Banca de QUALIFICAÇÃO: JÚLIA BOTTI RODRIGUES FERNANDES

DISCENTE: JÚLIA BOTTI RODRIGUES FERNANDES
DATA: 21/07/2023
LOCAL: Miniauditorio do CCET
TÍTULO: SÍNTESE E AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES SUPERFICIAIS DE ÓXIDOS MISTOS A BASE DE FERRO, LANTÂNIO, CÁLCIO E ZIRCÔNIO.
PALAVRAS-CHAVES: Perovsquita. Pirocloro. Óxidos mistos. Adsorção. Método proteico modificado.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química

Óxidos mistos com estrutura perovsquita (ABO3) e pirocloro (A2B2O7) sãomateriais promissores por possuírem propriedades interessantes à indústria, naqual existe a busca por redução de custos e maior eficiência em seus processos,além do interesse em minimizar os impactos ambientais provocadosprincipalmente por contaminantes. O método de síntese, escolha dos metais,dopagem e a temperatura de calcinação são alguns dos principais fatores quepodem ser determinantes na formação da fase desejada. Os materiais LZ-900,LFZ-900, LF-900, L3C7F-900 e L7C3F-900 foram sintetizados pelo métodoproteico modificado usando colágeno como agente complexante, seguido detratamento térmico a 350 °C por 2 horas e finalização com calcinação a 900 °Cpor 2 horas. Os materiais foram caracterizados por diferentes técnicas e a partirdas caracterizações, pode-se afirmar que os materiais calcinados obtidos,contêm as fases desejadas e não apresentaram uniformidade na superfície daspartículas. Além disso, os espectros de infravermelho das amostras nãocalcinadas apresentaram bandas referentes ao agente complexante, o que nãoocorre com as amostras calcinadas, uma vez que os componentes orgânicosforam eliminados e bandas de ligação metal-oxigênio foram identificadas. Osvalores de área superficial específica revelaram valores relativamente baixospara ambas classes de óxidos mistos devido à alta temperatura de calcinaçãoenvolvida durante a síntese. O pH no ponto de carga zero apresentou valoresmais baixos quando existe a presença de Ferro(III) na estrutura do óxido evalores mais elevados quando há cálcio na composição. Os estudos cinéticosrevelaram que, para a classe dos óxidos A2B2O7, o material dopado com ferro(LFZ-900) possuiu excelente comportamento adsortivo diferente dos materiaisABO3, em que o material não dopado (LF-900) apresentou melhor eficiência deremoção do corante no tempo máximo de experimento.

Presidente - 2555266 - ANNE MICHELLE GARRIDO PEDROSA DE SOUZA
Interno - 2372402 - JOSÉ DIÔGO DE LISBOA DUTRA
Interno - 2228579 - RENATA CRISTINA KIATKOSKI KAMINSKI

Notícia cadastrada em: 04/07/2023 10:09