Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOALISSON BAHIA SANTANA
DATA: 27/03/2023
HORA: 08:00
LOCAL: Didática VII, sala 402
TÍTULO: ATENÇÃO SELETIVA E TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS: ARTICULAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DA NOÇÃO DE RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem Matemática; Sequência Didática; Relações Métricas no Triângulo Retângulo; Neurociência Cognitiva; Teoria dos Campos Conceituais.
PÁGINAS: 194
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:
O objetivo desta pesquisa é elaborar uma sequência didática com potencial de mobilizar a atenção seletiva dos alunos, para o desenvolvimento da aprendizagem da noção de relações métricas no triângulo retângulo. Para isto, tem-se suporte metodológico na Engenharia Didática Clássica (EDC) de Artigue (1996), a saber: com as etapas de Análises Preliminares e Concepção e Análise a Priori. Através da primeira etapa, foi possível estabelecer os obstáculos epistemológicos associados à construção histórica do conhecimento das relações métricas no triângulo retângulo, os obstáculos para seu ensino e aprendizagem em sala de aula, as competências previstas por documentos normativos para a educação, bem como as estratégias propostas pelos livros didáticos. Mediante os dados desta análise, foi possível estabelecer como suporte teórico a Teoria dos Campos Conceituais (TCC) e o constructo da atenção seletiva com o modelo da Teoria da Busca Guiada (TBG), para a elaboração de ações didáticas que tenham o potencial de mobilizar o foco atencional e proporcionar a desenvolvimento do campo conceitual das relações métricas. Na etapa de Concepção e Análise a Priori, foram traçados os cinco momentos para a sequência didática, com a descrição dos seus objetivos e importância, além das predições de comportamentos esperados que correspondem a uma efetivação da aprendizagem. Foram elaboradas duas matrizes de referência para a análise de aspectos de testes baseados na TBG e aspectos gerais das atividades da sequência didática, as quais foram utilizadas para a validação interna da sequência, feita através da aplicação de um questionário. Constatou-se que a sequência didática proposta tem o potencial de mobilizar a atenção seletiva para o desenvolvimento da aprendizagem das relações métricas no triângulo retângulo, por propor dinâmicas com diversos recursos e diferentes tipos de situações em que esse conceito pode ser empregado. Evidenciaram-se algumas articulações entre a Neurociência Cognitiva e a Didática da Matemática através do planejamento das situações didáticas, ao privilegiar o funcionamento do cérebro no processo de aprendizagem.