Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSEVÂNIA NUNES RABELO
DATA: 09/12/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: "Territorialidades e com-vivências nas dinâmicas espaciais de um bairro
PALAVRAS-CHAVES: Com-vivência. Comunidade. Corrida de Barco a Vela. Habitar. Mosqueiro. Samba de Coco. Territorialidade.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO:
A presente tese teve como perspectiva de interpretação três aspectos sociológicos da comunidade do bairro Mosqueiro: o habitar; a corrida de barco a vela; e, o samba de coco. Como também fizemos uma catalogação das mudanças urbanísticas ocorridas nesse local, no intervalo de 2010 a 2020, que é delimitado pelas cidades de São Cristóvão/SE e Aracaju/SE. Por isso, o seu território pertence à primeira cidade e ao mesmo tempo tem uma administração conjunta realizada pela capital de Sergipe. A perspectiva foi compreender a territorialidade ali composta pela praia do Mosqueiro e pelas intermediações do rio Vaza-Barris uma vez que existe interesses variados dos usos, os quais são declarados pelos moradores ribeirinhos e frequentadores. Para alcançarmos o objetivo da compreensão dessas espacializações, realizamos as observações das tipologias de sociabilidades decorrentes da valorização dos seus terrenos, da sua inserção nos guias de localidade turística, de seus pontos da prática esportiva e de entretenimento. Esclarecemos que o caráter da pesquisa se insere na dimensão dos estudos qualitativos baseados nas reflexões sobre as entrevistas, os questionários e as imagens elaboradas durante o percurso. O recorte está dentro das esferas das descrições do cotidiano e dos dois rituais ancestrais (Corrida de Barco a Vela e Samba de Coco) da comunidade no sentido de a tríade sedimentar a constituição de um núcleo de com-vivência, significando o compartilhamento de um modo de habitar e das experiências culturais. Logo, a estrutura do trabalho defende que esse “com” é estabelecido no bairro por uma territorialidade das demarcações do estar-aí, no agir dos corpos dançantes e das trilhas produtoras de uma “duração”.