Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SÔNIA ELIZABETH BROWN SANTOS MELLONE
DATA: 24/04/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 302 didática VII
TÍTULO: O ENGAJAMENTO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DE QUÍMICA DE
UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
PALAVRAS-CHAVES: Engajamento Acadêmico; ensino superior; estudantes de química; avaliadores
PÁGINAS: 96
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:
Nesta pesquisa foi analisado o Engajamento Acadêmico de estudantes do Departamento de Química, constituído por 412 alunos ativos no sistema no ano de 2022 e que fazem parte de dois cursos: Licenciatura e Bacharelado, de uma Instituição de Ensino Superior brasileira. Buscou-se um panorama geral do nível de Engajamento dos mesmos e das três dimensões que o compõe. O Engajamento Acadêmico pode ser avaliado como combinação sinergética de 3 dimensões: afetiva, comportamental e cognitiva. Ao avaliar as dimensões, pode ser medido o nível de Engajamento Acadêmico geral dos estudantes de ensino superior e o que este grupo em específico está de fato fazendo dentro da Instituição de Ensino Superior e no curso, bem como se sentem e onde precisam de um maior suporte. Para a análise e coleta de dados foi utilizado questionário (survey) de escala Likert de Engajamento Acadêmico encontrados na literatura com acesso aberto e validados. A partir da análise das respostas obtidas e das relações com dados sociodemográficos, ações e políticas são traçadas de forma mais precisa, onde é levado em consideração as características socioeconômicas do grupo estudado e suas necessidades acadêmicas, e repassadas para o Departamento de Química com o intuito de provocar melhorias nas várias esferas que compõem a experiência acadêmica.