Área de Concentração
Mestrado
CULTURAS POPULARES E SOCIEDADE
Linhas Pesquisa :
› ARTES POPULARES: PROCESSOS ANALÍTICOS, PEDAGÓGICOS E CRIATIVOS
CULTURAS POPULARES E SOCIEDADE- Esta linha de pesquisa se concentra nos estudos teórico-prático das Artes Populares tradicionais e/ou contemporâneas, abarcando manifestações de linguagens de cunho visual, áudio, audiovisual, design, artes da cena, música, teatro, folclore, folguedos, dança, moda, ópera, circo, entre outras. As abordagens se direcionam para uma análise crítica das manifestações populares, para os processos criativos, tradicionais e/ou contemporâneos, e também pedagógicos, estimulando proposições de metodologias de ensino, em seus circuitos de produção e recepção de sentidos, advindos do diálogo interartes e sociedade. Tem como escopo o estudo de referenciais teóricos, os quais vêm problematizando e direcionando a produção de conhecimento sobre as artes ditas populares, bem como, sobre educação e sobre poéticas artísticas, enquanto campos estético, político, filosófico e socioculturais nas suas potenciais relações com a sociedade. Nesta linha serão acolhidos projetos relacionadas com as artes populares voltados à: 1) descrição e análise de expressões artísticas de cunho popular; 2) análises e/ou proposições metodológicas relacionadas aos processos pedagógicos do ensino formal ou nãoformal; 3) análise de processos artísticos transversalizados pelas artes populares. Dessa maneira, busca-se promover registro, a problematização, a criação e a potencial ampliação das diferentes maneiras de experimentar, perceber e ressignificar conteúdos e formatos estético- discursivos ligados ao universo das artes populares.
› CULTURAS POPULARES: POLÍTICA, MEMÓRIA E IDENTIDADES
CULTURAS POPULARES E SOCIEDADE- Para esta linha de pesquisa foram pensados pontos relevantes concernentes à formação multidisciplinar, com a perspectiva de promover, a partir de objetos de pesquisas específicos do universo das culturas populares, uma produção de conhecimento capaz de interrogar, analisar e conceituar histórica e discursivamente as construções da memória, das identidades, das políticas culturais, os mais variados meios e mediações, os quais participam da constituição cultural, sobretudo, na sociedade brasileira. As pesquisas que se inserem nesta linha pretendem contribuir para a compreensão do lugar político das culturas populares, discutindo os desdobramentos teóricos e conceituais, a partir da relação entre identidades e diferenças, memória, corpo e territorialidades, levando-se em conta aspectos como a diversidade, questões de gênero, etnicidade, religiosidades, assim como também, entre memória e construção conceitual de patrimônio, gestão, financiamento, preservação, disseminação, divulgação e consumo envolvidos nas práticas culturais. Este processo de ampliação das discussões provoca, portanto, uma produção acadêmica, elaborada através da análise das relações de poder, das narrativas urbanas, das identidades, da memória coletiva, das políticas culturais, das linguagens e meios, tendo em vista seus aspectos simbólicos, imaginários e ideológicos.
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