Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBSON RABELO DE SANTANA
DATA: 08/10/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Miniauditório CCET
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA DOSAGEM MARSHALL E SUPERPAVE NO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE MISTURAS ASFÁLTICAS COM CAP 50/70 MODIFICADO COM BORRA OLEOSA DE PETRÓLEO
PALAVRAS-CHAVES: ligante asfáltico modificado, borra oleosa de petróleo, borracha de pneu, estabilidade estocagem, mistura asfáltica
PÁGINAS: 42
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
SUBÁREA: Geotécnica
ESPECIALIDADE: Pavimentos
RESUMO:
O revestimento do pavimento rodoviário tem por finalidade proteger as camadas inferiores da infraestrutura deste e transmitir segurança e conforto aos usuários. No Brasil o material de revestimento de pavimento rodoviário mais empregado é a mistura asfáltica obtida a quente ou a frio, envolvendo agregados minerais e ligantes asfálticos, adequadamente proporcionados. Devido a ações conjuntas de intempéries e abrasões promovidas pela alta densidade de trafego, degradação do pavimento tende a correr mais rapidamente. O aumento na durabilidade dos revestimentos asfálticos passa, dentre outros fatores, pela melhora no seu desempenho mecânico, sendo desejadas propriedades mecânicas que proporcionem redução nas deformações permanente e elevação na resistência a fadiga. O objetivo do presente estudo é obter um produto para revestimento de pavimento rodoviário tipo flexível, de alta qualidade, resultante de mistura a quente, em bancada de laboratório, de agregado mineral graúdo e fino, filler e ligante betuminoso modificado com borra oleosa de petróleo. Contudo, apesar dos possíveis benefícios advindos da modificação de ligante asfáltico com borra oleosa de petróleo, inconvenientes como a separação de fases pode surgir e impossibilitar a sua estocagem e também afetar o comportamento reológico e consequentemente a dosagem do mesmo na mistura asfáltica. Na busca de averiguar e superar as referidas dificuldades, avaliação da estabilidade química e de estocagem do CAP 50/70 modificado com borra oleosa de petróleo, respectivamente, por espectroscopia de FTIR e reologia, e, do comportamento mecânico por medida da sua resistência à tração por compressão diametral, módulo de resiliência e creep dinâmico, dosadas pelo método Marshall e Superpave, será realizada e comparada com o do ligante asfáltico não modificado.