Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA GOES SANTOS

DISCENTE: CAMILA GOES SANTOS
DATA: 01/08/2023
LOCAL: Miniauditorio do CCET
TÍTULO: INVESTIGAÇÃO DO POTENCIAL DA CELULOSE BACTERIANA NO PROCESSO DE IMOBILIZAÇÃO DA PEROXIDASE DO RABANETE PARA DESCOLORAÇÃO DE CORANTES.
PALAVRAS-CHAVES: Enzima. Peroxidase. Celulose Bacteriana. Imobilização. Corantes. Rabanete.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química

As enzimas por terem propriedades catalíticas vêm ganhando espaço ao longo dosanos. Dentre as diversas enzimas existentes a peroxidase é muito interessante,devido à sua função de degradação de corantes que são despejados em águasresiduais principalmente pelas indústrias têxteis. Essa enzima é comumente extraídaAmocracia rústica, mas também podem ser extraídas de outras fontes como orabanete que apresenta a enzima com 70% de familiaridade com aquela presente naAmocracia rústica. A extração da enzima é feita através do rabanete com tampãofosfato pH 7 e purificada por um sistema aquoso bifásico. É interessante abordar queapesar do benefício da degradação, a enzima na sua forma livre apresenta limitações,como, por exemplo na estabilidade e não ser possível a sua reutilização, buscando asuperação de tais limitações se tem o mecanismo da imobilização da enzima. Aimobilização pode ser física ou por ligações químicas e os suportes que imobilizam aenzima podem ser orgânicos ou inorgânicos. Nesta perspectiva, a celulose bacteriana(CB) sendo um biopolímero obtido através de bactérias é um suporte promissor devidoas suas propriedades mecânicas, sua pureza, sua alta porosidade, por exemplo. Oseu meio proliferação pode ser através de meios alternativos como a escolha dakombucha (KO) que tem a presença da bactéria Gluconabacter Xylinius. Sendo assim,a caracterização realizada para a CB purificada foi análise termogravimétrica (TG) emicroscopia eletrônica de varredura (MEV). Na enzima extraída do rabanete, foi feitaa análise por UV/VIS para a confirmação da atividade enzimática. O processo deidentificação dos grupos funcionais presente na CB pura, oxidada e após aimobilização da enzima foi feita por infravermelho com transformada de Fourier(FTIR), para a morfologia por microscopia eletrônica de varredura (MEV). Portanto, oobjetivo do trabalho é a obtenção da celulose bacteriana por meio convencional paraimobilização da peroxidase que será utilizada na degradação de corantes em águasresiduais.

Presidente - 1495228 - IARA DE FATIMA GIMENEZ
Interno - 2269753 - TIAGO BRANQUINHO OLIVEIRA
Interno - 1658460 - VICTOR HUGO VITORINO SARMENTO

Notícia cadastrada em: 04/07/2023 11:01