Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIANA NUNES ANDRADE
DATA: 27/09/2021
HORA: 14:00
LOCAL: LEM
TÍTULO: CARTAS DE PARKER COMO UMA FERRAMENTA DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA (FINAL DO SÉCULO XIX E PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX)
PALAVRAS-CHAVES: Aritmética. Cartas de Parker. Saber profissional
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
RESUMO:
Este trabalho é resultado de uma pesquisa que teve por objetivo caracterizar a as Cartas de Parker como uma ferramenta do saber profissional do professor que ensina matemática, a partir das revistas pedagógicas final do século XIX e primeira metade do século XX. Como fundamentação teórica para o trabalho foram adotadas Portela (2014) para um entendimento acerca das Cartas de Parker; Valente et al. (2017) sobre matemática a ensinar e matemática para ensinar; e Morais, Bertini e Valente (2021) sobre as categorias de análise: sequência, significado, graduação e exercício e problemas. Como resultados parciais, pode-se ressaltar que já foi possível caracterizar as cartas de Parker como uma ferramenta de ensino, parte da matemática para o ensino.