UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 17 de Junho de 2019


PROHIS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

    Últimas Notícias

27/05/2019 Banca de DEFESA: DENISE BISPO DOS SANTOS
23/05/2019 Banca de DEFESA: DENISE BISPO DOS SANTOS
16/05/2019 Banca de DEFESA: MÁRCIA OLIVEIRA GAMA
16/05/2019 Banca de DEFESA: MÁRCIA OLIVEIRA GAMA

Apresentação do Departamento

APRESENTAÇÃO

O Núcleo de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Sergipe oferece o curso de mestrado acadêmico na área de concentração Cultura e Sociedade.

O Mestrado em História, aprovado durante a 132a Reunião do Conselho Técnico Consultivo de Educação Superior (CTC/ES) da CAPES, em dezembro/2011, tem a pretensão de contribuir na formação de docentes, pesquisadores e recursos humanos na área de História para o exercício de atividades de ensino e pesquisa.

Primeiro curso de mestrado em História no estado atende uma demanda histórica de capacitação de estudantes, professores e pesquisadores. O curso conta com duas linhas de pesquisas: Cultura, Memória e identidade e Relações sociais e Poder

 

LINHAS DE PESQUISA

 

Cultura, Memória e identidade

A Linha de Pesquisa propõe os conceitos de cultura, memória e identidade como categorias centrais para a compreensão das sociedades em sua reflexão histórica. De fato, cultura, memória e identidade são indissociáveis, pois, ao mesmo tempo em que a memória, categoria eminentemente histórica, participa da construção da identidade, ela também molda aquilo que deve ser lembrado pelo indivíduo e, enquanto memória coletiva e nacional constrói denominadores comuns que superam, ao nível simbólico, as diferenças sociais e políticas dando origem aos diversos sistemas culturais. Assim, a partir do diálogo entre memória, cultura e identidade a Linha de Pesquisa acolhe estudos sobre os universos simbólico e material das classes populares, compreendendo a cultura como um conjunto de relações, valores, práticas e imaginários em seu contexto histórico. Nesse sentido, estão incluídos os trabalhos que dialogam com os costumes e o saber fazer cotidianos. Essa perspectiva inclui o estudo da comunicação e as suas diferentes linguagens. Ainda a partir da reflexão sobre essas categorias centrais serão desenvolvidas pesquisas que contemplarão o entrelaçamento entre o religioso, o social e cultural.

 

Relações sociais e Poder

A linha de pesquisa busca agregar e articular investigações que tratam das relações sociais e do poder em suas mais abrangentes manifestações históricas ou historiográficas. Congregam-se, assim, estudos que enfatizem as múltiplas formas pelas quais os indivíduos se organizam, se relacionam, dominam, resistem e negociam ordens sociais, econômicas e políticas, em distintos tempos históricos e nas diferentes perspectivas teóricas e metodológicas de abordagem históricas. Nessa linha estão contempladas, assim, as pesquisas sobre: relações de classe e de trabalho, escravidão, problemas étnico-raciais e movimentos sociais urbanos e rurais. O poder – visto como uma relação entre pessoas, poder social – pode ser problematizado sob dois aspectos distintos e complementares, quais sejam, o poder como objeto da investigação histórica e o poder como agente instrumentalizador da própria escrita da história, da historiografia. No primeiro aspecto, ele admite múltiplas abordagens, que vão desde os estudos sobre o Estado e suas instituições, em todos os seus níveis hierárquicos, das políticas públicas e seus agentes políticos, quanto das manifestações dos discursos midiáticos, educacionais, jurídicos, entre outros; da cultura política; das dimensões simbólicas do poder, assim como também sob a perspectiva dos micro-poderes. No segundo aspecto, acolhem-se as percepções de como a historiografia, como discurso legitimador de saberes em cada tempo histórico, coloca-se também como instrumento de poder.

Chefia do Departamento:
Não informado
Telefone(s):
31946394(Secretaria)
Endereço Alternativo:
https://pt-br.facebook.com/prohisufs

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2019 - UFRN v3.5.16 -r7485-bf48e7c31