Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATALIE BATISTA OLIVEIRA
DATA: 29/11/2021
HORA: 14:30
LOCAL: https://meet.google.com/dyc-bsfb-tgf
TÍTULO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO E COLOMBIANO: UM ESTUDO COMPARADO DAS PRÁTICAS DE ENSINO DE PROFESSORES FORMADORES
PALAVRAS-CHAVES: Estilos de pensamento. Formação docente. Metodologias de ensino. Políticas ambientais. Práxis ambiental.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
A adequada formação de professores para o enfrentamento das problemáticas socioambientais tem sido discutida pela comunidade científica em caráter global e implica pensarmos nos contextos formativos, nas práticas desenvolvidas e nas políticas públicas sancionadas. O professor, diante do cenário socioeconômico contemporâneo, desempenha um importante papel, que é o de auxiliar na formação cidadã, estimulando o pensamento crítico através do ensino. Assim, algumas dificuldades se delineiam ao pensar na formação de professores, especialmente acerca das práticas desenvolvidas para a formação ambiental. Estudos comparativos têm ajudado a apresentar novos panoramas para a temática e, as pesquisas realizadas na América Latina, em países como Brasil e Colômbia, que apresentam tanto históricos confluentes do ponto de vista de suas reformas educacionais para a Educação Ambiental, quanto problemas socioambientais, nos direcionam a novas perspectivas de reflexão para os desafios locais. Desse modo, essa pesquisa, com caráter qualitativo, trata de um estudo comparativo, que busca investigar as práticas em educação ambiental de formadores de professores no Brasil e Colômbia a partir de seus discursos. Para tal, será necessário analisar a legislação ambiental dos dois países para entender como elas se inserem no pensamento ambiental e nas práticas desses professores. Serão realizadas entrevistas semiestruturadas com professores formadores que trabalham com a temática ambiental, buscando identificar os estilos de pensamento em Educação Ambiental (EA) e a compreensão das práticas por eles desenvolvidas. Por se tratar de uma pesquisa que envolve a investigação de fenômenos educacionais em diferentes lugares, o Método Comparativo foi selecionado como procedimento metodológico. Os dados a serem coletados por meio dos levantamentos e entrevistas semiestruturadas receberão tratamento analítico comparativo seguindo as etapas do método proposto por Bereday (1964) e do método de Análise Textual Discursiva (ATD). Espera-se que essa pesquisa possa auxiliar na melhoria dos processos formativos em relação a educação ambiental, especialmente na compreensão das práticas docentes desenvolvidas, podendo inclusive suscitar reflexões sobre elas, configurando um benefício direto aos/as participantes do estudo.