UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 02 de Junho de 2024

PROHIS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Banca de QUALIFICAÇÃO: RONALDO DE JESUS NUNES
20/05/2024 08:44

DISCENTE: RONALDO DE JESUS NUNES
DATA: 12/06/2024
LOCAL: Plataforma google meet (online)
TÍTULO: Partido dos Trabalhadores (PT): do núcleo inicial a sua consolidação na política do Estado de Sergipe (1980-1987)
PALAVRAS-CHAVES: Ditadura; Partido Comunista Brasileiro; Partido dos Trabalhadores; Sergipe.
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil República

O presente estudo dedica-se a analisar o surgimento do primeiro núcleo do Partido dos Trabalhadores em Sergipe (PT/SE) até a sua consolidação como uma agremiação forte no domínio da política estadual (1980-1987). A ditadura foi um regime autoritário instaurado a partir de 1964, por meio de um golpe civil-militar, que se prolongou até a década de 1980, passando por uma transição “lenta, gradual e segura”. As ações repressivas representaram uma série de violações aos direitos dos cidadãos, deixando marcas e traumas em grupos sociais oposicionistas em razão das prisões, torturas e assassinatos. O Partido dos Trabalhadores (PT) de Sergipe foi fundado em 27 de julho de 1980, liderado por sindicalistas, estudantes, professores, trabalhadores e ex-integrantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Em relação à metodologia, esta pesquisa se utilizou dos recursos da história oral para produzir algumas entrevistas com os membros fundadores do partido, como também com jornalistas que atuaram durante a formação do núcleo inicial do PT. Além dessas fontes principais, a pesquisa se desenvolveu em jornais sergipanos e baianos, relatórios policiais e do SNI e outros documentos levantados pela Comissão Estadual da Verdade. A análise e discussão de fontes orais e escritas possibilitaram estudar tempos históricos distintos, mas que estão entrelaçados. Por fim, a pesquisa visa contribuir para a historiografia brasileira e em especial a sergipana, tendo em vista o interesse em compreender trajetórias de personagens da história local, que atuaram fora dos grandes centros do país, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Presidente - 1702479 - CELIA COSTA CARDOSO
Interno - 997469 - FABIO MAZA
Interno - 1712579 - AUGUSTO DA SILVA
Externo à Instituição - EVERALDO DE OLIVEIRA ANDRADE