O Mestrado em Comunicação representa uma articulação institucional de um trabalho coletivo de pesquisa que vem se expressando na constituição de grupos de pesquisadores de diversos vínculos institucionais:
O eixo estruturador do grupo Comunicação, Economia Política e Sociedade (CEPOS) é a Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPC). Coordenado até 2012 por Valério Brittos, em 2013, sob coordenação de César Bolaño, transfere-se institucionalmente para a UFS, situando-se no Observatório de Economia e Comunicação (OBSCOM), onde se localizava também o grupo Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (CT&D), coordenado desde então por Verlane Aragão Santos. Em 2016 O CT&D se desfaz e o grupo adota formalmente a sigla OBSCOM/CEPOS. Vincula-se à rede Economia Política das Tecnologias da Informação e da Comunicação, produtora do portal EPTIC, da revista EPTIC Online e do boletim EPnoTICias. Os grupos de EPC da INTERCOM e da ALAIC figuram na origem dessa rede que, por sua vez, esteve na gênese da ULEPICC. Além da produção acadêmica dos integrantes (cf. CV Lattes) destacam-se, entre suas atividades, a realização de eventos, culminando, em 2017, com o XV Seminário OBSCOM/CEPOS.
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O trabalho dos pesquisadores do grupo tem, atualmente, abordado questões metodológicas sobre pesquisa aplicada em jornalismo, tanto a partir do desenvolvimento e aplicação de metodologias quando da discussão de seus impactos em inovação de processos e produtos jornalísticos. Assim, temas como inovação, gestão da qualidade, processos de produção e tecnologias digitais têm se constituído em importantes áreas de pesquisa do grupo.
Os pesquisadores do grupo trabalham com uma temática de investigação que vem ganhando corpo teórico e metodológico muito recentemente - os estudos da mídia regional - de forma ainda dispersa pelo território nacional. Buscam, por isso, atuar colaborativamente, de forma interinstitucional e com foco interdisciplinar, para investigar os fenômenos comunicacionais e midiáticos em recortes espaciais específicos, a partir dos seus referenciais de proximidade e de identidade local e regional. Incluem-se, aí, os processos de regionalização dos meios de comunicação e das verbas publicitárias; a influência dos regionalismos sobre os produtos midiáticos; e as relações dos grupos de mídia com os projetos de desenvolvimento regional. Nesta perspectiva, ganham importância os conceitos basilares da Geografia - espaço, territó ;rio, região, lugar e escalas. Em 2016, a produção do grupo envolveu: uma tese de doutorado; um livro autoral; uma disciplina de mestrado; projeto Pibic e artigos publicados. O Grupo possui três linhas de pesquisa: Estudos de Mídia Regional; Geografias da comunicação contemporânea; Jornalismo local-regional.
O Laboratório Interdisciplinar de Comunicação Ambiental (LICA), registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no CNPq, foi criado em 2009, sob a coordenação da professora Sonia Aguiar, e tem como pesquisadores os doutorandos Jean Borba Cerqueira (PPGCOM-UFPE) e Michele Amorim (Prodema-UFS). Em 2011 e 2013, o grupo organizou o 1º e o 2º Encontro Interdisciplinar de Comunicação Ambiental (EICA), tendo lançado neste último a proposta de uma Rede Interdisciplinar de Comunicação Ambiental (RICA). A profa. Sonia Aguiar é também membro-fundadora da International Environmental Communication Association (IECA) e integra o grupo de pesquisa Geocom – Geografias da Comunicação, que tem como líder a pesquisadora Sonia Virgínia Moreira, da UERJ. Mais detalhes em: http://theieca.org/
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Os pesquisadores do grupo trabalham com uma temática de investigação que vem ganhando corpo teórico e metodológico muito recentemente - os estudos da mídia regional - de forma ainda dispersa pelo território nacional. Buscam, por isso, atuar colaborativamente, de forma interinstitucional e com foco interdisciplinar, para investigar os fenômenos comunicacionais e midiáticos em recortes espaciais específicos, a partir dos seus referenciais de proximidade e de identidade local e regional. Incluem-se, aí, os processos de regionalização dos meios de comunicação e das verbas publicitárias; a influência dos regionalismos sobre os produtos midiáticos; e as relações dos grupos de mídia com os projetos de desenvolvimento regional. Nesta perspectiva, ganham importância os conceitos basilares da Geografia - espaço, territó ;rio, região, lugar e escalas. Em 2016, a produção do grupo envolveu: uma tese de doutorado; um livro autoral; uma disciplina de mestrado; projeto Pibic e artigos publicados. O Grupo possui três linhas de pesquisa: Estudos de Mídia Regional; Geografias da comunicação contemporânea; Jornalismo local-regional.
O objetivo do grupo é empreender estudos que analisem as produções informacionais - comunicacionais sob a perspectiva da sua apresentação, ou seja, construção temática e linguagem/tratamento estético, bem como, investigar a esfera da sua circulação e consumo: a audiência dos produtos midiáticos em suas vertentes de exposição/recepção, interpretação, aprendizado e reforço/mudança dos comportamentos.
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O grupo tem como objetivo desenvolver pesquisas relacionadas ao jornalismo audiovisual, a partir reflexões teórico-conceituais e proposições experimentais. Assim, buscando relacionar perspectivas local, nacional e/ou internacional, o Jornau se divide em duas linhas de pesquisa: Jornalismo e tecnologias digitais; Narrativas e produção de sentido. O grupo de pesquisa buscar atuar colaborativamente com a Rede de pesquisadores em Telejornalismo (Telejor) e outras parcerias interinstitucionais, como o Centro de Estudos e Pesquisa em Jornalismo (CEPEJOr /UFCA). Atualmente desenvolve pesquisa sobre Infotenimento nos noticiários televisivos de Sergipe.
O Laboratório de Análise de Visualidades, Narrativas e Tecnologias (LAVINT) foi criado em 2017 na Universidade Federal de Sergipe (UFS) e figura desde 2018 na base de dados do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. O grupo é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFS (PPGCOM/UFS) e é coordenado pelas professoras Tatiana Aneas e Greice Schneider, além dos docentes Valéria Maria Vilas Boas, Leonardo Pastor, Michele Tavares, Vitor Braga, Carina Flexor e Diogo Velasco. O Lavint investiga fenômenos da comunicação e cultura contemporâneas com ênfase em materiais visuais com teor narrativo e mídias digitais. O grupo possui três principais linhas de pesquisa: Cultura Visual e Teorias da Imagem, Narrativas Midiáticas e Mídias Digitais. As pesquisas se debruçam sobre fenômenos comunicação e uma diversidade de objetos que inclui cinema, fotografia, ficção seriada, publicidade, quadrinhos, dentre outros.
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Grupo de estudos formado por discentes do Departamento de Comunicação Social da UFS (Decos_UFS) com o objetivo de estudar a Teoria da Midiatização.