim analisarmos as xilogravuras intituladas Majestade, Esperança e O descanso. Na xilogravura Majestade a partir da análise do quadrado semiótico e das categorias plásticas eidética, topológica e cromática identificamos sentido e relações semissimbólicas entre mulher negra rainha versus mulher negra popular. Em Esperança identificamos sentido e relações semissimbólicas entre escravidão versus liberdade. Na xilogravura O descanso percebemos relações semissibólicas entre descanso versus trabalho. Consideramos que as três xilogravuras analisadas, enfatizam a etnia, a cultura e o trabalho nas imagens de mulheres negras e que a artista Jacira Moura aborda a imagem dessas mulheres nas suas xilogravuras com dignidade, procurando ressaltar nossa cultura ancestral.

  • MIRTES DE MENEZES ALMEIDA
  • “Isso tudo é louvor, isso tudo é louvar”: A construção dialógica entre dois mundos culturais, o entre-lugar e as fronteiras na Irmandade Santa Bárbara Virgem Nagô e nas Taieiras de Laranjeiras/SE.
  • Orientador : FERNANDO JOSÉ FERREIRA AGUIAR
  • Data: 17/08/2022
  • Dissertação
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  • A Taieira é um grupo cultural de origem afro-brasileiro, considerado como “dança- cortejo, reconhecido pela comunidade de Laranjeiras e pelo Estado de Sergipe como Patrimônio Imaterial. Grupo de louvação a São Benedito das Flores e a Nossa Senhora do Rosário, cuja liderança feminina ocupa lugares distintos nas relações dialógicas entre o Catolicismo Popular, as Culturas Populares e o Culto Nagô, cujo discurso de manutenção dos costumes se fundamenta na “pureza nagô” e na “promessa” devocional Católica. O objetivo desse trabalho é analisar os entre-lugares ocupados por essas lideranças, entendendo-os também enquanto lugares de resistência, compreendendo as encruzilhadas do discurso original nagô e as suas relações com o catoliocismo popular e as práticas culturais populares para além do dualismo profano/sagrado, mas compreendendo as suas lógicas como condição de fortalecimento da liderança e do poder feminino criadas a partir do próprio culto nagô como mecanismo de existência enquanto patrimônio afro-diaspórico religioso e cultural. A pesquisa será desenvolvida numa perspectiva teórico-metodólógico pós-colonial, pautada nas epistemologias transgressoras - teorias pós-coloniais com ênfase na decolonialidade nos estudos culturais. Assim, utilizaremos os conceitos de entre-lugar trabalhado e proposto por Cláudio Ferraz (FERRAZ, 2010), dialogando com o conceito postulado por Homi Bhabha (BHABHA). No trato metodológico, recorremos ao método etnográfico (ANGROSINO, 2009) dialogando com pesquisas documentais e bibliográficas e os usos de imagens em estudos culturais empreendendo suas análises através da dimensão imagética como documento (FELDMAN-BIANCO, 1998). Como forma de registro e garantias do lugar de fala dos atores sociais envolvidos, recorreremos à produção de documentários asseverando-lhes não só o lugar de fala e de escuta (RIBEIRO, 2017; SPIVAK, 2010), seguindo as recomendações e exigências do Comitê de Ética da Pesquisa (CEP/UFS/Plataforma Brasil).

  • MARIA TAIRES DOS SANTOS
  • ENTRE JOSEFAS, REZAS E RODAS: A PRÁXIS DO CUIDADO EM SAÚDE E O EMPODERAMENTO DA MULHER QUILOMBOLA
  • Orientador : ROBERTO DOS SANTOS LACERDA
  • Data: 17/05/2022
  • Dissertação
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  • As mulheres quilombolas possuem um importante papel na manutenção das tradições culturais dos seus territórios. Em Sergipe, Dona Zefa da Guia e Dona Josefa do Sítio Alto são as guardiãs dos saberes tradicionais de cuidados em saúde, reconhecidas também pelo importante papel que desempenham na organização política, social e cultural das suas comunidades. Entre rezas, danças, cantigas, plantas medicinais, realização de partos, conservação de sementes crioulas, e outras práticas e saberes sedimentados em valores civilizatórios afro-brasileiros, entre eles a ancestralidade, elas têm promovido um importante processo de empoderamento individual e coletivo das suas comunidades. Saberes e práticas que sobrevivem mesmo em meio à hegemonia do paradigma biomédico, o qual obedece fortemente a lógica imposta pelo sistema econômico capitalista de produção. O presente trabalho tem como objetivo analisar como os saberes tradicionais de cuidado em saúde empoderam a mulher quilombola. Através do método de pesquisa em história oral de vida, abordagem qualitativa e análise de dados a partir da antropologia interpretativa, realizamos a pesquisa com Dona Zefa da Guia e Dona Josefa do Sítio Alto. Concluímos que os saberes e práticas tradicionais de cuidado em saúde são conhecimentos concebidos e articulados pelas Josefas e constituem-se como meios de reafirmação da identidade cultural da Serra da Guia e do Sítio Alto. Eles estabelecem condições de resistência política e cultural para a promoção da cura, do bem-estar e saúde do povo dessas comunidades. Esses saberes e práticas do cuidado em saúde consistem de ação e reflexão sistematizada, a qual denominamos de práxis do cuidado em saúde quilombola, e se mostra capaz de fomentar processos coletivos de organização. A práxis do cuidado em saúde quilombola de Dona Zefa da Guia e Dona Josefa do Sítio Alto está fundamentada na ancestralidade, espiritualidade, na relação harmoniosa com o meio ambiente, na força transformadora do amor, e que em conjunto, de maneira articulada, se define como ferramenta fundamental para a conscientização crítica no processo de empoderamento de ambas, bem como das suas respectivas comunidades.

  • LUAN VINÍCIUS CARVALHO DE ALMEIDA
  • “VEM VER, GENTE, ESSE SAMBA COMO ɔ: CAMINHOS, OLHARES E ESCUTAS ACERCA DO SAMBA DE ABOIO DO POVOADO AGUADA-SERGIPE.
  • Orientador : FERNANDO JOSÉ FERREIRA AGUIAR
  • Data: 28/04/2022
  • Dissertação
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  • O foco desse trabalho é o Samba de Aboio Santa Bárbara, do Povoado Aguada, do município de Carmópolis-SE. O samba é uma festa em homenagem a Santa Bárbara/Iansã e a libertação dos escravizados. O samba ocorre apenas uma vez ao ano, no final da Semana Santa e possui uma origem Nagô, o que é percebido no banho de pedras que representam a Santa. Vários banhos são feitos nessas pedras, como por exemplo, o banho com mel e dendê, banho de ervas e banho com sangue de animais machos. Após os banhos, o Samba de Aboio acontece em frente à casa da Santa, localizada no Povoado Aguada. Tendo a etnopesquisa como suporte metodológico (MACEDO, 2015), a pesquisa de campo realizada entre os anos de 2016 e 2019 foi de fundamental relevância para a elaboração deste trabalho, que contou com a consulta ao acervo de entrevistas, observação de quase todas as etapas da festa, conversas formais e informais com brincantes do Samba. A pluralidade de vozes de pessoas que sambam nessa festa compõe o corpo desse trabalho. Essa pesquisa traz como base os conceitos e as reflexões sobre o Samba de Aboio e ancestralidade (CALDERARO, SANTOS, SILVA, 2007; ASSIS, 2018; MARTINS, 2021), tambores e musicalidade (ROCHA, 2020; SANTANA, 2020); famílias negras (GONZALEZ; COLLINS; OYEWUMI) e povos Nagôs (SODRÉ; 1998, 2017; AMARAL, 2012). Através dos caminhos trilhados no território, as escutas das vozes das pessoas do Samba de Aboio e os olhares que lancei sobre a festa, apresente como resultados da pesquisa, um conglomerado de reflexões que discorre sobre diversas questões pautadas na questão da festa e das culturas populares afrodiaspóricas.

  • ADRIANA GOMES LIMA
  • O JOGO TRADICIONAL COMO UMA FORMA DE ENTENDIMENTO DO SUJEITO SOCIAL: ESTABELECENDO RELAÇÕES PARA MANUTENÇÃO DO AFETO
  • Orientador : RAPHAELA SCHIASSI HERNANDES
  • Data: 26/04/2022
  • Dissertação
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  • Na sociedade contemporânea o brincar possivelmente tem sido deslocado para espaço/tempo mais restrito, alcançando o jogo da hiperconexão tecnológica. Essa realidade, talvez, venha influenciando na formação humana, alimentando novas formas de relações sociais. O objetivo desta pesquisa é investigar as brincadeiras tradicionais em um recorte histórico, problematizando as relações construídas nos encontros do jogo em espaço/tempo livre da infância a partir de dois grupos: docentes (nascidos entre as décadas de 1960 e 1980) e discentes (nascidos entre os anos de 1990 e 2000), e, entender como estes dois grupos de sujeitos de momentos históricos distintos compreendem as brincadeiras para sua formação humana mediante a memória afetiva individual que será estimulada por meio da troca com a memória coletiva. A metodologia é de natureza qualitativa do tipo descritiva. Para a técnica de coleta de dados, construímos a partir de um tripé de amparo: 1 – Atenção e integração; 2 – Aproximação entre sujeitos e 3 – Abertura e disposição ao outro. Estes, por sua vez, sustentam os três instrumentos de coleta de dados utilizados, sendo o GRUPO FOCAL que abre espaço para compreensão social dos sujeitos envolvidos sobre o tema em questão, colocando-os a dialogarem por perspectivas de gerações distintas através da CONVERSA, possibilitando a AUTONARRATIVA. Como técnica de análise de dados utilizou-se da ANÁLISE TEMATICA de modo a organizar os resultados e discussões por tópicos, se utilizando das falas expostas à medida que iam acessando suas memórias e colocando as suas histórias do brincar uns aos outros, desta forma, as lembranças foram sendo estimuladas na possibilidade de criar um ambiente comum de troca sociocultural. Percebeu-se que há um processo transitório geracional, no que diz respeito às formas e lugares do brincar nesses últimos 60 anos, mas que hoje o brincar vem sofrendo maior intervenção de agentes externos que intervém e acabam por desloca-lo para um espaço/tempo ainda mais restrito de relações. Nesta imersão atual consideramos que esse brincar vem gerando outros movimentos na formação humana, devido ao processo acelerado de transformação tecnológica que vem dominando o espaço/tempo do jogo e, por certo, agindo na construção de relações superficiais, por não ter o tempo de parada, de escuta e nem de troca, consequentemente, um dos grandes problemas a ser enfrentado no futuro quanto à formação do sujeito.

  • JOELMA FERREIRA DA SILVA
  • O COTIDIANO E O REFLEXO DAS TRADIÇÕES CULTURAIS PRESENTES NOS CORPOS NEGROS DAS FILHAS DE OXUM
  • Orientador : LUANA FORONI ANDRADE
  • Data: 17/03/2022
  • Dissertação
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  • O cotidiano de mulheres negras iniciadas na religião do candomblé é permeado por sentidos que descendem de uma história específica brasileira e que exprimem significados culturais na sociedade. Para refletir o contexto social contemporâneo a partir das perspectivas dessas mulheres, nesta pesquisa tive como foco conhecer o cotidiano e o reflexo das tradições e dos elementos culturais presentes nos corpos negros das filhas de Oxum, realizando uma produção artística em dança contemporânea inspirada nas narrativas e relação corpo-território destas mulheres. Sendo de abordagem qualitativa, a metodologia da pesquisa utiliza-se da História Oral, por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas individualmente e em grupo focal, bem como o uso do diário de campo. Para a criação artística, o Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) foi o método escolhido para a realização da pesquisa em dança. Elaborado por Graziela Rodrigues, este modo de estudo é fundamentado na sua relação com a cultura brasileira. Esta pesquisa toma como base os conceitos de Cotidiano (HELLER, 2004), Ancestralidade (OLIVEIRA, 2005, 2016), Corpo-Território (MIRANDA, 2020), Gênero (OYĚWÙMÍ, 2004; 2021), Cultura Popular (HALL, 2013) e Empoderamento (BERTH, 2019). Cada etapa metodológica desta pesquisa está documentada através de fotos, áudios e vídeos, em que foram recolhidas informações para o desenvolvimento deste projeto. Os resultados da pesquisa trazem a presença dos elementos culturais que permeiam o cotidiano das mulheres negras filhas de Oxum, com discussões acerca do elo ancestral destas mulheres com seus corpos negros femininos na promoção dos seus processos de empoderamento, que inspirou a dramaturgia da obra, um solo em dança contemporânea.

  • RICARDO SANTANA SANTOS
  • CATADORAS DE MANGABA E (RE)CRIAÇÃO DE IDENTIDADES: PERMANÊNCIAS E RUPTURAS DA TRADIÇÃO NO POVOADO RIBULEIRINHA – ESTÂNCIA/SE
  • Orientador : CHRISTIAN JEAN MARIE BOUDOU
  • Data: 22/02/2022
  • Dissertação
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  • As transformações nas identidades engendradas pelo processo de
    globalização tem sido alvo de investigação no campo das culturas populares
    nas últimas décadas. Esta pesquisa se debruça sobre as identidades da mulher
    na tradição das catadoras de mangaba do povoado Ribuleirinha, localizado no
    município de Estância, no Estado de Sergipe. Tem como objetivo refletir sobre
    as relações entre a profissionalização do trabalho das mulheres catadoras de
    mangaba e seus processos de agenciamento e (re)configuração de
    identidades. Desta forma procurei (i) identificar os contextos de criação da
    associação das catadoras de mangaba; (ii) refletir sobre as estratégias de
    resistência e a construção de redes de solidariedade entre essas mulheres, no
    seu território, e fora dele e (iii) analisar a articulação entre o protagonismo
    feminino e a dinâmica do processo de (re)definição da identidade de gênero.
    Portanto esta pesquisa contribui com a compreensão de como o processo de
    profissionalização destas mulheres, estimulado pela criação da associação

    interagiu com a dinâmica de (re)construção e afirmação das suas identidades.
    Partindo de uma concepção de Culturas Populares que se origina dos estudos
    culturais britânicos, sobretudo com as contribuições dos intelectuais Stuart Hall,
    Thompson e Williams. Analisando as tradições em uma perspectiva que
    dialoga com Hobsawm E Ranger (2012), pensando as identidades apoiado nas
    contribuições de Santos (1993), como também de Casttels (1999 e 2000), e,
    recorrendo as categorias de raça, classe e gênero numa perspectiva co-
    constitutiva e interseccional que opera junto a reprodução das hierarquias e
    desigualdades sociais, a partir das contribuições de Davis (2016), Lugones
    (2008) e Hirata (2014). Realizou-se um estudo de caso utilizando como
    instrumentos de coleta de dados entrevistas semiestruturadas e observações
    diretas. Também foi utilizado como procedimento de análise dos dados as
    técnicas sistematizadas por Bardin (2009) que correspondem à análise de
    conteúdo. Evidenciou-se que o associativismo e a profissionalização que ele
    desencadeou marcam uma transformação na tradição da coleta de mangabas
    no povoado Ribuleirinha o que repercutiu no processo de reafirmação
    identitária das mulheres do grupo no sentido da resistência, conforme analisa
    Castells (1999).

2021
Descrição
  • MAYCOL DOUGLAS LIMA DA SILVA
  • MINHA CASA É UM QUILOMBO E O TERNO DE MOÇAMBIQUE É O MEU BATALHÃO
  • Orientador : DENIO SANTOS AZEVEDO
  • Data: 13/09/2021
  • Dissertação
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  • O Moçambique é uma expressão Afro-religiosa que se apresenta em forma de dança e devoção na celebração da Congada. O objetivo deste trabalho é caracterizar a sede do Terno de Moçambique Zumbi dos Palmares enquanto Quilombo, a partir do olhar e da autonomia dos seus próprios membros, dentre eles eu, construindo uma narrativa histórica partindo da minha experiência enquanto acadêmico, Moçambiqueiro, Africano em Diáspora e negro em construção política e social. Busca-se ainda realizar uma revisão bibliográfica da categoria Quilombo, bem como da Congada e do Moçambique. É pretensão desse trabalho analisar as relações étnico-raciais, tendo como pano de fundo a cidade de Uberaba, em Minas Gerais. Pretende-se inventariar os elementos constituintes; objetos estéticos e sagrados, rituais, instrumentos, personagens e entidades do Terno e identificar os processos de mudança do Terno ao longo de sua trajetória. Por fim, almeja-se elencar possíveis ineditismos do terno de Moçambique Zumbi dos Palmares em comparação com outros ternos de Moçambique de Uberaba. Como primeiros resultados podemos constatar que espaços como a sede do Terno de Moçambique Zumbi dos Palmares é também lócus onde se reconstroem e se mantém a filosofia e organização social nascida dos sabres Bantos Transmigrados para o Brasil.

  • ADINOIA DA CONCEIÇÃO LIMA
  • Cultura Popular, Cidade e Turismo: um estudo sobre o Largo da Gente Sergipana (Aracaju/SE)
  • Orientador : ROSANA EDUARDO DA SILVA LEAL
  • Data: 28/08/2021
  • Dissertação
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  • O presente estudo buscou analisar a relação entre cultura popular, cidade e turismo, considerando o papel do Largo da Gente Sergipana enquanto equipamento público urbano; representação simbólico-identitária do estado e atrativo turístico-cultural da capital sergipana. Trata-se de um nova construção urbana presente no Centro Histórico de Aracaju, que absorve distintos usos e práticas citadinas, integrando também a paisagem turística da cidade. Nesse sentido, a pesquisa buscou ainda: a) refletir sobre o processo de criação e curadoria, inauguração e repercussão do Largo da Gente Sergipana, considerando-o enquanto representação simbólico-identitária do estado; b) compreender o papel do Largo como espaço público urbano, que está integrado às novas dinâmicas culturais e turísticas do Centro Histórico de Aracaju, a partir da inauguração e buscou ainda: a) refletir sobre o processo de criação e curadoria, inauguração e repercussão do Largo da Gente Sergipana, considerando-o enquanto representação simbólico-identitária do estado; b) compreender o papel do Largo como espaço público urbano, que está integrado às novas dinâmicas culturais e turísticas do Centro Histórico de Aracaju, a partir da inauguração e buscou ainda: a) refletir sobre o processo de criação e curadoria, inauguração e repercussão do Largo da Gente Sergipana, considerando-o enquanto representação simbólico-identitária do estado; b) compreender o papel do Largo como espaço público urbano, que está integrado às novas dinâmicas culturais e turísticas do Centro Histórico de Aracaju, a partir da inauguração e revitalização de equipamentos culturais; c) investigar o Largo enquanto atrativo turístico-urbano, considerando sua relação com o Museu da Gente Sergipana e sua presença na paisagem turística da cidade de Aracaju. O estudo foi conduzido por meio do arcabouço teórico da Antropologia Urbana, tendo como base os pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa, por meio do método etnográfico e netnográfico, fazendo uso da pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A investigação está imersa em um processo indutivo de pesquisa, utilizando-se da observação participante e não participante, entrevista semi-estruturada, uso de diário/caderno de campo, grupos focais, bem como registro fotográfico. Diante dos resultados, o estudo apontou que o Largo da Gente Sergipana desempenha importante papel na paisagem turística da cidade de Aracaju, contribuindo para a divulgação dos elementos simbólico-identitários do estado, bem como no processo de fortalecimento da capital enquanto destino turístico-cultural, por meio da associação da cultura popular com a capital sergipana. O Largo da Gente Sergipana foi construído, estrategicamente, no centro histórico da cidade, estando próximo a outros equipamentos culturais da capital sergipana, seguindo uma tendência mercadológica dentro de um circuito urbano com características turísticas e culturais. Nesse contexto, o referido espaço absorve práticas que intensificam a interação com a cidade, possibilitando estabelecer vivências citadinas pautadas na cultura popular do estado. O Largo funciona como extensão do Museu Gente Sergipana, englobando diversos usos e práticas, bem como absorvendo funcionalidades turísticas, culturais, artísticas, lúdicas, educativas e patrimoniais.

  • WEXYZA FERREIRA DE LIMA MORAES
  • “Bulindo no samba”: Nice do cavalo marinho e a representatividade feminina no brinquedo da Zona da Mata Norte de Pernambuco
  • Orientador : MAICYRA TELES LEAO E SILVA
  • Data: 29/07/2021
  • Dissertação
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  • A pesquisa investiga a representatividade feminina no brinquedo do Cavalo Marinho,especificamente, a partir da atuação da Mestra Nice do Cavalo Marinho, enquantomulher negra, mãe, brincante, educadora e gestora do Espaço Tradições Culturais, nobairro periférico do novo condado na cidade de Condado-PE. A pesquisa partiu de umaabordagem imersiva, ou seja, de uma aproximação direta e afetiva com a protagonistada investigação e procurou resguardar as formas de constituição do conhecimento dobrinquedo, percebidas no trabalho de campo que durou 3 meses, na cidade de Condado-PE. Ainda, pautou-se em referências bibliográficas e videográficas, acadêmicas eartísticas, que facilitaram o acesso a dados históricos, estruturais e também conceituaisacerca do folguedo. O Cavalo Marinho, por sua vez, envolve dança, música, poesia,louvação, canto, máscaras, gestos, além de peculiaridades quanto à capacidade deimprovisação das (os) brincantes. É a partir da observação do momento da sambada, ouseja, do momento de apresentação pública do brinquedo, e das relações entre as (os)brincantes do Cavalo Marinho que a pesquisa investiga como os discursos hegemônicosde uma sociedade patriarcal refletem-se no brinquedo, reforçando hierarquias de gêneropré-estabelecidas. Assim, a partir da atuação da Mestra Nice - que, além de “bulir” naestrutura tradicional por reivindicar a herança da função do Mestre, também desenvolveações educativas de formação de novos brincantes, a pesquisa ecoa questões emergentesda contemporaneidade na cultura popular e apresenta conflitos geracionais,especialmente relacionadas à representação do feminino no folguedo. Do ponto de vistade sua fundamentação teórica, a pesquisa se afina com autoras (es) que buscam adesconstrução de paradigmas coloniais no pensamento ( RUFINO&SIMÕES, 2018,2019, 2020; HOOKS, 2014, 2019) bem como criticam reincidências patriarcais(PACHECO, 2019; CARNEIRO, 2011; FEDERICI, 2017, 2019) e complexifica aperspectiva de fixação da tradição na Cultura Popular (DE CARVALHO, 2010).

  • PATRICIA BRUNET CARVALHO DE ANDRADE
  • DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE A CENA TEATRAL DO GRUPO IMBUAÇA E A CULTURA POPULAR: UM ESTUDO A PARTIR DOS ESPETÁCULOS “TEATRO CHAMADO CORDEL” (1978), “A FARSA DOS OPOSTOS” (1992) E “O AUTO DA BARCA DO INFERNO” (1997)
  • Orientador : LOURDISNETE SILVA BENEVIDES
  • Data: 16/07/2021
  • Dissertação
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  • A presente dissertação aborda a presença da cultura popular na produção artística doGrupo Teatral Imbuaça, através de uma análise sobre suas intersecções estéticas com ênfasenos espetáculos: Teatro Chamado Cordel (1977), A Farsa dos Opostos (1992), e o Auto daBarca do Inferno (1997). A mobilização para esta escrita surgiu da necessidade de pesquisar ahistória do teatro sergipano, em especial o teatro de rua, devido ao meu lugar de fala enquantoatriz, professora de teatro e pesquisadora. A relevância da pesquisa se encontra na trajetóriateatral do grupo Imbuaça, considerando a difusão de um teatro popular e como o grupointerfere na sociedade, impulsionando um fazer artístico democrático, incentivando aformação de novos atores sergipanos no desenvolvimento de uma pesquisa de linguagem e,sobretudo, na formação de plateia. Como problemática, indagamos quais são as referênciasculturais e artísticas que influenciaram a trajetória do Grupo Teatral Imbuaça no processo deformação de um teatro popular, considerando sua intercepção entre os anos de 1977 e 1997 nocenário teatral brasileiro. Quanto ao objetivo geral, averiguamos os atravessamentos dacultura popular na carpintaria teatral dos espetáculos citados, e os objetivos específicos,buscamos compreender o Teatro de Rua e seus entrelaçamentos constituídos a partir da tríade:cultura popular, memória e história. Analisamos os referidos espetáculos a partir do seucontexto, do processo de montagem e da apropriação e ressignificação dos elementospopulares para a cena e, por fim, elencamos grupos que foram influenciados diretamente pelaestética do grupo ou surgiram por meio de oficinas teatrais realizadas pelo Imbuaça. Comoaporte teórico, a investigação elegeu, entre outros autores, Bakhtin (1999), Peter Burke(2010), Storey (2015) Cuche (2002), Nestor Canclini (2016), J. Guinsburg (2006); Para afundamentação metodológica o estudo se amparou principalmente em Delgado (2006) eHaguette (2007), atendendo ao método etnográfico e os procedimentos metodológicos atravésde entrevistas orais, análises de imagens e vídeos para a sustentação desta escrita.

  • LUIZ CÉSAR BARBOSA DA SILVA
  • “O MONSTRO DO SERTÃO”: A IMAGEM DO NORDESTE (DES)CONSTRUÍDA NA XILOGRAVURA DE J. BORGES
  • Orientador : MARJORIE GARRIDO SEVERO
  • Data: 21/05/2021
  • Dissertação
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  • Esta dissertação, concentrada na linha de pesquisa “Artes populares: processos analíticos, pedagógicos e criativos”, aborda a (des)construção da imagem do Nordeste na xilogravura “O Monstro do Sertão”, de J. Borges. Recorrendo a temas emergentes como a seca e a política, o artista incorpora em sua obra assuntos relevantes para compreendermos a formação dessa imagem estereotipada. Assim, realizamos um recorte temporal do período em que a gravura foi produzida, fomentando uma discussão sobre os conceitos de Nordeste, subalternidade, lugar de fala e decolonialidade, conceitos esses que nos encaminharam a problematizar aspectos culturais, sociais, políticos e econômicos dessa região. A pesquisa teve como objetivo geral compreender se a xilogravura “O Monstro do Sertão” (des)constrói uma subalternidade de imagem do Nordeste. Na tentativa de responder à questão: “essa imagem constitui ou não uma subalternidade?”, recorremos à metodologia de enfoque pós-Estruturalista de Burke (2017), em que as imagens são tidas como evidência histórica. Dessa forma, concebemos a imagem como testemunha ocular, que tem seus próprios códigos culturais e formas de interpretação da realidade, com pautas políticas, sociais, econômicas, culturais e artísticas. Em consonância com esse método, além do estudo da imagem, utilizamos como instrumentos a entrevista semiestrutura e a pesquisa bibliográfica e documental. Dividimos a pesquisa em três seções - O contador de causos: do cordel à xilogravura, versamos a trajetória de J. Borges, sua origem e produção artística visual; entrecruzamentos teóricos: elaboramos um estudo dos vários conceitos que se entrecruzaram em nossa discussão epistemológica e; a imagem do Nordeste a partir do “Monstro do Sertão”: geramos um debate sobre aspectos como história, política, geografia, economia e cultura do Nordeste a partir da gravura e do cordel “O Monstro do Sertão”. Destacamos a contribuição desta pesquisa com reflexões emergentes, ampliando estudos voltados para grupos que historicamente foram silenciados ou apagados. Acrescentamos que esta dissertação é uma provocação para se construir e desconstruir como sujeitos e protagonistas de nossa própria história. Na formação inicial da imagem do Nordeste, a preocupação estava voltada para os anseios da elite dominante, que desenvolveu mecanismos de dominação para se manter na estrutura do poder. Contrapondo-se a esse sentido, evocamos os sentidos que a xilogravura de J. Borges, “O Monstro do Sertão”, constrói e descontrói. O estudo revelou que o ser ameaçador estava, na verdade, camuflando às verdadeiras ameaças: as ações da humanidade sobre o meio e a corrupção. Concluímos também que uma sociedade mais justa e humanizada só será possível por meio da diversidade de sujeitos, arte, cultura e pensamentos, valorizando as contribuições que cada pessoa oferece à sociedade.

  • JANALICE MATIAS DE MELO
  • O SAMBA DE COCO NO CONTEXTO PEDAGÓGICO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO ATOLEIRO NO MUNICÍPIO DE CAETÉS – PE
  • Orientador : ANA MARIA DE SAO JOSE
  • Data: 13/05/2021
  • Dissertação
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  • Essa dissertação se propõe a estudar o samba de coco da comunidadequilombola de atoleiros do município de Caetés – PE. O coco é uma dança dematrizes africanas que predomina em comunidades quilombolas desde operíodo colonial, esse aspecto constitui parte da história do negro no Brasil,sendo uma importante manifestação popular. Este trabalho parte inicialmentede estudos históricos que tentam explicar a trajetória da construção identitáriado negro, assim como a formação das comunidades quilombolas, e asmanifestações populares como o samba de coco e utilizá-lo como instrumentopedagógico no contexto escolar. O presente estudo objetiva analisar o sambade coco em um contexto pedagógico na comunidade quilombola, buscandocompreender como os elementos que constituem o coco podem contribuir paraa construção da identidade dos sujeitos que residem e fazem parte dessamanifestação popular. A justificativa deste trabalho se pauta na sua importânciapara o campo das Culturas Populares e na valorização das manifestaçõesculturais presentes em comunidades quilombolas, e através disso reconhecer osamba de coco enquanto elemento formador da identidade Quilombola doAtoleiro, em consonância com a escola e com sua capacidade de ser um canalde auxílio para a propagação de estudos das manifestações populares. Apesquisa foi desenvolvida a partir de um estudo de caso de abordagemqualitativa na comunidade Quilombola do Atoleiro, no município de Caetés-PE.Para isso foram realizadas entrevistas com dez membros da comunidade, que,direta ou indiretamente, se relacionam com o samba de coco. As entrevistasocorreram por meio dos processos metodológicos de observação e entrevistassemiestruturadas. A partir deste estudo, compreendemos que essamanifestação popular pode funcionar como um importante instrumento dereconhecimento e fortalecimento da identidade de uma comunidade levandoem conta a importância da instituição escolar para a manutenção dasmanifestações culturais e de seu valor histórico e social.

  • LUANA ALMEIDA DE JESUS
  • “OH ZÉ, O SAMBA DE ABOIO É AQUI” UM ESTUDO ETNOGRÁFICO SOBRE O ALIMENTO TRADICIONAL, MEMÓRIAS E IDENTIDADES NO SAMBA DE ABOIO DO POVOADO AGUADA - CARMÓPOLIS/SE
  • Orientador : DENIO SANTOS AZEVEDO
  • Data: 06/05/2021
  • Dissertação
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  • O comportamento relativo do alimento liga-se diretamente ao sentido de nós mesmos as nossas identidades e memórias. O alimento tradicional pode ser compreendido como um aspecto que permite uma observação abrangente e uma possível compreensão da alteridade. Nessa perspectiva interessa analisar as práticas e discursos que estão presentes na área da alimentação relacionando-as com questões de identidades e memórias. Existe um diálogo entre o alimento tradicional, identidades ememória no cotidiano, que podem ser entendidos e analisados nos mais diversos grupos de manifestações culturais presentes no Estado de Sergipe, dentre eles, o Samba de Aboio localizado no Povoado Aguada em Carmópolis/SE, objeto dessa pesquisa. A presentedissertação tem como objetivo geral analisar a memória e o sentido de pertencimento que o alimento tradicional,servido no Samba de Aboio, Povoado Aguada-Carmópolis/SE, possui nos atores sociais que participam desta prática cultural. Para tal se fez necessário contextualizar historicamente o Samba de Aboio, entendendo suas simbologias e dinamicidades ocorridas ao longo dos anos. Estabelecer uma análise dessa celebração visando entender a partir das narrativas, as aproximações e os distanciamentos entre religião e alimento tradicional dessa prática cultural. Por fim, identificar as formas e lugares que estão sendo utilizados para a transmissão dossaberes/fazeres desse alimento tradicional para novas gerações. Diante de tais objetivos surge uma questão norteadora central. Quais as memórias e o sentido de pertencimento que os alimentos tradicionais servidos no Samba de Aboio no Povoado Aguada-Carmópolis/SE possui a partir da percepção dos atores sociais que participam desta prática cultural? Aliando o método às técnicas, foram utilizados nessa dissertação, as pesquisas de campo, bibliográfica, documental, exploratória e descritiva, tendo como abordagem qualitativa e o método de pesquisa o etnográfico. As técnicas de pesquisa foram aobservação direta, entrevistas, fotografias, filmagens e o caderno de campo. A relação das identidades e memórias, junto com o ato de preparar e servir o alimento tradicionaldurante o Samba, é de suma importância para toda a celebração, desde as doações dos animais dos devotos, o modo de preparo das carnes que vem sendo mantido e os saberes e fazeres que são passados de geração a geração pela família Mota de Assis, sem ser modificado ou alterado ao longo dos anos.

  • NILTON ALEX FERNANDES RIBEIRO
  • A FESTA DO CARRO DE BOI NO PROCESSO FORMATIVO AUDIOVISUAL COM OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, EM CÌCERO DANTAS-BA
  • Orientador : NEILA DOURADO GONCALVES MACIEL
  • Data: 25/01/2021
  • Dissertação
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  • A Festa do carro de boi é uma das festas mais tradicionais na cidade de Cícero Dantas – BA, essa manifestação da cultura popular transforma o labutar em festas para as pessoas que trabalham duro na vida sofrida do campo. A partir de um estudo pautado numa perspectiva qualitativa, usando a escola, como elemento principal do processo formativo audiovisual por meio da festa do carro de boi. Essa dissertação tem como objetivo compreender a inserção da produção audiovisual, como recurso pedagógico para o estudo da manifestação de cultura popular: a festa do carro de boi em Cícero Dantas – BA. Justifica-se o estudo pautando-se na importância do mesmo para o campo de estudo das Culturas Populares e para a valorização das manifestações culturais presentes no município, principalmente para a festividade do carro de boi, pois faz parte do cotidiano dos alunos, já que muitos deles têm em suas famílias alguém que participa da festa, ou que possui o carro de boi, ou até mesmo os fabricam. Essa manifestação faz parte da vida cotidiana de muitos que moram nas cidades circunvizinhas. Visando a compreensão sobre temas que trazem à tona a inquietação acerca do uso de recursos tecnológicos como ferramentas que auxiliem o processo de ensino-aprendizagem. A formação por meio do processo formativo audiovisual visa fortalecer as práticas culturais no ambiente escolar e fortalecer as manifestações de culturas populares.

2020
Descrição
  • ROGÉRIO SANTOS ALVES
  • OS CAVALEIROS DA TRISTE FIGURA: UMA EXPERIÊNCIA DECOLONIAL A PARTIR DE UM PROCESSO ARTÍSTICO DE CRIAÇÃO CÊNICA COM O GRUPO TEATRAL BOCA DE CENA DE ARACAJU-SE
  • Orientador : FERNANDO JOSÉ FERREIRA AGUIAR
  • Data: 17/11/2020
  • Dissertação
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  • Esta pesquisa objetiva analisar os elementos das culturas populares ao evidenciar questões políticas e estéticas assim como repensar as presenças dentro do espetáculo teatral “Os Cavaleiros da Triste Figura”, realizado pelo grupo teatral sergipano Boca de Cena, e que teve como inspiração o romance de Miguel de Cervantes, Dom Quixote de La Mancha. Para tanto, recorrerei à trajetória do espetáculo em estudo, como forma de analisar e situar o emprego do conceito de culturas populares na perspectiva pós-colonial trabalhada por Homi Bhabha (Entre-lugar), Nestor Garcia Cancline (Culturas Híbridas), Boaventura de Souza Santos (Foco de Resistência), Stuart Hall (Identidade na Modernidade). Nesse sentido, uso os registros produzidos pelo próprio grupo teatral, bem como todas as evidências empíricas produzidas durante a construção do espetáculo até o seu contato com o público, os depoimentos e as experiências relatadas pelos envolvidos no projeto cênico. Para atingir os objetivos propostos, uso como metodologia de trabalho a pesquisa exploratória, utilizo consultas bibliográficas e documentais e associo-as às informações visuais e análises do acervo: fotografias, entrevistas e vídeos do processo de montagem do espetáculo. Além disso, aplico o método da “observação participante”, como aborda Márcio Luiz Marietto (2014), e da escrevivência trabalhado por Conceição Evaristo (2006), sem perder de vista o conceito de “lugar de fala” de Djamila Ribeiro (2017), além do uso da “análise do conteúdo” na perspectiva de Bardin (2009) como forma de situar e entender a presença e usos das culturas populares em uma perspectiva de hibridismo cultural na construção e realização do espetáculo. Palavras-chave: Bugio. Grupo Teatral Boca de Cena. Os Cavaleiros da Triste Figura. Culturas populares. Decolonialidade. RESUMO Esta pesquisa objetiva analisar os elementos das culturas populares ao evidenciar questões políticas e estéticas assim como repensar as presenças dentro do espetáculo teatral “Os Cavaleiros da Triste Figura”, realizado pelo grupo teatral sergipano Boca de Cena, e que teve como inspiração o romance de Miguel de Cervantes, Dom Quixote de La Mancha. Para tanto, recorrerei à trajetória do espetáculo em estudo, como forma de analisar e situar o emprego do conceito de culturas populares na perspectiva pós-colonial trabalhada por Homi Bhabha (Entre-lugar), Nestor Garcia Cancline (Culturas Híbridas), Boaventura de Souza Santos (Foco de Resistência), Stuart Hall (Identidade na Modernidade). Nesse sentido, uso os registros produzidos pelo próprio grupo teatral, bem como todas as evidências empíricas produzidas durante a construção do espetáculo até o seu contato com o público, os depoimentos e as experiências relatadas pelos envolvidos no projeto cênico. Para atingir os objetivos propostos, uso como metodologia de trabalho a pesquisa exploratória, utilizo consultas bibliográficas e documentais e associo-as às informações visuais e análises do acervo: fotografias, entrevistas e vídeos do processo de montagem do espetáculo. Além disso, aplico o método da “observação participante”, como aborda Márcio Luiz Marietto (2014), e da escrevivência trabalhado por Conceição Evaristo (2006), sem perder de vista o conceito de “lugar de fala” de Djamila Ribeiro (2017), além do uso da “análise do conteúdo” na perspectiva de Bardin (2009) como forma de situar e entender a presença e usos das culturas populares em uma perspectiva de hibridismo cultural na construção e realização do espetáculo.

  • ANGELITA QUEIROZ
  • A FESTA DA RETOMADA: Uma Celebração Identitária de ser XOKÓ na Ilha de São Pedro – Porto da Folha/ SE
  • Orientador : FERNANDO JOSÉ FERREIRA AGUIAR
  • Data: 17/09/2020
  • Dissertação
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  • Esta dissertação é vinculada ao Programa de Pós-GraduaçãoInterdisciplinar em Culturas Populares (PPGCULT) - Mestrado da Universidade Federalde Sergipe (UFS), tendo como título: A Festa da Retomada: uma Celebração Identitáriade ser Xokó na Ilha de São Pedro - Porto da Folha/SE. A pesquisa teve como propósitonorteador a investigação dos elementos constituintes da cerimônia da retomada, queconfiguraram um ambiente de análise sobre a autoafirmação identitária dos Xokó. Osdesígnios subsequentes foram: refletir sobre as relações, as possíveis modificações e aorganicidade da Festa da Retomada, bem como as demais características relevantes dacomunidade que serviram de sustentáculo e de ambiência de análise. Diante da pesquisadocumental e bibliográfica examinamos terminologias que conjecturamos relevantespara obter uma compreensão maior dos povos originários. O trabalho de campodesenvolvido na 40ª Festa da Retomada, proporcionou o uso do método da pesquisaqualitativa com uma análise interpretativa, e elencamos como elementos componentesda cerimônia: o Ouricuri, a Dança do Toré e a Celebração na Igreja. Tais elementosformaram assim, uma triangulação de autoafirmação, e unindo-se às materialidadesindígenas de produções cerâmicas, plumas e palhas formaram mais um triângulo queacoplamos aos três componentes e criamos o Tripé Identitário Xokó. Entendemos queesse tripé revigora a Comunidade Indígena Xokó, tendo como notoriedade acomemoração dos 40 anos da retomada, a consolidação de uma luta política pelos seusdireitos de reconquista da terra; o fortalecimento da preservação da natureza; arecuperação de seus costumes mediante a história oral de seus anciãos; e a significaçãode demais elementos da cultura tradicional indígena presentes na vida diária dacomunidade.

2019
Descrição
  • ALINE SERZEDELLO NEVES VILACA
  • Linhas de força: Dançares 'gengibreiros" reterritorializados pela afrocentricidade
  • Orientador : ALEXANDRA GOUVEA DUMAS
  • Data: 05/10/2019
  • Dissertação
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  • Esta dissertação apresentada em formato experimental de ensaio acadêmico-literário, carrega o título da composição coreográfica que conduziu as investigações, memórias e reflexões da presente pesquisa e relato de experiência que propôs (re)conhecer e problematizar os detalhes metodológicos, poéticos e teóricos que balizaram o trabalho de ensino, pesquisa, extensão e criação artística inspirados nas manifestações populares afrodiaspóricas e indígenas realizados pelo Grupo Gengibre (ÁVILA, 2018) entre 2005 e 2012 na Universidade Federal de Viçosa-UFV/MG. Quatro capítulos somados à introdução e considerações finais foram construídos entrelaçando poemas, músicas, fotografias, lembranças, citações artísticas e teóricas concomitante ao processo de revisitar as metodologias do Grupo a partir da leitura da Afrocentricidade (ASANTE, 1989) como paradigma, sob uma cosmopercepção (OYEWUMI, 2004) feminina africano-diaspórica, de forma crítico-analítica afroperspectivista (NOGUERA, 2015). Sistematizando conceitual e artisticamente os dançares gengibreiros inspirados em “corpo e ancestralidade” (SANTOS, Inaicyra, 2006) que possibilitaram a criação de “Linha de Força” (2009) e otencializaram outros produtos e ambientes artístico-acadêmicos de ensinagem como o Grupo Mandi‟o (UFGD), Projeto de Extensão Aldeia Mangue (UFS), e disciplinas do curso de Licenciatura em Dança da UFS como: Africanias, Africanidades e Extensão e Dança. Revendo o passado para realçar os caminhos de ensinagem e composição de personagens, pontuando o fazer ficcional das Artes Cênicas Negras como espaço de ativismo, denúncia, reivindicação e enunciação de pedagogias antirracistas em combate ao epistemicídio.
  • JONATHAN RODRIGUES SILVA
  • SAMBAS DE PAREIA PELOS SABERES DO CORPO QUE SAMBA.
  • Orientador : ALEXANDRA GOUVEA DUMAS
  • Data: 31/08/2019
  • Dissertação
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  • O foco de observação dessa dissertação é o Samba de Pareia vindo da comunidade quilombola Mussuca, localizada no município de Laranjeiras, Sergipe. O samba é feito essencialmente por mulheres, com participação de homens concentrada na execução musical, especialmente no tambor. Demais instrumentos como ganzá e cuíca são tocados pelas mulheres que cantam e se reúnem para celebrar o nascimento de uma criança na comunidade. A dança acontece numa roda, com variações coreográficas em pares. Atualmente, o Samba de Pareia também se apresenta como espetáculo em eventos culturais que acontecem fora da comunidade. Através de uma abordagem metodológica concentrada na experiência, realizei a pesquisa de campo tornando-me residente da Mussuca. O contato com o fenômeno pesquisado se deu com o convívio diário com as mulheres do samba, incluindo observações, conversas informais, entrevistas e compartilhamento do cotidiano incluindo o trabalho da pesca e as festas do samba. As vozes das integrantes, através da minha captação, escolha e escrita, compõem parte significativa do texto dissertativo. As reflexões acerca das artes da cena e das culturas populares e do Samba de Pareia, além de estarem assentadas na realidade por mim vividas na Mussuca, dialogam com estudos teóricos localizados no campo da decolonização, das questões sócio-históricas e étnico raciais. A realidade percebida e analisada se ampliou com o conhecimento que tive da realidade cotidiana das mulheres que fazem o Samba de Pareia, proporcionando um maior aprofundamento e compreensão não só dos corpos que sambam, mas que trabalham, existem e resistem.

  • JEAN COSTA SOUZA
  • "O culto à tradição de nossa gente": a fabricação do folclore sergipano em exposições museológicas (1948-1976)
  • Orientador : CLOVIS CARVALHO BRITTO
  • Data: 31/07/2019
  • Dissertação
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  • O estudo, busca analisar as estratégias de fabricação e promoção doFolclore Sergipano a partir de alguns aspectos da trajetória de Intelectuais como JoséAugusto Garcez, Felte Bezerra e Bráulio do Nascimento, tendo como recorte aconfiguração de exposições museológicas no período de 1948 a 1976. Para tanto,reconstrói aspectos da trajetória dos intelectuais no campo de produção d Folclore emSergipe, as estratégias relacionais mobilizadas pelos agentes no tocante suas posiçõesno campo de produção do folclore nacional/local, e dos impactos promovidos após dasubcomissão sergipana de folclore. Nesse quesito, o mergulho nessas discussões setorna um modo de explicitar as trajetória dos agentes responsáveis pelafabricação/consagração do folclore nordestino e sergipano. Os museus e suasexpografias consistem em ações de vigilância comemorativa ao passo que práticasmobilizadas por agentes contribuem para a criação e constantes recriações do folcloresergipano. O intuito é inventariar as estratégias de fabricação do folclore sergipanotendo como estudo de caso a criação de três museus de folclore pensados e elaboradospor um rede de intelectuais folcloristas em Aracaju, Sergipe Partindo de um referencialteórico-metodológico formulado pelo sociólogo Francês Pierre Bourdieu (2002,1992), otrabalho partiu dos conceitos relacionais de campo, habitus e capital, onde a economiada trocas simbólicas e a noção de trajetória se faz nesse necessário para umdesvelamento das relações inter-relacionais dos agentes quanto a produção da crençanos campos de poder.

  • JÉSSIKA SILVA ALVES
  • Olhares sobre a festa popular de Frei Damião: construção da memória e identidades em Canafístula/AL
  • Orientador : DENIO SANTOS AZEVEDO
  • Data: 30/07/2019
  • Dissertação
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  • As festas populares retratam a materialização de relações socioculturais estabelecidas ao longo dos anos. Estas são complexas e estabelecem relações de poder, rememorações, símbolos indentitários, esquecimentos, disputas, dentre outros. A pesquisa em questão traz reflexões sobre a Festa em homenagem a Frei Damião, que ocorre há mais de 35 anos no Distrito de Canafístula. O mesmo é pertencente ao Município de Palmeira dos Índios no Estado de Alagoas. Esse estudo se propõe a discutir as culturas populares como processo dinâmico e transformador das sociedades contemporâneas. O objetivo central da pesquisa é analisar como a Festa é utilizada como recurso indentitário que demarca a diferença entre os habitantes de Canafístula e os habitantes de Palmeira dos Índios. A análise de cunho fenomenológico, pautada na abordagem qualitativa, privilegiou fontes documentais observadas a partir da análise de conteúdo. As entrevistas e questionários, aplicados durante o processo etnográfico, com observações direta e participativa, auxiliaram no entendimento sobre o cotidiano da festa. A memória dos entrevistados, fiéis, moradores e organizadores será utilizada para contextualizar historicamente a festa e entender a sua dinâmica. Identificamos que a festa é dinâmica e provoca diferentes usos do território, é produtora de memórias e com forte ligação no processo de identidade do Distrito em questão, além de ser vista e transmitida de diferentes formas e interesses.

  • FLÁVIA SANTANA SANTOS
  • DESTECENDO BORDAS: ACERCAMENTOS DO POPULAR NAS PERFORMANCES BRASILEIRAS DE BERNA REALE E MAICYRA LEÃO
  • Orientador : MAICYRA TELES LEAO E SILVA
  • Data: 29/07/2019
  • Dissertação
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  • Este trabalho busca compreender de que maneira as transformações e os impactos provocados pelo complexo processo de globalização altera as formas de pertencimento ao local e em que medida as negociações, recriações e resistências das culturas locais as tendências homogeneizantes desse processo são articuladas na produção de arte contemporânea, particularmente, na linguagem da performance arte. Partindo de uma produção artística culturalmente híbrida, em que a interpenetração e coexistência de culturas estrangeiras proporcionou mesclagens culturais que resultam em novos processos e produtos de ordens simbólicas e do rompimento com as rígidas classificações hierárquicas entre cultura popular, massiva e erudita, procura-se, nesta pesquisa, analisar evidências do provável transcurso em que se percebe as manifestações das classes populares ressignificadas nos trabalhos performáticos das artistas Maicyra Leão e Berna Reale. Acerca deste fenômeno de hibridização cultural, o pensamento de Néstor García Canclini, de Stuart Hall e de Homi Bhabha são os principais referenciais que servem como base para a discussão desta temática. Busca-se compreender, ainda, a noção de Culturas Populares baseado nas modificações que o termo ganhou nas últimas décadas e os significados oriundos de sua utilização na contemporaneidade, observando as transformações e consequências de sua definição imposta pela nova ordem mundial. A mudança ocorrida no campo artístico brasileiro a partir da segunda metade do século XX, no qual se promoveu uma relação mais estreita com a realidade histórica e social do país, aproximando arte e vida, é abordado nesta pesquisa como um atributo que proporciona acercamentos ao universo das Culturas Populares pela arte. Os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa foram substancialmente: levantamento e revisão bibliográfica - dos estudos científicos realizados no Brasil na temática -, análise crítica dos trabalhos artísticos selecionados e entrevista com as artistas.

  • JEAMERSON DOS SANTOS
  • REFLEXÕES E PERSPECTIVAS IDENTITÁRIAS A PARTIR DA OBRA DE JOSÉ ZUMBA
  • Orientador : NEILA DOURADO GONCALVES MACIEL
  • Data: 25/07/2019
  • Dissertação
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  • Esta pesquisa pretende contribuir para compreensão das relações identitárias, culturais eraciais brasileiras, partindo de análises de algumas obras do artista plástico alagoano JoséZumba, utilizando como método de leitura de imagens a Iconologia de Erwin Panofsky,dialogando com autores dos campos da História, Sociologia, Antropologia, entre outros. Otrabalho encontra-se estruturado em três seções: o primeiro aborda pontos da biografia doartista; o segundo capítulo, a relação da religião de matriz africana e o movimento negro; e noterceiro capitulo, apresento a diversidade temática das pinturas do artista, relacionando-ascom as memórias e a visibilidade “afro alagoana”. Apresento como conclusão a possibilidadede leituras e ampliação da interpretação e conhecimento sobre o artista José Zumba e seustrabalhos

  • TAYARA BARRETO DE SOUZA CELESTINO
  • Encantos da passagem: ressonâncias da fabricação de Arthur Bispo do Rosário no universo das culturas populares em Japaratuba/SE.
  • Orientador : CLOVIS CARVALHO BRITTO
  • Data: 26/04/2019
  • Dissertação
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  • A dissertação Encantos da passagem: ressonâncias da fabricação de Arthur Bispo do Rosário no universo das culturas populares em Japaratuba/SE compreendeu as ressonâncias da fabricação da memória de Arthur Bispo do Rosário no universo das culturas populares da cidade de Japaratuba, Sergipe; apresentou os espaços que mantêm referências diretas a esta memória na cidade; descreveu as estratégias mobilizadas em prol da monumentalização do artista no universo das culturas populares; revisou a literatura a respeito da trajetória de vida, criação artística e inserção de Bispo no cenário da arte nacional e; compreendeu a forma como se deram as ressonâncias da fabricação de Bispo em meio ao universo das culturas populares, discutindo sobre questões que favorecem a visibilidade de grupos populares locais ou que, em outros momentos, impõem obstáculos à patrimonialização de suas próprias culturas, saberes e fazeres. Partindo dos lugares de memória, Espaço Cultural Arthur Bispo do Rosário (monumento), Memorial Histórico de Japaratuba e Casa da Juventude Arthur Bispo do Rosário, foi possível identificar sujeitos, jovens, adultos e idosos, homens e mulheres, que têm suas vidas ligadas ao universo das culturas populares. Foi conduzido trabalho etnográfico, seguindo a cronologia das festas, descrevendo os episódios conforme a sucessão dos dias, prezando pelo rigor na contextualização das descrições, que, posteriormente foram integradas com conteúdos analíticos, deixando-se separados descrição de análise, e descrevendo-se apenas o que foi vivido com intensidade pela pesquisadora, eliminando-se repetições de descrição. Durante a fase de etnografia, foram mantidos novos diálogos informais com brincantes e populares, numa abordagem direta a respeito de suas percepções e obtidos relatos com gravações de falas públicas, veiculadas em dois palcos, durante três semanas seguidas. A fim de captar obstáculos de patrimonialização das culturas destes sujeitos, foram analisados os relatos e resíduos de relatos, correspondendo às falas públicas de participantes das festas e às letras das cantigas do cacumbi que estavam na base das apresentações dos grupos. Por fim, foram apontados caminhos de superação dos obstáculos às patrimonializações, entendidos como outras ressonâncias de Arthur Bispo do Rosário possíveis de serem alcançadas em Japaratuba.

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