Banca de DEFESA: ARIANI DOS SANTOS FONTES

DISCENTE: ARIANI DOS SANTOS FONTES
DATA: 28/08/2023
LOCAL: LABIL (DLIB)
TÍTULO: “Double indemnity”: um estudo sobre a ficção noir a partir de uma perspectiva intersemiótica
PALAVRAS-CHAVES: romance noir; film noir; tradução intersemiótica; adaptação; Double Indemnity.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Cinema

Esta dissertação parte do texto literário comobase para o diálogo da literatura com o cinema,ao apresentar, à luz dos pressupostos deJakobson (2000), Ismail Xavier (2003), SusanBassnett (2003), Julio Plaza (2010) e LindaHutcheon (2013), um estudo comparativoentre os signos literário e cinematográfico,tendo em vista o processo de adaptação comouma (re)textualização criativa e autônomaentre mídias diferentes, por meio da análise de“Indenização em Dobro”, do jornalista JamesM. Cain, e de sua adaptação “Pacto deSangue” (1944), dirigida por Billy Wilder,cujos títulos originais em inglês sãohomônimos – “Double Indeminity”. Paratanto, o trabalho organiza-se em quatrocapítulos, discutindo questões diversas,porém, que se entrelaçam para a defesa de ummesmo ponto de vista, a saber, a ficção noir,enquanto um fenômeno cultural transgressor,que carrega em seu cerne a intermidialidade.Para tal fim, o primeiro capítulo traz umabreve exposição sobre a noção de gênerodiscursivo (BAKHTIN, 2010; TODOROV,2018), seguida de um esclarecimento teórico arespeito do gênero policial, a começar por suaorigem, serializada em folhetins, com EdgarAllan Poe, que fundou a escola de enigma(ALBUQUERQUE, 1979; GUBERN, 1988;BOILEAU-NARCEJAC, 1991;GIARDINELLI, 2013). Por conseguinte,discute-se o romance noir americano,enquanto uma subcategoria policial que surgiu
nos Estados Unidos em revistas de emoçãoentre as décadas de 1920 e 1930, com asnarrativas de crime protagonizadas, em umprimeiro momento por detetives hard-boiledcomo Samuel Spade, de Dashiell Hammet, ePhilip Marlowe, de Raymond Chandler(MANDEL, 1988; SMITH, 2000; SCAGGS,2005; FONTES, 2012). O segundo capítulobusca definir a estética-narrativa do film noir,considerando a sua fase clássica (1941-1958)e suas principais referências artísticas, a partirde estudos como os de A. C. Gomes de Mattos(2001), Fernando Mascarello (2006), MárciaOrtegosa (2010) e Silver e Ursini (2012).Ainda, nesse capítulo, realiza-se uma curtaproblematização sobre os arquétipos da femmefatale e do anti-herói, relacionando-os aoconceito de personagens-tipo (MASSAUD,2015) e à performance de gênero(LAURETIS, 1994; KRUTNIK, 2001;KAPLAN, 2012). No terceiro capítulo, sãoapresentadas algumas questões que envolvema literatura e o cinema, concebendo-as comoformas representativas já consagradas elegitimadas. Em seguida, discute-se osconceitos de tradução intersemiótica eadaptação, tratando de evidenciar a naturezaimpura da própria arte, baseando-se, emespecial, para tal abordagem, em André Bazin(1991), que foi pioneiro em defender aintermidialidade, com ênfase para as maisvariadas possibilidades artísticas advindas dodiálogo entre o cinema e as demais artes.Desse modo, tem-se por último a análise dosobjetos escolhidos, considerando que aadaptação fílmica de um texto literário,mesmo que seja de natureza secundária, é umproduto novo e independente, que deve sercompreendido como tal. Como conclusão, épossível perceber que a ficção noir resguardavalores sociais da cultura estadunidense daprimeira metade do século XX, bem comoestabelece uma relação de intimidade entre anarrativa verbal, o romance noir, e a narrativafílmica, o film noir.

Interno - 1693029 - CARLOS EDUARDO JAPIASSU DE QUEIROZ
Externo à Instituição - CATARINA AMORIM DE OLIVEIRA ANDRADE
Interno - 1263773 - FERNANDO DE MENDONCA
Presidente - 1333247 - LUIS AMERICO SILVA BONFIM