Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MANUEL MESSIAS SANTOS
DATA: 28/08/2018
HORA: 16:00
LOCAL: Departamento de Física - Sala 2
TÍTULO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE TERMOLOGIA: UMA PROPOSTA BASEADA NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA DE DERMEVAL SAVIANI
PALAVRAS-CHAVES: Pedagogia histórico-crítica, sequência didática, termologia
PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:
O presente trabalho aborda a pedagogia Histórico-Crítica no contexto escolar como uma ferramenta para o ensino e a aprendizagem em Física no ensino médio. A importância dessa pedagogia se deve ao fato de que ela considera o homem como ser histórico, construído ao longo do tempo, cuja humanização está intrinsicamente vinculada a elementos do passado e à sua capacidade de mudar a realidade através do trabalho, construindo assim o futuro. Isso torna a educação um processo fundamental para essa humanização. O objetivo desse trabalho é aplicar e avaliar a eficácia dos cinco passos estruturadores da pedagogia Histórico-Crítica para promoção de um cidadão crítico através de uma sequência didática sobre o conteúdo de termologia. Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, que teve como instrumento de coleta de dados questionário e gravações de áudio. Com base nos dados obtidos pudemos traçar um perfil de alunos do 20 ano do ensino médio participantes do estudo, antes e depois da aplicação da sequência didática, fazendo um comparativo entre esses dois momentos.