Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO ALEXANDRE DE OLIVEIRA SANTOS
DATA: 31/08/2017
HORA: 19:00
LOCAL: OBSCOM/UFS
TÍTULO: A Política de Distribuição da Verba Publicitária do Governo Federal no
Brasil (2000/-2014)
PALAVRAS-CHAVES: PALAVRAS-CHAVES: Audiência, Propaganda, Publicidade, Governo Federal,
PÁGINAS: 55
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO:
A política de comunicação do Estado brasileiro baseada na distribuição verbapublicitária ou verba de mídia do Governo Federal, consiste no montante de recursospúblicos destinados para a compra de espaço publicitário nos diferentes meios eveículos de comunicação no país para veiculação da propaganda institucional dogoverno. A distribuição dessa verba de mídia, geralmente, é direcionada paraosistemaindustrial de comunicação formado pela rede de radiodifusão nacional, que por suavez, é responsável por grande parcela da comercialização da mercadoria audiênciaproduzida sob a égide da Indústria Cultural durante o desenvolvimento do capitalismomonopolista. Nesse sentido, acredita-se que o Governo Federal, na condição deanunciante e respectivamente comprador da mercadoria audiência, contribui paramanutenção do mercado oligopolico de comunicação no país em detrimentodosistema público. Baseado nos estudos de César Bolaño(2000 e 2004), Valério Britos(2000) Dallas Smythe (1977), Celso Furtado (2005) eMaria Arminda (2015); opresente trabalho visa compreender os aspectos históricos, econômicos políticos querespaldam apolítica de distribuição da verba publicitária do Governo Federal, bemcomo a localização deste no circuito da comunicação alimentado pela IndústriaCultural no brasil. Para tanto, a metodologia inicial a ser aplicada está baseada narevisão bibliográfica e na análise dos dados quantitativos do montante de verba demídia distribuída para os meios de comunicação, ofertados pela Secretaria deComunicação Social da Presidência da República de 2000 a 2014.