UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 03 de Agosto de 2021

PROHIS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Linhas de Pesquisa dos Docentes

DOCENTES PERMANENTES (UFS)

 

 

Alfredo Julien

Área de titulação: História Social     

 

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de História, investiga os  processos de constituição e expressão de subjetividades e identidades em suas dinâmicas de poder e conformações éticas, buscando analisar situações em que indivíduos e esferas coletivas de organização buscam afirmação e reconhecimento social em situações de conflito.

 

 

Antônio Fernando de Araújo Sá

Área de titulação: História Cultural

 

Possui graduação em História pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1987), mestrado em História Política do Brasil pela Universidade de Brasília (1993) e doutorado em História Cultural pela Universidade de Brasília (2006). Atualmente, é professor associado do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe. Líder do Grupo de Pesquisa História Popular do Nordeste (CNPq/UFS).

 

Linhas de pesquisa:

1.

História Popular do Nordeste



2.

História e Estudos Culturais



3.

História, Memória e Historiografia



 

 

Antônio Lindvaldo Sousa

Área de titulação: História

 

Possui Licenciatura (1988), bacharelado (1991) em História e especialização em Ciências Sociais (1993) pela Universidade Federal de Sergipe. Mestrado em História pela UFMG (1996) e doutorado em História pela Unesp (2005). É professor efetivo do Departamento de História da UFS, dede 1993. Tem experiência na área de História local (Sergipe), atuando principalmente nos seguintes temas: religiosidades, memórias, identidades, culturas e trajetórias de vidas. Opta em estudar personagens à margem da História ou aqueles que remetem entender aspectos da cultura do seu tempo (também não anônimos). Estuda especificamente o período colonial até as primeiras décadas do século XX. Lidera o grupo de pesquisa "Culturas, Identidades e Religiosidades"- GPCIR.

 

Linha de pesquisa:

1.

Culturas, Memórias, Identidades e Religiosidades



 

 

Augusto da Silva

Área de titulação: História Econômica

 

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1996), mestrado em História pela mesma instituição (1999) e doutorado em História pela Universidade de São Paulo - USP (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe, atuando, principalmente, nas áreas de Teoria e Metodologia da História e Brasil colonial.

 

Linha de pesquisa:

 

1.

Sociedades de Antigo Regime no Atlântico Sul

 


 

 

Bruno Gonçalves Alvaro

Área de titulação: História Comparada

 

Professor Adjunto III de História Medieval no Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe. Com estágio pós-doutoral em História pela Universidade Federal de Mato Grosso, na área de História Medieval, com ênfase nas relações políticas inseridas na guerra e no senhorio entre os períodos de governo episcopal de Urbano II (1088-1099) e Calisto II (1119-1124). Graduado em História pelas Faculdades Integradas Simonsen (2005). Mestre (2008) e doutor em História Comparada (2013) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Medieval. Atua como pesquisador-associado no Vivarium - Laboratório de Estudos da Antiguidade e do Medievo e atualmente é o coordenador do Núcleo Nordeste do referido Laboratório. É pesquisador-colaborador no Programa de Estudos Medievais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEM-UFRJ).

 

LINHAS DE PESQUISA:

1. Estudos sobre documentação e historiografia a respeito do feudalismo e do senhorio: Idade Média e Modernidade;

2. A Guerra na Antiguidade e no Medievo: táticas, estratégias e relações políticas (Séc. III ao XIII);

3. Relações sociais e poder na Antiguidade e no Medievo;

4. Eclesiologia e Ordem Social no Ocidente.


CARLOS DE OLIVERIA MALAQUIAS

Área de titulação: história social

 

É professor efetivo do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe. Doutorou-se em História Social (Conceito CAPES 6) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014), onde concluiu seu mestrado em 2010. Possui graduação em História pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2007). Suas pesquisas da especialização focam os seguintes temas: pequenos produtores no período escravista, demografia histórica e história da população, história econômica, história da escravidão, história agrária, história da família e história de Minas.


CÉLIA COSTA CARDOSO

Área de titulação: História Social

 

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (2004). Mestre em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP (1995). Graduada em História (Bacharelado e Licenciatura) pela Pontifícia Universidade Católica PUC/SP (1990). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe (UFS), tendo como área de concentração História do Brasil. Tem experiência de pesquisa na área de História do Brasil República, com ênfase na História da Ditadura Militar, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil, Ditadura, Política, Imprensa, Segurança, Repressão.

 

Linhas de pesquisa:

1.

Educação, Cidadania e Patrimônio Cultural



2.

Representações Políticas e Culturais Contemporâneas



3.

Cultura e Política



4.

Cultura, Poder e Mídia



5.

Relações Sociais e Poder (Pós-Graduação/UFS)



 

 

Claudefranklin Monteiro Santos

Área de titulação: História

 

Graduado em História (1995), Mestre em Educação (2003) pela Universidade Federal de Sergipe e Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, Metodologia e Prática do Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: história, cultura escolar, nacionalismo, literatura sergipana, cultura, patrimônio cultural, festa, história da igreja, religião e religiosidade, história e música, História de Sergipe. Professor do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe.

Linhas de Pesquisa:
1. Igreja, Religiões e Religiosidades.

 

2. História e Patrimônio Cultural.


3. História, Educação e Ensino de História.


4. História e Cultura Popular.


5. História e Estudos Culturais (Literatura, Música e Cinema).

 

 

 

 

Eder Donizeti da Silva

Área de titulação: Arquitetura e Urbanismo 

 

Graduação em Arquitetura e Urbanismo - Instituiçao Moura Lacerda de Ribeirao Preto (1993), Mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (2005). Atualmente é professor adjunto 4 da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente em preservação, arquitetura, direito urbanístico, planejamento urbano e centros históricos. Desenvolve projetos na área de Design, em Mobiliário Urbano.

 

Linhas de pesquisa:

1. Arte Urbana

 

2. Tecnologia da Conservação e Restauro

 

3. Gestor do convênio com o IPHAN-Sergipe, título: "Caracterização das argamassas da Igreja N.S. da Conceição"

 

4. Design do Mobiliário Urbano nas Cidades Históricas Pernambucanas.

 

 

 

 

Edna Maria Matos Antônio

Área de titulação: História 

 

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), Mestrado (1999) e Doutorado em Historia (2011) pela mesma Universidade. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Brasil Colonial e Império; História de Sergipe; Cultura e Política; Memória

 

 

 

Fábio Maza

Área de titulação: História Social

 

Possui graduação em História pela Universidade de Mogi das Cruzes (1986), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é membro consultivo da Revista Brasileira de História e professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: Roberto Simonsen, Ciência, Tecnologia, Intelectuais e Estado.

 

Linhas de pesquisa:  

1.    Estado, Poder e Intelectuais;  

 

2.    História da Ciência

 

 

 

 

 

 

Marcos Silva

Área de titulação: Educação

 

Professor Adjunto III do Departamento de História da UFS. Possui Graduação em História pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1983), Mestrado e Doutorado em História da Educação (UNIMEP, 2001), atualmente leciona Metodologia do Ensino de História e pesquisa sobre Diáspora Atlântica dos Sefarditas nos tempos modernos; Cultura Cristã-nova na América Portuguesa; História do Criptojudaísmo no Nordeste do Brasil.

 

 

PÉRICLES MORAIS DE ANDRADE JÚNIOR

ÁREA DE TITULAÇÃO: SOCIOLOGIA

 

É licenciado em História pela Universidade Federal de Sergipe (1998), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (2000) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). É sócio da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). Atuou como professor-substituto nos departamentos de Ciências Sociais e História (ambos da UFS), como bolsista PRODOC/CAPES e FACEPE no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE, ministrando aulas junto ao departamento de Ciências Sociais e no PPGS-UFPE, como membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Sociologia (PPGS-Mestrado em Sociologia) entre 2008 e 2014. Atualmente é professor-Adjunto IV na Universidade Federal de Sergipe, lotado no Departamento de Ciências Sociais e no Núcleo de Graduação em Ciências da Religião. Líder do Grupo de Pesquisa em Ciências da Religião da UFS, pesquisador do Grupo de História do Tempo Presente (GET) e membro titular do Conselho Estadual de Cultura (CEC/Sergipe). Atuou como Assessor do Reitor. Atualmente é Coordenador de Cultura e Arte da Pró-Reitoria de Extensão (CCART/PROEX). Entre 2009 e 2010 foi Coordenador Estadual do Plano de Ações Articuladas (MEC/UFS/SEED). Tem experiência na área de Sociologia e História, atuando principalmente nos seguintes temas: religião, modernidade, mídia e educação.

 

 

Petrônio José Domingues 

Área de titulação: História

 

Possui bacharelado e licenciatura (1997), mestrado (2001) e doutorado (2005) em História pela Universidade de São Paulo (USP). É professor associado do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professor permanente do Mestrado em História, da mesma universidade. Tem experiência na área de História, com ênfase em Brasil Republicano, Historiografia Brasileira, Teoria da História, Metodologia de Pesquisa Histórica, atuando principalmente com os seguintes temas: populações da diáspora africana, no Brasil e nas Américas, pós-abolição, estudos pós-coloniais, movimentos sociais, identidades, biografias e multiculturalismo. Foi Visiting Scholar na Rutgers - The State University of New Jersey (EUA), no Department of Africana Studies (2012-2013).

 

Linhas de pesquisa

 

1.  História Afro-Atlântica

 

2. From Black History to Diasporan History

 

 

 

Mais informações acesse o Currículo Lattes dos docentes no seguinte endereço eletrônico: http://lattes.cnpq.br/ 

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2021 - UFRN v3.5.16 -r15658-0ddb51b1be