Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FÁBIO DOS SANTOS ANDRADE
DATA: 31/05/2023
HORA: 16:00
LOCAL: PPGECIMA - Sala de Videoconferência
TÍTULO: Obstáculos e dificuldades de aprendizagem sobre função quadrática: uma investigação ao longo de uma sequência didática
PALAVRAS-CHAVES: Função Quadrática; Sequência Didática; Metacognição; Obstáculos; Aprendizagem
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:
O presente projeto de pesquisa teve como objeto analisar a vivência de uma sequência didática para investigar sobre as razões que levam os alunos do ensino médio a apresentarem obstáculos e dificuldades na aprendizagem de função quadrática. Durante a sequência didática, aos alunos foi oportunizado utilizar estratégias metacognitivas, com a finalidade de auxiliar na superação dos obstáculos e dificuldades que eles possam enfrentar na construção de conhecimentos sobre função quadrática. Partiu-se do pressuposto que compreender estratégias metacognitivas permita ao discente o desenvolvimento da própria cognição e a reflexão sobre seus conhecimentos. Durante a pesquisa, foi analisado sobre a compreensão dos estudantes na resolução de problemas que envolvam Função Quadrática, bem como foi avaliada a contribuição dos conhecimentos prévios dos alunos em cada aula no processo de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa esteve apoiado em textos dos principais teóricos que fundamentam o objeto de estudo: Brousseau, Flavell e Zabala, entre outros. Os sujeitos da pesquisa em questão foram alguns alunos de uma escola pública estadual do ensino médio, na cidade de Ribeira do Amparo – BA, que foram oportunizados por meio da sequência didática a refletirem sobre seu papel no contexto escolar, seus obstáculos e dificuldades de aprendizagem e à identificação, por meio da metacognição, dos instrumentos que os levarão a querer estudar de maneira prazerosa e significativa. A pesquisa contribuiu para ratificar a importância da investigação e da metacognição em um processo de sequência didática, por valorizar a experiencia dos alunos e o diálogo entre eles em sala de aula. Esse estudo também auxiliou a compreender sobre suas dificuldades e obstáculos de aprendizagem sobre função quadrática. Para essa aprendizagem, faz-se necessário trazer para sala de aula um ambiente acolhedor e inovador, que promovam nos aluno a capacidade de resolver problemas e lidar com informações numéricas.