UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 02 de Dezembro de 2022

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DED

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Projetos de Pesquisa


: Visualizar Detalhes do Projeto de Pesquisa
ALFRANCIO FERREIRA DIAS
2022, SABERES E EPISTEMOLOGIAS TRANS* NO CURRÍCULO DO ENSINO
2021, SABERES E EPISTEMOLOGIAS TRANS* NO ENSINO SUPERIOR
ANA MARIA FREITAS TEIXEIRA
2013, JUVENTUDE, RELIGIÃO E ENSINO SUPERIOR
2012, JUVENTUDE RURAL E ENSINO SUPERIOR
ANA MARIA LOURENCO DE AZEVEDO
2016, HISTÓRIAS DE VIDA E SABERES DOCENTES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE ARACAJU: A RE(INVENÇÃO) DE SENTIDOS
2015, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ACADÊMICO DE PEDAGOGIA DA UFS SOBRE SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO: O que pensam sobre Infância e Educação Infantil?
2013, DISCURSOS NARRATIVOS DOS PROFESSORES SOBRE INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL NO COTIDIANO DA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE ARACJU
CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
2022, Concepções e Práticas Pedagógicas de Professores do Ensino Fundamental com Relação ao Uso de Tecnologias
2021, Concepções e práticas de Professores da Educação Básica sobre Educação Ambiental no Brasil
2020, Concepções e práticas de Educação Ambiental em Sergipe: estudo sobre professores do ensino fundamental
DINAMARA GARCIA FELDENS
2019, O PROJETO EDUCATIVO BRASILEIRO: UM ENSAIO GENEALÓGICO.
2019, GÊNERO E EDUCAÇÃO INFANTIL:UM CAMPO DE PROBLEMATIZAÇÃO CIENTÍFICA
2017, Entre movimentos e saberes: cartografias da formação continuada de professores dos anos iniciais
2017, A PATOLOGIZAÇÃO DA INFÂNCIA NA EDUCAÇÃO: PRATICAS DISCIPLINARES E DE CONTROLE
2016, A PATOLOGIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DISCIPLINAR E DE CONTROLE
2016, Entre experiências e compreensões: cartografias da formação de professores
ELIANA SAMPAIO ROMAO
2022, O Ensino Híbrido: que pensares, que dizeres, que autorias, que fazeres
2021, DOCÊNCIA A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: NADA É IGUAL AO QUE ERA ANTES, MAS QUE MUDOU?
2020, LICENCIATURA NA EAD: A DIALETICIDADE CONTIDA ENTRE O BEM E O MAL
2019, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: SEUS INIMIGOS, SEUS (D)EFEITOS E (DES)(A)FIOS
2019, FORMAÇÃO DE PROFESSOR A DISTÂNCIA NA UFS: crescimento, complicadores, desafios
FÁBIO ALVES DOS SANTOS
2022, Alfabetização Histórica: em busca de um reposicionamento disciplinar diante das reformas curriculares
2021, Alfabetização Histórica: em busca de um reposicionamento disciplinar diante das reformas curriculares
2020, Alfabetização Histórica: em busca de um reposicionamento disciplinar diante das reformas curriculares
2019, Alfabetização Histórica: em busca de um reposicionamento disciplinar diante das reformas curriculares
2018, Alfabetização Histórica: em busca de um reposicionamento disciplinar diante das reformas curriculares
2017, História da municipalização do ensino em Sergipe (1988-2014)
2016, História da municipalização do ensino no Brasil: a experiência do Estado de Sergipe (1988-2014)
2015, História da municipalização do ensino no Brasil: a experiência de um município do agreste sergipano (1988-2014)
GLAUCIO JOSE COURI MACHADO
2019, Software: as microrregiões do Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão e Piauí
2018, O Ensino de Tecnologias informáticas nos cursos de Licenciatura em Filosofia e História das Universidades Federais
2018, Softwares: as microrregiões de São Paulo, Espírito Santo, Bahia e Paraíba
2017, Software: as microrregiões do Paraná e Santa Catarina
2017, O Ensino de Tecnologias informáticas nos cursos de Geografia das Universidades Federais
2016, O Ensino de Tecnologias informáticas nos cursos de Licenciatura em Ciências Sociais das Universidades Federais
2016, Software: as microrregiões do Rio de Janeiro
2015, O Ensino de Tecnologias informáticas nos cursos de Pedagogia das Universidades Federais
2015, Software: as microrregiões de Minas Gerais
2014, O Ensino de Tecnologias informáticas nos cursos de Pedagogia das Universidades Federais
2014, Software: as microrregiões de Pernambuco
2013, A presença social nos ambientes virtuais de aprendizagem
2012, Como estou? Uma ferramenta para apresentar o estado de espírito num ambiente virtual de aprendizagem
2012, A Presença Social nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem
HEIKE SCHMITZ
2020, A APRENDIZAGEM COM MOVIMENTO: O PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES DE ENSINO E A ANÁLISE DA SUA APLICABILIDADE
2018, Desenvolvimento organizacional da escola: Planejamento estratégico e comunicação institucional
2017, A AVALIAÇÃO DO E PELO ALUNO COMO FEEDBACK PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO
2016, A AVALIAÇÃO DO E PELO ALUNO COMO FEEDBACK PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM ESTADO DA ARTE
2015, O DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL DA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL
2013, A ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DE SERGIPE
2012, Mediações entre avaliação e gestão: uso de um software de avaliação para a gestão da educação municipal
LIANNA DE MELO TORRES
2014, PERFIL SOCIO ECONOMICO E CULTURAL DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA (VESPERTINO/NOTURNO) NO PERIODO 2010 – 2014.
MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO
2018, DIÁLOGOS ENTRE CIÊNCIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: APROXIMAÇÕES PRESENTES NAS CONCEPÇÕES DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO
2017, Processo de Formação ambiental: perspectivas de ambientalização curricular
2016, PROCESSO DE FORMAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: perspectivas de ambientalização curricular
2015, METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE: CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO DE UM PROFISSIONAL-CIDADÃO COM CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL
2014, EDUCANDO SOCIOAMBIENTALMENTE COM A HORTA ESCOLAR PARA A CONSTRUÇÃO DA SUSTENTABILIDADE: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E SUPERAÇÕES NA/PELA EDUCAÇÃO FORMAL
MARIA JOSE NASCIMENTO SOARES
2018, MAPEANDO A TYPHA SPP NO ESTADO DE SERGIPE: POSSIBILIDADES E LIMITES PARA AS MULHERES ARTESÃS
2015, FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAUDE PÚBLICA: UMA ANALISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DOS CURSOS DE ENFERMAGEM E FISIOTERAPIA
2014, SAÚDE PUBLICA: PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE RESÍDUOS INFECTANTES
2014, OBSOLESCÊNCIA PLANEJADA: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DOS CURSOS SUPERIORES DE INFORMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE QUANTO ÀS ATIVIDADES ANTROPOGÊNICA PARA O MEIO AMBIENTE.
2012, IMPRESSÕES DA COMUNIDADE E SEUS IMPACTOS PARA A SAÚDE AMBIENTAL DA POPULAÇÃO
2012, ESCOLA DE APRENDIZAGENS E ARTÍFICES DE SERGIPE: CONTORNOS HISTÓRICOS, SOCIAIS E IDEOLÓGICOS.
MARIA NEIDE SOBRAL
2019, INVENTÁRIO HISTÓRICO SOBRE O PLANO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA EM SERGIPE (2004-2016)
2016, CENTROS DE INTERESSE DE DECROLY INSTRUÇÃO PÚBLICA DE SERGIPE (DÉCADA DE 1930)
2013, Inovação Pedagógica na Imprensa Sergipana (década de 1930 - 1940): um estudo no jornal o Correio de Aracaju
MARIZETE LUCINI
2022, Educação Decolonial, Intercultural e a Pedagogia Engajada: aprendendo a transgredir e praticar a educação libertadora com bell hooks
2021, Saberes interculturais em práticas educativas não escolares em pesquisas sobre pedagogia decolonial e interculturalidade na área da educação.
2020, Pedagogia decolonial e interculturalidade: diálogos possíveis em experiências educativas não escolares em múltiplos territórios
2018, A formação de professores para a Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Superior: um estudo de caso nas licenciaturas da Universidade Federal de Sergipe, Campus São Cristóvão.
2016, Histórias e práticas de memória em processos de formação no Estágio Interdisciplinar de Vivência – EIV em Sergipe
2015, História e artefatos culturais na contemporaneidade
2012, O ensino de História em Sergipe: um diagnóstico exploratório da formação de professores e da proposta pedagógica nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
PAULO HEIMAR SOUTO
2019, Formação Inicial via EAD: Caminhos e Desdobramentos em Sergipe
2016, FORMAÇÃO INICIAL VIA EaD: CAMINHOS E DESDOBRAMENTOS EM SERGIPE
2013, A Educação Ambiental na formação cidadã em Cursos de Licenciaturas da Universidade Federal de Sergipe.
RITA DE CACIA SANTOS SOUZA
2020, CONCEPÇÕES E PERCEPÇÕES ACERCA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO MUNICÍPIO DE ARACAJU
2019, CONCEPÇÕES E PERCEPÇÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE SÃO CRISTÓVÃO , SERGIPE, PELO OLHAR DOS DIFERENTES ATORES II
2018, PERCEPÇÕES DE CRIANÇAS QUE FREQUENTAM A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS EM SÃO CRISTÓVÃO-SE
ROSELUSIA TERESA DE MORAIS OLIVEIRA
2022, LEITURAS LITERÁRIAS COM CRIANÇAS: EXPERIMENTAÇÕES, USOS E MODOS
2021, EXPERIMENTAÇÕES LITERÁRIAS: PRÁTICAS DE LEITURAS EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS
ROSEMEIRE MARCEDO COSTA
2022, DE CÁQUI, AZUL OU BRANCO: O UNIFORME ESCOLAR DO ATHENEU SERGIPENSE E DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO RUI BARBOSA NOS JORNAIS ESTUDANTIS (1870-1947)
SILVANA APARECIDA BRETAS
2014, Ensina-se banca. A oferta e a prática da educação doméstica em Sergipe (1880 - 1960)
SIMONE DAMM ZOGAIB
2022, Sentido espacial em livros de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental
2022, Educação Financeira em livros didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental
2021, EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA INTEGRATIVA NO PERÍODO DE 2010 a 2020
2021, SENTIDO ESPACIAL DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO COM CRIANÇAS NO LAR DE ZIZI, ARACAJU-SE
2020, SENTIDO ESPACIAL DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO COM CRIANÇAS DO “LAR DE ZIZI”, ARACAJU-SE
2020, EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DAS PRODUÇÕES ENTRE 2010 E 2020.
SUZANA MARY DE ANDRADE NUNES
2020, Avaliação da Alfabetização entre os interesses políticos e uma educação de qualidade
2020, Alfabetização como Ação Política do Projeto Democrático
2019, A alfabetização, encontros e desencontros de sujeitos trabalhadoras/es no processo ensino-aprendizagem do Ensino Fundamental do 1º aos 5º anos
2018, O Trabalho da/o alfabetizadora/or em Escolas Públicas do Estado de Sergipe: as prática pedagógica em questão
TACYANA KARLA GOMES RAMOS
2022, Crianças, brinquedos e brincadeiras: conhecendo as culturas da infância no cotidiano da Educação Infantil
2022, Análise e (re)configuração da docência com bebês em práticas cotidianas de cuidados e educação: perspectiva colaborativa entre profissionais da creche
2020, A Educação Infantil sob a ótica das crianças: uma pesquisa com fotografias
2019, Práticas cotidianas com bebês na Educação Infantil: pesquisa formação e saberes docentes em foco
2018, Ler para bebês: interações, (re)organização de práticas pedagógicas e formação docente
2015, Participação social de bebês em atividades de leitura na creche: um estudo exploratório
2014, OS BEBÊS ENTRE ELES: INVESTIGANDO APRENDIZAGENS POR MEIO DO BRINCAR COM OBJETOS NA CRECHE
2013, APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DOCENTE PARA ATUAR COM BEBÊS EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS INTERFACES COM A PESQUISA-AÇÃO
2013, RECURSOS DE COMUNICAÇÃO DOS E ENTRE OS BEBÊS NAS PRÁTICAS COTIDIANAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
2012, ANÁLISE E (RE)CONFIGURAÇÃO DE SABERES DOCENTES QUE PERMEIAM AS PRÁTICAS COTIDIANAS COM CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
VELEIDA ANAHI DA SILVA
2021, Ciência Conectada na Escola: uma Análise da Realidade Sergipana (2021-2022)
2020, NOVAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA DOCENTE: UMA ANÁLISE DA REALIDADE SERGIPANA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS
2019, Novas tecnologias e formação docente: desafios e perspectivas no contexto sergipano.
VERONICA DOS REIS MARIANO SOUZA
2019, ALFABETIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
2017, O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DE SERGIPE SOBRE O EIXO LÍNGUA PORTUGUESA
2016, ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO: EM FOCO, O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
2014, INCENTIVO E PROMOÇÃO A LEITURA: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO INSTRUMENTO PARA A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS NAS SÉRIES INICIAIS
2013, A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA UFS (2010-2013)
 
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