Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIO FONTES FRAGA
DATA: 29/04/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: Argumentação no ensino de proporção nos livros didáticos
PALAVRAS-CHAVES: Argumentação. Ensino de Matemática. Proporção.
PÁGINAS: 86
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:
Neste estudo, tivemos como objetivo identificar as categorias de argumentação utilizadas em onze livros didáticos de matemática, adotados pelo guia do Plano Nacional do Livro Didático, o PNLD, de 2020, em relação ao conteúdo de proporção. Para isso, procuramos definir o conceito de argumentação, baseados em autores como Toulmin (2006), Balacheff (1988), Sales (2011) e Attie (2016). Além da argumentação, alguns conceitos importantes como explicação, justificação, prova e demonstração foram evidenciados, a partir de autores como Duval (1993), Caldato et al (2017), Nasser e Tinoco (2003), Sasseron e Carvalho (2011), entre outros. Quanto à metodologia, consideramos que nossa pesquisa pode ser caracterizada como qualitativa, com aspectos exploratório, documental e descritivo. Para o desenvolvimento da nossa pesquisa, partimos de uma questão central: Que tipo ou categorias de argumentação são abordados em livros didáticos de Matemática recomendados pelo guia do PNLD, em relação ao ensino de proporção? A partir dessa questão, traçamos como objetivo identificar as categorias de argumentação utilizadas pelos livros didáticos recomendados pelo guia do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD (BRASIL, 2020), em relação ao ensino de proporções. Em relação à coleta de dados, fizemos uma breve abordagem histórica sobre o tema, assim como um mapeamento de pesquisas relacionadas ao ensino de proporção e realizamos uma busca nos livros didáticos, afim de identificar as categorias de argumentação utilizadas no ensino de proporção. Por fim, após as análises, apresentamos como resultado principal a predominância da argumentação explicativa nos livros considerados.