Banca de DEFESA: MÁRCIA ESTELA LOPES DA SILVA

DISCENTE: MÁRCIA ESTELA LOPES DA SILVA
DATA: 29/08/2018
LOCAL: Centro de Pesquisas Biomédicas/HU
TÍTULO: CONDIÇÕES DE RISCO AO NASCER RELACIONADAS AOS CRITÉRIOS DE NEAR MISS NEONATAL: ESTUDO DE LINKAGE ENTRE O SINASC E O SIM NO ESTADO DE SERGIPE.
PALAVRAS-CHAVES: Near Miss. Fatores de Risco. Sistemas de Informação.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

O avanço tecnológico vem colaborando para a sobrevida de recém-nascidos considerados de risco para mortalidade infantil. O conceito de Near Miss Neonatal, definido como um recém nascido que apresentou uma complicação grave ao nascer mas sobreviveu ao período neonatal, veio para que se delimitassem mais estudos sobre esses lactentes que superaram causas de provável óbito neonatal precoce, e se avaliasse as condições de assistência perinatal. Objetivo: Identificar as condições de risco ao nascer relacionadas aos critérios de Near Miss Neonatal a partir da análise secundária de banco de dados através de um linkage entre o SINASC e o SIM, no período de 2011 a 2016 no Estado de Sergipe. Metodologia: estudo analítico de coorte retrospectiva com análise de dados secundários em uma série histórica nos bancos de dados oficiais, através do linkage entre o SINASC e o SIM. Foram coletados os dados referentes aos nascidos vivos residentes no Estado de Sergipe, sendo que a amostra selecionada foi de todos recém-nascidos com os critérios de Near Miss Neonatal segundo Pileggi et al.(2010). Foram selecionadas variáveis presentes no SINASC, categorizadas e analisadas dentro da amostra. A análise estatistica final avaliou os resultados através da determinação do risco relativo e de seus respectivos intervalos de confiança os quais identificaram a probabilidade do desfecho selecionado pelo estudo. Resultados: as variáveis que mais tiveram relação com as condições de risco ao nascer apresentando risco relativo maior que 1 foram: local de ocorrência na capital, parto domiciliar, analfabetismo ou baixa escolaridade materna, idade menor a 20 anos e maior que 35 anos, perdas fetais/abortos prévios, pré natal com 6 ou menos consultas, número de consultas pré natais inadequadas à idade gestacional de inicio do acompanhamento, gestação múltipla, apresentação não cefálica e anomalia congênita. As variáveis identificadas como fatores de proteção com risco relativo menor que 1 foram: presença de companheiro, gestantes com idade entre 20 e 35 anos, escolaridade materna maior que 4 anos, parto cesáreo e trabalho de parto induzido. E as variáveis sem relação com o desfecho, com risco relativo perpassando o valor 1 em seu intervalo de confiança, foram a cor/raça materna e o sexo do recém nascido. Conclusão: Neste estudo verificou-se que as variáveis encontradas como fatores de risco vêm de acordo com o que a literatura tem descrito e, assim sendo, pretende-se que o mesmo sirva de apoio a demais estudos sobre o tema e contribua para o levantamento de evidências que possam subsidiar bases para a construção de programas e políticas públicas direcionadas à diminuição da morbimortalidade infantil.

Externo ao Programa - 2295747 - ANNA KLARA BOHLAND
Presidente - 1695058 - MARCO ANTONIO PRADO NUNES
Interno - 1496951 - SILVIA DE MAGALHAES SIMOES

Notícia cadastrada em: 01/08/2018 10:02