Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SÔNIA ELIZABETH BROWN SANTOS MELLONE
DATA: 18/10/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Secretaria do PPGECIMA
TÍTULO: O ENGAJAMENTO ACADÊMICOS DOS ESTUDANTES DE QUÍMICA
PALAVRAS-CHAVES: Engajamento Acadêmico; ensino superior; estudantes de química; avaliadores
PÁGINAS: 43
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:
Nesta pesquisa avaliamos o Engajamento Acadêmico de estudantes do Departamento de Química, constituído por cerca de 400 alunos ativos no sistema que fazem parte de dois cursos (Licenciatura e Bacharelado), de uma Instituição de Ensino Superior brasileira. Buscou-se um panorama geral de como se dá e de quais formas o Engajamento Acadêmico é manifestado, ou seja, como os estudantes estão dedicando seu tempo e energia ao curso. O Engajamento Acadêmico pode ser avaliado como combinação sinergética de 3 dimensões: afetiva, comportamental e cognitiva. Ao avaliar as dimensões, têm-se uma ideia do que o estudante de ensino superior está de fato fazendo dentro da Instituição de Ensino Superior e no curso, bem como se sentem e onde precisam de um maior suporte. Para a análise e coleta de dados foi utilizado questionário (survey) de escala Likert, adaptado a partir de outros questionários de Engajamento Acadêmico encontrados na literatura com acesso aberto e validados. A partir da análise das respostas obtidas que ações e políticas são traçadas de forma mais precisa, onde é levado em consideração as características socioeconômicas do grupo estudado e suas necessidades acadêmicas, e repassadas para o Departamento de Química com o intuito de provocar melhorias nas várias esferas que compõem a experiência acadêmica.