Banca de DEFESA: JENISSON LINIKE COSTA GONÇALVES

DISCENTE: JENISSON LINIKE COSTA GONÇALVES
DATA: 30/08/2023
LOCAL: Laboratorio de Analise de Flavor
TÍTULO: NOVA ROTULAGEM NUTRICIONAL DOS ALIMENTOS EMBALADOS: UM ESTUDO DAS CATEGORIAS REFRIGERANTES E BISCOITOS
PALAVRAS-CHAVES: Rotulagem nutricional frontal; Alimentos ultraprocessados; Açúcares adicionados; Edulcorantes; Sódio.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Ciência e Tecnologia de Alimentos
SUBÁREA: Ciência de Alimentos
ESPECIALIDADE: Padrões, Legislação e Fiscalização de Alimentos

A nova rotulagem nutricional dos alimentos embalados visa promover escolhas alimentares mais saudáveis, facilitando o entendimento das informações dos rótulos aos consumidores. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, há uma relação entre doenças crônicas não transmissíveis e o consumo de alimentos com alto teor de açúcar, gordura saturada e sódio, e baixos em fibras dietéticas, vitaminas e minerais. As novas RDC 429/2020 e IN 75/2020 estabelecem o alerta de rotulagem nutricional frontal (RNF) para alimentos que atingirem os limites críticos desses nutrientes de interesse para saúde: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio. Nesse contexto, o objetivo do trabalho foi analisar rótulos de refrigerantes e biscoitos, alimentos ultraprocessados com expressivo consumo na dieta dos brasileiros, frente aos limites críticos dos nutrientes da RNF. A coleta de dados foi realizada através do app Desrotulando, entre setembro e outubro de 2022. Foram analisados os conteúdos dos nutrientes da RNF e as listas de ingredientes dos produtos. Foram selecionados 60 refrigerantes, dos quais 16 possuíam 7,5 g ou mais de açúcar adicionado por 100 mL de produto, e passariam a adicionar o alerta de RNF ao painel principal do seu rótulo. 83% dos produtos possuíam edulcorantes em substituição parcial ou total ao açúcar, sendo estes o acessulfame de potássio, sucralose, ciclamato de sódio, aspartame, sacarina de sódio e esteviol. Foi realizada uma estimativa do uso de alertas de RNF em 363 rótulos de biscoitos tradicionais, dos quais, 49 foram biscoitos maria, 85 maisena, 59 água e sal, e 170 cream cracker. 98% dos biscoitos doces e 44% dos salgados, possivelmente, passariam a apresentar o alerta “alto em açúcar adicionado”. A média de gordura saturada variou de 4,5 a 4,9 g/100 g, abaixo do limite crítico (6 g). Teores médios de sódio foram 300 mg, 311 mg, 625 mg e 635 mg, respectivamente, para os biscoitos maisena, maria, cream cracker e água e sal. 70% dos biscoitos salgados ultrapassam o limite crítico de 600 mg/100g de produto. Os alertas de alto conteúdo da RNF, eventualmente terão impacto sob a decisão de compra dos consumidores e sob a formulação dos produtos, a fim de que os mesmos estejam abaixo do limite considerado crítico para nutrientes de interesse. O uso de edulcorantes em substituição ao açúcar não é recomendado pela OMS, em razão da falta de evidências de que o uso desses aditivos traz benefício a longo prazo na redução da gordura, além da possibilidade do uso prolongado aumentar o risco de doenças em adultos. Dessa forma, é necessário buscar novas estratégias para diminuição do açúcar abaixo do limite crítico em refrigerantes, uma vez que a estratégia principal da nova rotulagem nutricional frontal é auxiliar o consumidor a fazer escolhas alimentares mais saudáveis.

Presidente - 3146747 - MARIA TEREZINHA SANTOS LEITE NETA
Interno - 1683778 - ELMA REGINA SILVA DE ANDRADE WARTHA
Externo ao Programa - 1699638 - TATIANA PACHECO NUNES

Notícia cadastrada em: 25/08/2023 10:36