O curso de Pedagogia da UFS foi implantado em 1967, sendo oferecido pela Faculdade Católica de Filosofia do Sergipe e tinha como finalidade formar professores das séries iniciais e, ao mesmo tempo, contribuir com a formação de professores das séries finas do 1º Grau e do ensino de 2º Grau na época. Essa fase transcorreu no contexto dos anos de 1960, que representam, para a sociedade brasileira, um importante marco nas mudanças ocorridas na estrutura econômica, política e social do país. Uma época de processo de industrialização e movimentos sociais em razão do processo de aceleração da urbanização, dos partidos políticos e sindicatos de trabalhadores da indústria.
O Curso de Pedagogia, - Licenciatura, destina-se à formação de professores para o ensino das disciplinas pedagógicas nos cursos de nível médio e para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e de atividades de gestão, coordenação, e assessoramento pedagógico em órgãos do sistema educacional e em espaços não escolares, proporcionando o acesso aos conhecimentos necessários ao exercício das funções de Planejamento, Supervisão, Orientação e Administração do Ensino visando o domínio dos conteúdos científicos e técnico-pedagógicos que habilite o futuro profissional a revelar:
I. compromisso social com sua profissão e com os atos dela decorrentes;
II. capacidade para a pesquisa no trabalho docente e na gestão como concepção nuclear na orientação do curso;
III. capacidade para a gestão democrática como instrumento pela qualidade do projeto educativo;
IV. capacidade de investigação científica com valor criativo e ético da pesquisa educacional;
V. coerência entre formação oferecida e a prática esperada do futuro professor, tendo em vista:
a) a simetria invertida, como elemento formador social, na qual o preparo do professor, por ocorrer em lugar similar àquele em que vai atuar, demanda consistência entre o que faz na formação e o que dele se espera;
b) a aprendizagem como processo de construção de conhecimentos, habilidades e valores em interação com a realidade e com os demais indivíduos,
c) os conteúdos como meio e suporte para a constituição das competências;
d) a avaliação como parte integrante do processo de formação, consideradas as competências a serem constituídas e a identificação das mudanças de percurso eventualmente necessárias de modo dialógico entre professores e alunos, e,
e) a pesquisa com foco tanto na educação como prática social quanto no processo de ensino e de aprendizagem, uma vez que ambos processos dispõem de conhecimento que norteiam a ação.
O Licenciado em Pedagogia deve, antes de tudo, se comprometer com a formação societária de bases radicalmente democráticas através de uma atitude ética de solidariedade, honestidade, sentimento de indignação frente às injustiças sociais e humanas e compromisso com as transformações que beneficiam a maioria da população, objetivando a formação de um pedagogo/educador capaz de incorporar à sua prática profissional as dimensões do conhecer, analisar, sistematizar, propor e superar os desafios existentes na realidade sócio–educacional atual.
O Curso tem como áreas de atuação:
I) Docência: entendida em seu sentido amplo, como trabalho e processo pedagógico construído no conjunto das relações sociais e produtivas, e, no sentido estrito como relações multideterminadas de procedimentos didático-pedagógicos intencionais passíveis de abordagem interdisciplinar, podendo atuar:
a) na Educação Infantil em instituições escolares e não escolares que abrigam crianças de 0 a 6 anos de idade;
b) nos anos iniciais do Ensino Fundamental em instituições escolares e não escolares que abrigam crianças de 6 a 10 anos de idade, bem como na - de Educação de Jovens e Adultos correspondente aos anos iniciais do Ensino Fundamental;
c) na de Educação Especial em instituições escolares e não escolares que abrigam crianças e adolescentes com deficiências;
d) em projetos de ação educativa em instituições não escolares, e
e) docência nas disciplinas pedagógicas do Curso Normal em Nível Médio.
II) Gestão Educacional: entendida como organização do trabalho pedagógico em termos de planejamento, coordenação, acompanhamento e avaliação nos sistemas de ensino e nos processos educativos formais e não formais, podendo atuar:
a) na administração da unidade escolar da educação básica, tendo em vista a gestão democrática, e,
b) na administração e supervisão de um sistema de ensino que agrupa um conjunto de unidades escolares da educação básica, atuando na instância das diretorias de ensino ou em secretarias municipais de educação, tendo em vista a gestão democrática.
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Cargo: Auxiliar de Serviços Administrativos
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