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MARIANA SANTOS DA TRINDADE
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O INDIZÍVEL DA CASA SERTANEJA OU UMA POÉTICA DOS ESPAÇOS:
UM OLHAR TRANSGRESSOR SOBRE UM PATRIMÔNIO ESQUECIDO.
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Data: 31/08/2022
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Dissertação
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O sertão brasileiro é historicamente esquecido, e não apenas isso, é tambéminvisibilizado, segundo Albuquerque Jr (2011). Esse movimento presente nasatuações de políticas públicas, também é visto nas discussões a respeito daarquitetura, onde os espaços para as “casas de taipa” enquanto construçõessertanejas é mínimo e quase inexistente, desde a formação da universidade queprioriza os conhecimentos eurocêntricos até a própria visão estereotipada de atrasoe miséria cultural, social e política. Essas moradias que ainda preservam suaestrutura de taipa-de-mão ou adobe, cujos saberes, vivências, fazeres econhecimentos são passado entre gerações, e compõem a arquitetura popularbrasileira, que, de acordo com Weimer (2012, p. XXXVI) “de forma genérica, não fazparte do imaginário dos arquitetos”. Tais aspectos nos levam a refletir quantas vozessertanejas são silenciadas por essa imagem construída erroneamente ou até mesmotomadas para si mesmo como verdades. Isto posto, esse trabalho tem como objetivoanalisar a casa sertaneja em seu sentido de local de memória cultural e depertencimento do seu povo, através das vivências dos próprios sertanejos e nosestudos da fenomenologia da imaginação dos espaços, entendendo o espaço “comoum instrumento de análise para a alma humana” (BACHELARD, 2005, p. 20). Opresente estudo tem por ambiência de análise a cidade de Fátima-BA, sendoinvestigadas moradias localizadas na zona rural desse município, pertencente aosemiárido baiano, por meio de observações e narrativas de seus habitantes,entendidas como poéticas. A partir da visão da autora que também é sertaneja e asfalas dos atores sociais envolvidos, a poética dessas moradias, tanto em aspectosarquitetônicos, culturais como também no sentimento de pertença desse povo a estelocal se constituem na trama e tessitura desse patrimônio esquecido, silenciado,mas que insiste na resistência por se constituir, para além da materialidade, emlugares de memórias.
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DJANE DA SILVA SENA
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FESTIVAL DE PARINTINS - OS BASTIDORES DA ÓPERA CABOCLA.
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Data: 31/08/2022
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Dissertação
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O Festival de Parintins é um festejo popular oriundo da região Norte onde os Bois Garantido e Caprichoso duelam num grande espetáculo a céu aberto no meio da floresta amazônica. Na arena denominada bumbódromo, personagens e elementos imaginários, oriundos das lendas amazônicas e rituais indígenas, atuam com fio condutor do espetáculo que hoje é a maior manifestação popular do Norte do Brasil e que acontece no último final de semana de junho. Tendo como ponto de partida minhas lembranças de infância, histórias que minha avó contava, este trabalho tem como objetivo principal explorar os bastidores do Festival usando como recorte temporal, o estudo das transformações no período de 1988 a 2019 pela perspectiva dos que constroem o Festival, mas não aparecem. Ao estudar as etapas do processo criativo (projeto, produção e execução), iremos analisar a contribuição desses sistemas para a manutenção do Festival enquanto manifestação da cultura popular. Ao dar voz para esses agentes culturais que assim como minha avó, foram e são, parte integrante e importante da manutenção deste espetáculo, queremos contribuir para as pesquisas no campo das Culturas Populares e do próprio Festival de Parintins que é visto por muitos como um mero produto da indústria cultural. Fazendo uso das histórias de minha avó como teoria e método, teremos um instrumental de análise na construção das narrativas que são encenadas no bumbódromo. Fazendo uso da semiótica da cultura como teoria e método, iremos descrever os sistemas e subsistemas da Semiosfera do Festival de Parintins e assim, identificar os personagens que irão compor esta pesquisa. Para entendermos a dinâmica e a evolução dessa manifestação popular, iremos recorrer as bases teóricas e conceituais dos fundamentos da Etnocenologia de Armindo Bião e Jean Marie Pradier. Para dialogar sobre o Festival de Parintins a partir dos estudos culturais, usaremos os conceitos de Burke, Hall, Babha, Thompson e Canclini. Como suporte metodológico, utilizamos a pesquisa qualitativa participante, além da análise semiótica para mapear a semiosfera do festival de Parintins com seus sistemas e subsistemas. Sobre os personagens principais e secundários desse processo, pretendemos garantir seu local de fala utilizando entrevistas abertas, adotando o método da observação participante, atendendo todas as normas de segurança em função da pandemia de Covid-19 e do Conselho de Ética em Pesquisa - CEP.
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FERNANDO MARINHO FERNANDES DA SILVA
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PIXAÇÕES EMBUCETADAS - MENSAGENS VISUAIS DA CULTURA POPULAR COMO ATO DE RESISTÊNCIA NA PAISAGEM ALTERNATIVA DE ARACAJU COM BASE NO MARXISMO.
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Orientador : MARJORIE GARRIDO SEVERO
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Data: 29/08/2022
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Dissertação
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Esta dissertação estuda a pixação realizada por mulheres em Aracaju entre 2019 e 2021. A pesquisa partir da seguinte questão norteadora: As pixações bucetalada, buceta, buceta…, Juno, coragem e xibiuti constituem mensagens visuais de atos de resistência? Sendo assim, o objetivo do trabalho é compreender as pixações de aspectos feministas em Aracaju como mensagens visuais de atos de resistência. Entendemos que é importante investigar tais manifestações visuais que apontam para as questões feministas como o debate sobre a autonomia do corpo feminino, a liberdade e ocupação dos espaços públicos, a sororidade e o fortalecimento da condição feminina. Outra condição que justifica esta investigação é que a pixação é percebida como uma atividade marcadamente masculina e identificar pixações produzidas por mulheres como um fenômeno importante interrompe a reprodução de um processo de invisibilização das mulheres. E, ainda, pela possibilidade de abordar uma cultura popular marginalizada e criminalizada ressaltando suas contradições e disputas. Fundamentam o estudo o conceito de Ato de Resistência como Cultura Popular de Marilena Chaui (2021a), a abordagem do Marxismo Feminista de Taylisi Leite (2020) e como Paisagem Alternativa Excluída de Denis Cosgrove (1998). Na abordagem de estudo das pixações além dos conceitos fundamentais, utilizamos a noção dos níveis da mensagem visual da Dondis (1997) e a diversidade do aspecto dos sinais de Frutiger (1999) para relacionar com os aspectos visuais das seis pixações. Assim a abordagem foi efetivamente qualitativa, já que tem como alvo melhor compreender o comportamento e a experiência humana. Desenvolvemos a investigação em cinco etapas: Mapeamento fotográfico, Fundamentação teórica, Definição do corpus da pesquisa, Entrevistas semiestruturadas com as pixadoras e o Estudo das pixações. Tomamos as pixações pela metáfora da pele tatuada da cidade, pois tanto a cidade exprime as contradições sociais em sua paisagem, como corpo o feminino, em um sentido amplo, também o faz. Compreendemos a pixação por um viés fortemente político e ressaltamos a noção de que a cultura como trabalho e resistência se dá pela luta contra a ideologia, a partir dessa noção, compreendemos as pixações enquanto ato de resistência e consequentemente, de cultura popular. Observamos um potencial de crítica ao patriarcado capitalista nas pixações estudadas a partir do teorema de Schulz acerca do valor-clivagem e do marxismo feminista que se caracteriza pela adesão radical e revolucionária para gestar um novo modelo de sociedade. Verificamos que as pixações, no contexto da cidade, definem uma paisagem alternativa excluída, pois caracterizam-se por uma rica simbologia desconsiderada pelas classes dominantes. Como principais aspectos visuais das pixações identificamos aqui o uso do símbolo feminino, o uso de palavras que evidenciam o corpo feminino, o agrupamento das pixações das mulheres, os desenhos com simplificação radical, as letras manuscritas com curvas que se estendem, a influência da letra bastão e as letras manuscritas feitas apressadamente. Em síntese, como produção de sentido advindo dos nossos estudos das mensagens visuais, entendemos que em tais pixações o corpo feminino simbolizado é livre, é identificado, está em movimento, é belo, é alegre e é coletivo. Compreendemos as pixações aqui estudadas como embucetadas na medida que utilizam signos do próprio corpo, se enfurecem e protestam contra o sistema capitalista patriarcal que as silencia, imobiliza e oprime. Portanto, configuram-se como atos de resistência a toda essa ordem de opressões.
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EDCLEY VASCONCELOS LEITE SERRA
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Cultura Popular e Educação Estética: um estudo sobre o Pastoril.
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Orientador : CHRISTINE ARNDT DE SANTANA
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Data: 29/08/2022
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Dissertação
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A cultura popular do Pastoril é o elemento da pesquisa que foi analisado e estudado para o desenvolvimento investigativo e a compreensão teórico-analítica sobre a possibilidade desta manifestação efetuar uma educação estética, a partir da qual se faz também necessário delimitar sob um olhar conceitual fundamentado no pensamento de Diderot. Para realizar os desdobramentos da pesquisa, formulou-se os seguintes objetivos: objetivo geral – demonstrar a Cultura Popular, especificamente o Pastoril, como educação estética – objetivos específicos – apresentar a especificidade do conceito de Cultura Popular, distinguindo a Cultura Popular das outras e apresentar os âmbitos da Cultura Popular; identificar o caráter, as características e os elementos estéticos-educativos no Pastoril e no Pastoril de Santo Antônio enquanto Cultura Popular, que possibilita uma educação estética; compreender a concepção de cultura, educação e educação estética em Diderot relacionadas a uma possível concepção de educação estética no Pastoril. A metodologia se constitui a partir da leitura analítica das referências necessárias para a fundamentação teórica e das entrevistas semiestruturadas com três componentes do Pastoril de Santo Antônio e com cinco espectadores deste Pastoril do município de Ilha das Flores – SE para, como exemplo, explanar sobre a manifestação do Pastoril no Estado de Sergipe e verificar se a hipótese levantada se confirma. No capítulo um, discorre-se acerca das noções de cultura; a relação entre a cultura dominante e a cultura dominada, as quais também se tornam alvos de apropriação e de troca de elementos para a cultura de massa; o mecanismo da cultura de massa em seu processo de média social, como também, a classificação e definição de cultura de massa e cultura de massas; as diferentes definições de cultura popular; e a percepção referente ao sentido de intercruzamento ou hibridização entre as diferentes/semelhantes culturas. No capítulo dois, inicia-se com uma breve história do Pastoril; aborda-se sobre o Pastoril sagrado e profano; detalha-se a caracterização dessa manifestação em relação a seu sentido estético-educativo; apresenta-se a cultura popular e educação estética do Pastoril de Santo Antônio de Ilha das Flores-SE; discorre-se sobre o Pastoril e sua importância, na contemporaneidade, para a realidade comum de um povo. No capítulo três, apresenta-se o entendimento de cultura em Diderot; discorre-se o conhecimento constitutivo de educação; sintetiza-se sobre a compreensão de educação estética; argumenta-se de forma comparativa e consensual a concepção de educação estética diderotiana e a concepção de educação estética pastoreira. Com isso, percebe-se que é possível que o Pastoril seja capaz de desenvolver o bom gosto a partir das qualidades intelectuais e sensoriais dos brincantes e dos espectadores para, consequentemente, contribuir com a formação de uma comunidade ou sociedade ética e possivelmente em harmonia.
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DENISSON CLEBER DE FARIAS SANTOS
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São Gonçalo da Mussuca em transformação: os impactos causados por festivais culturais em grupos populares
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Orientador : MARCELO ALVES BRAZIL
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Data: 25/08/2022
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Dissertação
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A presente pesquisa aborda as transformações que perpassam o grupo São Gonçalo da Mussuca, impelidas pelos festivais culturais. Neste trabalho há a pretensão de demonstrar, para além do São Gonçalo, como eventos culturais afetam grupos tradicionais. O estudo segue um viés etnomusicológico, tratando dos aspectos musicais como um vetor de mudanças e dos festivais como espaços catalisadores. Para melhor estruturar essas questões, o trabalho está dividido em três partes. Na primeira delas é discorrido sobre os processos históricos da manifestação e transformações internas; na segunda são abordadas as condicionantes externas, representadas pelas implicações trazidas pelos festivais; e na terceira é feita uma análise dos efeitos causados por tais implicações. Os recursos metodológicos que a pesquisa utiliza fazem parte de uma abordagem qualitativa, com base analítica na etnomusicologia, utilizando dados obtidos no campo e análises de material audiovisual, documental e bibliográfico. Em arremate, o estudo justifica como surgem e se instauram determinadas mutações, que marcam o processo evolutivo que os grupos de cultura popular vêm atravessando.
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WALISSON BISPO DO ESPÍRITO SANTO
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MENINO MATUTO, NÃO SEI: A TRAJETÓRIA DO SER
BRINCANTE NO PROCESSO CRIATIVO DA CENA JUNINA.
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Orientador : MICAEL CARMO CORTES GOMES
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Data: 25/08/2022
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Dissertação
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Esta dissertação traz como tema a minha trajetória como ser brincante noprocesso criativo da cena junina. Elaboro um experimento cênico a partir de minhasexperiências pessoais, artísticas e profissionais no campo da quadrilha junina e dosestudos do corpo, compreendendo o interstício 2003-2020. Nesse sentido, a minhaopção metodológica é o Método (Auto)biográfico, uma vez que este é um estudodescritivo e qualitativo. Portanto, meu trabalho possui duas linguagens: teórica eprática/criativa. A primeira é uma contextualização teórica sobre a manifestaçãoartístico-cultural da quadrilha junina, processo criativo, teatralidade e consciênciacorporal. Por sua vez, a segunda linguagem compreende o processo criativopropriamente dito (elaboração da cena junina). Ao cabo da investigação, realizo aatividade de descrição e análise do objeto constituído, refletindo sobre sua pertinênciapara os estudos em cultura popular em diálogo com as artes.
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ANDERSON DE JESUS SANTOS
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POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO DO DESIGN COM O ARTESANATO
DE LINHA DE TOBIAS BARRETO/SE.
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Orientador : GERMANA GONCALVES DE ARAUJO
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Data: 24/08/2022
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Dissertação
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O bordado é uma prática, um fazer artístico que se desenvolveu como técnica especialmente voltada para o universo da mulher, como uma atividade do ambiente doméstico, sendo um espaço que pode ser considerado de invisibilidade social e econômica, principalmente por volta do século XVIII na Europa burguesa e industrial. Com o passar dos anos, entende-se que a atividade artesanal fora substituída pela produção da era industrial (século XVII e XVIII), fazendo surgir o ofício do designer para potencializar a produção em larga escala e comunicação de produtos e serviços para avolumar o consumo. Desse modo, a pesquisa analisou o surgimento de um campo do Design voltado para as esferas da cultura popular, pautado na ética e sustentabilidade, sendo operacionalizado por métodos colaborativos partindo do pressuposto de que, assim, o designer possa contribuir de forma positiva para os processos criativos do fazer artesanal.A metodologia segue com base nos pressupostos teóricos da pesquisa exploratória qualitativa que incluem levantamento bibliográfico e documental, estudo de caso na Associação Comunitária de Bordadeiras e Moradores do Povoado Nova Brasília, em Tobias Barreto/SE. A pesquisa demonstrou que os processos de interação de Design no artesanato tobiense podem ser postos de maneira horizontal e colaborativa. Nesse sentido a utilização de processos colaborativos nas relações entre Design e artesanato mostram-se eficazes ao proporcionar aprendizado coletivo e troca de conhecimentos entre todos os atores envolvidos, de maneira equilibrada e respeitosa, com a finalidade de estabelecer novos meios de processos criativos, que possam contribuir no desenvolvimento técnico e socioeconômico das bordadeiras.
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VILMA MARIA SANTOS REBOUÇAS
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A IMAGEM DA MULHER NEGRA NAS XILOGRAVURAS DA ARTISTA SERGIPANA JACIRA MOURA.
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Orientador : MARJORIE GARRIDO SEVERO
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Data: 23/08/2022
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Dissertação
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Esta pesquisa objetiva analisar as características plásticas e os significados que podemos ler nas imagens de mulheres negras das xilogravuras da artista sergipana Jacira Moura. Apresentamos um estudo a partir de uma amostra de três xilogravuras do acervo da artista. Abordamos um conciso estudo das imagens de mulheres negras nas artes visuais, o estado da arte sobre a imagética da mulher negra e as imagens de mulheres negras em xilogravuras brasileiras e suas características plásticas. Buscamos nas xilogravuras signos da “cultura popular negra” que identifiquem experiências sensíveis das mulheres negras. Entendemos que as obras aqui estudadas refletem os costumes de cada período, onde a mulher negra ficou relegada ao pano de fundo, cumprindo funções estereotipadas de escravizada e trabalhadora doméstica ou tendo o seu corpo sexualizado. O ponto de virada foi por volta da década de 1980, quando algumas mulheres negras começaram a ter mais espaço no meio artístico para fazerem uma auto- representação, descrevendo a si mesmas pelo seu próprio ponto de vista. A metodologia de análise das imagens se fundamenta na semiótica proposta por Algirdas Greimas (1984), teoria da significação e na abordagem da semiótica visual, Pietroforte (2020). O estudo sobre a poética e a temática das xilogravuras de Jacira Moura também é realizado para assim analisarmos as xilogravuras intituladas Majestade, Esperança e O descanso. Na xilogravura Majestade a partir da análise do quadrado semiótico e das categorias plásticas eidética, topológica e cromática identificamos sentido e relações semissimbólicas entre mulher negra rainha versus mulher negra popular. Em Esperança identificamos sentido e relações semissimbólicas entre escravidão versus liberdade. Na xilogravura O descanso percebemos relações semissibólicas entre descanso versus trabalho. Consideramos que as três xilogravuras analisadas, enfatizam a etnia, a cultura e o trabalho nas imagens de mulheres negras e que a artista Jacira Moura aborda a imagem dessas mulheres nas suas xilogravuras com dignidade, procurando ressaltar nossa cultura ancestral.
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MIRTES DE MENEZES ALMEIDA
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Isso tudo é louvor, isso tudo é louvar: A construção dialógica entre dois mundos culturais, o entre-lugar e as fronteiras na Irmandade Santa Bárbara Virgem Nagô e nas Taieiras de Laranjeiras/SE.
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Orientador : FERNANDO JOSÉ FERREIRA AGUIAR
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Data: 17/08/2022
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Dissertação
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A Taieira é um grupo cultural de origem afro-brasileiro, considerado como “dança- cortejo, reconhecido pela comunidade de Laranjeiras e pelo Estado de Sergipe como Patrimônio Imaterial. Grupo de louvação a São Benedito das Flores e a Nossa Senhora do Rosário, cuja liderança feminina ocupa lugares distintos nas relações dialógicas entre o Catolicismo Popular, as Culturas Populares e o Culto Nagô, cujo discurso de manutenção dos costumes se fundamenta na “pureza nagô” e na “promessa” devocional Católica. O objetivo desse trabalho é analisar os entre-lugares ocupados por essas lideranças, entendendo-os também enquanto lugares de resistência, compreendendo as encruzilhadas do discurso original nagô e as suas relações com o catoliocismo popular e as práticas culturais populares para além do dualismo profano/sagrado, mas compreendendo as suas lógicas como condição de fortalecimento da liderança e do poder feminino criadas a partir do próprio culto nagô como mecanismo de existência enquanto patrimônio afro-diaspórico religioso e cultural. A pesquisa será desenvolvida numa perspectiva teórico-metodólógico pós-colonial, pautada nas epistemologias transgressoras - teorias pós-coloniais com ênfase na decolonialidade nos estudos culturais. Assim, utilizaremos os conceitos de entre-lugar trabalhado e proposto por Cláudio Ferraz (FERRAZ, 2010), dialogando com o conceito postulado por Homi Bhabha (BHABHA). No trato metodológico, recorremos ao método etnográfico (ANGROSINO, 2009) dialogando com pesquisas documentais e bibliográficas e os usos de imagens em estudos culturais empreendendo suas análises através da dimensão imagética como documento (FELDMAN-BIANCO, 1998). Como forma de registro e garantias do lugar de fala dos atores sociais envolvidos, recorreremos à produção de documentários asseverando-lhes não só o lugar de fala e de escuta (RIBEIRO, 2017; SPIVAK, 2010), seguindo as recomendações e exigências do Comitê de Ética da Pesquisa (CEP/UFS/Plataforma Brasil).
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MARIA TAIRES DOS SANTOS
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ENTRE JOSEFAS, REZAS E RODAS: A PRÁXIS DO CUIDADO EM SAÚDE E O EMPODERAMENTO DA MULHER QUILOMBOLA
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Orientador : ROBERTO DOS SANTOS LACERDA
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Data: 17/05/2022
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Dissertação
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As mulheres quilombolas possuem um importante papel na manutenção das tradições culturais dos seus territórios. Em Sergipe, Dona Zefa da Guia e Dona Josefa do Sítio Alto são as guardiãs dos saberes tradicionais de cuidados em saúde, reconhecidas também pelo importante papel que desempenham na organização política, social e cultural das suas comunidades. Entre rezas, danças, cantigas, plantas medicinais, realização de partos, conservação de sementes crioulas, e outras práticas e saberes sedimentados em valores civilizatórios afro-brasileiros, entre eles a ancestralidade, elas têm promovido um importante processo de empoderamento individual e coletivo das suas comunidades. Saberes e práticas que sobrevivem mesmo em meio à hegemonia do paradigma biomédico, o qual obedece fortemente a lógica imposta pelo sistema econômico capitalista de produção. O presente trabalho tem como objetivo analisar como os saberes tradicionais de cuidado em saúde empoderam a mulher quilombola. Através do método de pesquisa em história oral de vida, abordagem qualitativa e análise de dados a partir da antropologia interpretativa, realizamos a pesquisa com Dona Zefa da Guia e Dona Josefa do Sítio Alto. Concluímos que os saberes e práticas tradicionais de cuidado em saúde são conhecimentos concebidos e articulados pelas Josefas e constituem-se como meios de reafirmação da identidade cultural da Serra da Guia e do Sítio Alto. Eles estabelecem condições de resistência política e cultural para a promoção da cura, do bem-estar e saúde do povo dessas comunidades. Esses saberes e práticas do cuidado em saúde consistem de ação e reflexão sistematizada, a qual denominamos de práxis do cuidado em saúde quilombola, e se mostra capaz de fomentar processos coletivos de organização. A práxis do cuidado em saúde quilombola de Dona Zefa da Guia e Dona Josefa do Sítio Alto está fundamentada na ancestralidade, espiritualidade, na relação harmoniosa com o meio ambiente, na força transformadora do amor, e que em conjunto, de maneira articulada, se define como ferramenta fundamental para a conscientização crítica no processo de empoderamento de ambas, bem como das suas respectivas comunidades.
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LUAN VINÍCIUS CARVALHO DE ALMEIDA
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VEM VER, GENTE, ESSE SAMBA COMO É: CAMINHOS, OLHARES E ESCUTAS ACERCA DO SAMBA DE ABOIO DO POVOADO AGUADA-SERGIPE.
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Orientador : FERNANDO JOSÉ FERREIRA AGUIAR
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Data: 28/04/2022
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Dissertação
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O foco desse trabalho é o Samba de Aboio Santa Bárbara, do Povoado Aguada, do município de Carmópolis-SE. O samba é uma festa em homenagem a Santa Bárbara/Iansã e a libertação dos escravizados. O samba ocorre apenas uma vez ao ano, no final da Semana Santa e possui uma origem Nagô, o que é percebido no banho de pedras que representam a Santa. Vários banhos são feitos nessas pedras, como por exemplo, o banho com mel e dendê, banho de ervas e banho com sangue de animais machos. Após os banhos, o Samba de Aboio acontece em frente à casa da Santa, localizada no Povoado Aguada. Tendo a etnopesquisa como suporte metodológico (MACEDO, 2015), a pesquisa de campo realizada entre os anos de 2016 e 2019 foi de fundamental relevância para a elaboração deste trabalho, que contou com a consulta ao acervo de entrevistas, observação de quase todas as etapas da festa, conversas formais e informais com brincantes do Samba. A pluralidade de vozes de pessoas que sambam nessa festa compõe o corpo desse trabalho. Essa pesquisa traz como base os conceitos e as reflexões sobre o Samba de Aboio e ancestralidade (CALDERARO, SANTOS, SILVA, 2007; ASSIS, 2018; MARTINS, 2021), tambores e musicalidade (ROCHA, 2020; SANTANA, 2020); famílias negras (GONZALEZ; COLLINS; OYEWUMI) e povos Nagôs (SODRÉ; 1998, 2017; AMARAL, 2012). Através dos caminhos trilhados no território, as escutas das vozes das pessoas do Samba de Aboio e os olhares que lancei sobre a festa, apresente como resultados da pesquisa, um conglomerado de reflexões que discorre sobre diversas questões pautadas na questão da festa e das culturas populares afrodiaspóricas.
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ADRIANA GOMES LIMA
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O JOGO TRADICIONAL COMO UMA FORMA DE ENTENDIMENTO DO SUJEITO SOCIAL: ESTABELECENDO RELAÇÕES PARA MANUTENÇÃO DO AFETO
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Orientador : RAPHAELA SCHIASSI HERNANDES
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Data: 26/04/2022
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Dissertação
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Na sociedade contemporânea o brincar possivelmente tem sido deslocado para espaço/tempo mais restrito, alcançando o jogo da hiperconexão tecnológica. Essa realidade, talvez, venha influenciando na formação humana, alimentando novas formas de relações sociais. O objetivo desta pesquisa é investigar as brincadeiras tradicionais em um recorte histórico, problematizando as relações construídas nos encontros do jogo em espaço/tempo livre da infância a partir de dois grupos: docentes (nascidos entre as décadas de 1960 e 1980) e discentes (nascidos entre os anos de 1990 e 2000), e, entender como estes dois grupos de sujeitos de momentos históricos distintos compreendem as brincadeiras para sua formação humana mediante a memória afetiva individual que será estimulada por meio da troca com a memória coletiva. A metodologia é de natureza qualitativa do tipo descritiva. Para a técnica de coleta de dados, construímos a partir de um tripé de amparo: 1 – Atenção e integração; 2 – Aproximação entre sujeitos e 3 – Abertura e disposição ao outro. Estes, por sua vez, sustentam os três instrumentos de coleta de dados utilizados, sendo o GRUPO FOCAL que abre espaço para compreensão social dos sujeitos envolvidos sobre o tema em questão, colocando-os a dialogarem por perspectivas de gerações distintas através da CONVERSA, possibilitando a AUTONARRATIVA. Como técnica de análise de dados utilizou-se da ANÁLISE TEMATICA de modo a organizar os resultados e discussões por tópicos, se utilizando das falas expostas à medida que iam acessando suas memórias e colocando as suas histórias do brincar uns aos outros, desta forma, as lembranças foram sendo estimuladas na possibilidade de criar um ambiente comum de troca sociocultural. Percebeu-se que há um processo transitório geracional, no que diz respeito às formas e lugares do brincar nesses últimos 60 anos, mas que hoje o brincar vem sofrendo maior intervenção de agentes externos que intervém e acabam por desloca-lo para um espaço/tempo ainda mais restrito de relações. Nesta imersão atual consideramos que esse brincar vem gerando outros movimentos na formação humana, devido ao processo acelerado de transformação tecnológica que vem dominando o espaço/tempo do jogo e, por certo, agindo na construção de relações superficiais, por não ter o tempo de parada, de escuta e nem de troca, consequentemente, um dos grandes problemas a ser enfrentado no futuro quanto à formação do sujeito.
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JOELMA FERREIRA DA SILVA
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O COTIDIANO E O REFLEXO DAS TRADIÇÕES CULTURAIS PRESENTES NOS CORPOS NEGROS DAS FILHAS DE OXUM
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Orientador : LUANA FORONI ANDRADE
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Data: 17/03/2022
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Dissertação
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O cotidiano de mulheres negras iniciadas na religião do candomblé é permeado por sentidos que descendem de uma história específica brasileira e que exprimem significados culturais na sociedade. Para refletir o contexto social contemporâneo a partir das perspectivas dessas mulheres, nesta pesquisa tive como foco conhecer o cotidiano e o reflexo das tradições e dos elementos culturais presentes nos corpos negros das filhas de Oxum, realizando uma produção artística em dança contemporânea inspirada nas narrativas e relação corpo-território destas mulheres. Sendo de abordagem qualitativa, a metodologia da pesquisa utiliza-se da História Oral, por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas individualmente e em grupo focal, bem como o uso do diário de campo. Para a criação artística, o Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) foi o método escolhido para a realização da pesquisa em dança. Elaborado por Graziela Rodrigues, este modo de estudo é fundamentado na sua relação com a cultura brasileira. Esta pesquisa toma como base os conceitos de Cotidiano (HELLER, 2004), Ancestralidade (OLIVEIRA, 2005, 2016), Corpo-Território (MIRANDA, 2020), Gênero (OYĚWÙMÍ, 2004; 2021), Cultura Popular (HALL, 2013) e Empoderamento (BERTH, 2019). Cada etapa metodológica desta pesquisa está documentada através de fotos, áudios e vídeos, em que foram recolhidas informações para o desenvolvimento deste projeto. Os resultados da pesquisa trazem a presença dos elementos culturais que permeiam o cotidiano das mulheres negras filhas de Oxum, com discussões acerca do elo ancestral destas mulheres com seus corpos negros femininos na promoção dos seus processos de empoderamento, que inspirou a dramaturgia da obra, um solo em dança contemporânea.
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RICARDO SANTANA SANTOS
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CATADORAS DE MANGABA E (RE)CRIAÇÃO DE IDENTIDADES:
PERMANÊNCIAS E RUPTURAS DA TRADIÇÃO NO POVOADO
RIBULEIRINHA ESTÂNCIA/SE
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Orientador : CHRISTIAN JEAN MARIE BOUDOU
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Data: 22/02/2022
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Dissertação
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As transformações nas identidades engendradas pelo processo de globalização tem sido alvo de investigação no campo das culturas populares nas últimas décadas. Esta pesquisa se debruça sobre as identidades da mulher na tradição das catadoras de mangaba do povoado Ribuleirinha, localizado no município de Estância, no Estado de Sergipe. Tem como objetivo refletir sobre as relações entre a profissionalização do trabalho das mulheres catadoras de mangaba e seus processos de agenciamento e (re)configuração de identidades. Desta forma procurei (i) identificar os contextos de criação da associação das catadoras de mangaba; (ii) refletir sobre as estratégias de resistência e a construção de redes de solidariedade entre essas mulheres, no seu território, e fora dele e (iii) analisar a articulação entre o protagonismo feminino e a dinâmica do processo de (re)definição da identidade de gênero. Portanto esta pesquisa contribui com a compreensão de como o processo de profissionalização destas mulheres, estimulado pela criação da associação
interagiu com a dinâmica de (re)construção e afirmação das suas identidades. Partindo de uma concepção de Culturas Populares que se origina dos estudos culturais britânicos, sobretudo com as contribuições dos intelectuais Stuart Hall, Thompson e Williams. Analisando as tradições em uma perspectiva que dialoga com Hobsawm E Ranger (2012), pensando as identidades apoiado nas contribuições de Santos (1993), como também de Casttels (1999 e 2000), e, recorrendo as categorias de raça, classe e gênero numa perspectiva co- constitutiva e interseccional que opera junto a reprodução das hierarquias e desigualdades sociais, a partir das contribuições de Davis (2016), Lugones (2008) e Hirata (2014). Realizou-se um estudo de caso utilizando como instrumentos de coleta de dados entrevistas semiestruturadas e observações diretas. Também foi utilizado como procedimento de análise dos dados as técnicas sistematizadas por Bardin (2009) que correspondem à análise de conteúdo. Evidenciou-se que o associativismo e a profissionalização que ele desencadeou marcam uma transformação na tradição da coleta de mangabas no povoado Ribuleirinha o que repercutiu no processo de reafirmação identitária das mulheres do grupo no sentido da resistência, conforme analisa Castells (1999).
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