Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VINÍCIUS OLIVEIRA ROCHA
DATA: 06/03/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do DCOS
TÍTULO: A CRÍTICA DE CINEMA COMO GÊNERO
DISCURSIVO JORNALÍSTICO: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DE BACURAU
PALAVRAS-CHAVES: Crítica cinematográfica; Ordem do Discurso; Bacurau; Kleber Mendonça Filho;
Análise Temática
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO:
O presente trabalho busca abordar a crítica cinematográfica enquanto um gênero discursivo
jornalístico e como suas construções discursivas buscam legitimar a posição do crítico no seu
processo de análise dos filmes. Para isso, determinou-se como objeto de pesquisa um conjunto de
críticas do filme Bacurau (2019) escritas em português, inglês e francês. A literatura adotada traçou,
inicialmente, um percurso histórico da crítica enquanto uma atividade profissional, apresentando os
principais marcos e transformações vivenciadas por ela a nível internacional e nacional, além de
abordar os novos desafios e embates enfrentados pelos críticos no ambiente digital. Em seguida,
apresenta-se uma discussão que correlaciona a Ordem do Discurso, tal qual apresentada por Michel
Foucault, com os processos de construção do discurso crítico. Para a análise das críticas, os
procedimentos metodológicos foram construídos com base na Análise Temática, a partir de coleta de
dados e análise dos conteúdos identificados, separadamente, em críticas produzidas nos três idiomas
previamente selecionados. Os resultados mostram que a maioria dos críticos enxerga em Bacurau
temáticas geográficas e políticas associadas ao sertão, atrelando-as aos seus diferenciados repertórios
culturais e cinematográficos, o que os leva a fazer conexões entre o filme e obras fílmicas de outros
diretores e gêneros cinematográficos, com ênfase ao faroeste. Ao mesmo tempo, as subjetividades
desses críticos emergiram dos discursos produzidos a respeito do filme, permitindo identificar
diferenças substanciais nas suas análises, a depender de seus referenciais geoculturais, enquanto seus
repertórios ajudaram a traçar elementos comuns à formação do crítico e à produção de seu discurso,
mesmo em diferentes locais do mundo.