Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MADIANNE CLEMILDES DE SOUZA NUNES
DATA: 10/06/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Via remota (Plataforma Google Meet)
TÍTULO: Narrativas sobre aparência e saúde do
corpo feminino: a disputa por capitais sociais em perfis do Movimento Corpo Livre e da Cultura Fitness no Instagram
PALAVRAS-CHAVES: Cultura Fitness; Instagram; Instâncias de consagração e poder; Movimento Corpo Livre;
Narrativas de si.
PÁGINAS: 252
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO:
O objetivo central desta pesquisa é compreender a disputa de narrativas sobre o corpofeminino em perfis do movimento Corpo Livre e Cultura Fitness no Instagram, aoentender como a estrutura da mesma plataforma modula as performances e posiçõessobre o corpo feminino, convertendo-se em espaço objetivo da disputa por narrativas,compreendendo também como são construídas as narrativas de si sob forma deinformação saúde/aparência nos mesmos perfis. E por último entender como seconfiguram as estratégias e disputas pela legitimidade do corpo nos mesmos perfis,estabelecendo as formas que as narrativas de si sob forma de informação saúde/aparência no Instagram mobilizam capitais e posições sociais em meio às disputas porconsagração e poder. Para tal, esta pesquisa parte da abordagem teórico-metodológicautilizando primeiramente as perspectivas dramatúrgicas de Goffman (2014) na coleta eprimeira parte da análise dos dados, e em seguida as perspectivas da Teoria dos Campos(BOURDIEU, 1996, 1998, 1999, 2011), principalmente os conceitos de capital einstâncias de consagração e poder. Esse modelo nos servirá para averiguar os pontosacima listados, uma vez que as narrativas de si as quais são criadas em perfis femininosno Instagram têm como base a legitimação do corpo feminino, o que tornam essesdiscursos ainda mais interessantes de se observar e estudar, já que disputas por umadefinição de como o corpo deve ser tratado e de como as pessoas devem se relacionarcom ele estão sendo pautadas em amplo alcance no Instagram e na lógica dosinfluenciadores digitais.