Banca de DEFESA: FERNANDO MOREIRA DE SOUZA

DISCENTE: FERNANDO MOREIRA DE SOUZA
DATA: 28/05/2021
LOCAL: via plataforma google Meet
TÍTULO: Comunicação Pública: a TV Legislativa local-regional como canal de informação de interesse público
PALAVRAS-CHAVES: TV legislativa; Comunicação Pública; TV pública; Televisão local e regional
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Rádio e Televisão

A proposta desta pesquisa é analisar o potencial das TVs legislativas enquanto veículos de informação de interesse público. Parte-se do entendimento de que as mídias estatais e públicas desenvolvem funções de comunicação pública não contempladas pelas mídias privadas, considerando as limitações impostas pelo modelo das redes comerciais e o pouco espaço destinado aos conteúdos locais e regionais. A pesquisa tem o objetivo geral de compreender em que medida as TVs legislativas estaduais e municipais podem contribuir para ampliar a visibilidade midiática de assuntos, temas, localidades e atores sociais nos contextos locais e regionais. Para isso, adotamos como objeto de estudo a TV Assembleia Legislativa de Sergipe (TV Alese) e a TV Câmara Municipal de Aracaju (TV CMA), como dois veículos locais que compõem a Rede Legislativa de TVDigital, mantida pela TV Câmara dos Deputados e pela TV Senado. A perspectiva que norteia a abordagem proposta é a de que as mídias legislativas realizam um trabalho deprodução de conteúdos informativos que amplificam a função de transparência das casas legislativas, constituindo-se como espaços de visibilidade midiática para questões e temas de interesse local. Assim, a pesquisa descreve e analisa o funcionamento das TVs legislativas. Metodologicamente, consiste em um estudo de dois casos e se utiliza das técnicas de revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo, com a aplicação de questionários e entrevistas em profundidade. Os resultados apontam que a TV Alese cobre as atividades legislativas e desenvolve um trabalho de cobertura jornalística local e regional, ao passo que a TV CMA se dedica somente às ações da Câmara.

Externo ao Programa - 2345003 - MESSILUCE DA ROCHA HANSEN
Presidente - 308938 - SONIA AGUIAR LOPES
Interno - 2997152 - VITOR CURVELO FONTES BELEM

Notícia cadastrada em: 11/05/2021 11:21