|
Descrição |
|
|
-
RUAN PAULO MATOS RODRIGUES
-
OS DUPLICADOS DE SARAMAGO E VILLENEUVE: UMA ANÁLISE ESTRUTURAL DO ROMANCE O HOMEM DUPLICADO E DE SUA ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA.
-
Orientador : CARLOS EDUARDO JAPIASSU DE QUEIROZ
-
Data: 18/Dez/2021
-
Dissertação
-
Mostrar Resumo
-
A dissertação tem como objetivo realizar uma análise estrutural comparativa do romance O Homem Duplicado (2002), de José Saramago, e de sua adaptação para o cinema, Enemy (2013), de Denis Villeneuve, a fim de se identificar as aproximações e distanciamentos entre as duas linguagens, a literária e a cinematográfica. Como objeto de estudo, selecionamos tanto as categorias da narrativa que são específicas a cada uma das áreas do conhecimento, por exemplo, o narrador onisciente, específica à literatura, e as movimentações de câmera, enquadramentos, angulação, entre outras, específicas ao cinema, assim como as categorias comuns as duas áreas, caso do enredo, das personagens, do tempo e do espaço. Para tanto, apoiamo-nos nos estudos de Todorov (1979), Gancho (1991), D’onofrio (2007), Barthes et. al. (1972) voltados à estrutura das mais variadas narrativas e gêneros literários; nas análises específicas acerca da estrutura do romance, de Silva (2011) e Moisés (1997), nas reflexões sobre a personagem no romance e no cinema, de Cândido et. al. (2000); enquanto que para a análise específica da narrativa cinematográfica foram utilizados Aumont (2012), Martin (2005), Gaudreault e Jost (2009), além de Betton (1987). Para as reflexões relacionadas diretamente ao processo de adaptação cinematográfica, buscamos Hutcheon (2006), como fundamentação.
|
|
|
-
MARISE DA SILVA URBANO LIMA
-
CINEMA DE PERIFERIA: O RUÍDO COMO REPRESENTAÇÃO NAS
PRODUÇÕES FANTASMAS (2010), DOMINGO (2011) E POUCO MAIS
DE UM MÊS (2013)
-
Data: 15/Dez/2021
-
Dissertação
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação propõe compreender o uso do ruído no Cinema de Periferia em produções de curta-metragem de baixo orçamento, para tanto, foram analisados os três filmes da Produtora Filmes de Plástico, dirigidos por André Novais Oliveira, Fantasmas (2010), Domingo (2011) e Pouco mais de um mês (2013). Para desenvolvimento desta pesquisa, foram consultados livros, artigos, entrevistas e filmes que tratam sobre o som no cinema, ruído, silêncio, território e periferia. Uma releitura do “Passeio da Escuta” e “Diário dos Sons” propostas por Bauer e Gaskell (2008) foram utilizadas como metodologia de análise neste estudo.
|
|
|
-
RAFAEL BECK ANDRADE
-
INSURGÊNCIAS EM CINEMAS INVENTADOS:
Era o Hotel Cambridge e Los silencios
-
Orientador : ANA ANGELA FARIAS GOMES
-
Data: 29/Nov/2021
-
Dissertação
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa investiga os processos de reterritorilização e insurgências de subjetividades através da invenção audiovisual, tendo como objetos de estudo os longas-metragens brasileiros Era o Hotel Cambridge (Eliane Caffé, 2016) e Los silencios (Beatriz Seigner, 2018). A desterritorialização e posterior reterritorialização são definidos por Deleuze e Guattari (1992) como uma movimentação que atravessa o sujeito em diversas esferas, e que possibilita a criação de novos universos de referência. Já Rolnik (2019) entende a insurgência de subjetividades geradas por estas reterritorializações que vibram por ações ativas contra o sistema colonial-capitalístico imposto. Processos que entendem e ligam intimamente corpos e espaços refugiados, obrvados aqui como criação de corpos e espaços utópicos propostos por Foucault (2013).
|
|
|
-
EDUARDO MARCELO SILVA ROCHA
-
"República dos Assassinos": o Esquadrão da Morte carioca no cinema
-
Orientador : HAMILCAR SILVEIRA DANTAS JUNIOR
-
Data: 2/Set/2021
-
Dissertação
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação parte da seguinte questão: quais as representações históricas do Esquadrão da morte no cinema nacional, especificamente no filme “República dos assassinos”? Objetiva compreender as representações históricas do Esquadrão da morte no cinema nacional, especificamente no filme “República dos assassinos”, para tanto, inicia por caracterizar o surgimento da polícia nas sociedades modernas e dos Esquadrões da Morte no Brasil, suas contradições entre a profissionalização policial e seus usos políticos desviantes de sua função social constitucional. Do ponto de vista teórico conceitual trata da categoria representação no cinema empreendendo uma análise fílmica temática na compreensão dos diálogos entre o cinema nacional e o gênero policial, muito em voga à época de sua produção; assim como uma análise fílmica com destaque à dimensão estética, comunicacional e poética. Concluiu se que, se as representações se formulam em condições históricas dadas, os Esquadrões da Morte ainda eram uma realidade naquele período, porém já combalidos. Se toda representação tem limites que devem ser circunscritos, podemos perceber que os limites ao filme foram impostos pela censura da ditadura, motivo pelo qual em nenhum momento há a mínima relação entre os Homens de Aço e a repressão política. Se toda representação suscita novos conceitos, o filme problematiza a nossa “República” e suas instituições ao representar uma sociedade que está ordenada sob instituições republicanas democraticamente debilitadas. Por fim, se toda representação tem caráter dinâmico, ao colocar o filme em paralelo com a realidade dos Homens de Ouro e Mariel Moriscotte, o filme ainda é uma representação atual da sociedade brasileira, o que nos impulsiona a pensar os nexos entre o passado e o nosso presente.
|
|
|
-
JOSÉ AIRTON PEREIRA DOS SANTOS
-
LITERATURA CINEMATOGRÁFICA: O ROTEIRO DE CINEMA COMO GÊNERO LITERÁRIO
-
Orientador : CARLOS EDUARDO JAPIASSU DE QUEIROZ
-
Data: 30/Ago/2021
-
Dissertação
-
Mostrar Resumo
-
O objetivo central desta pesquisa é analisar o roteiro cinematográfico como uma obra de arte que possui valor em si mesma, para além da sua finalidade como base para uma produção fílmica. Muitos estudiosos e cineastas não acreditam nesse potencial literário do roteiro e é trilhando o caminho oposto a esse pensamento que se tentou almejar aqui uma linha teórica, a qual, possamos compreender quando seria que um texto é considerado literário (EAGLETON, 2007; AGUIAR E SILVA, 2007; COMPAGNON, 2019). Tendo a possibilidade de trazê-lo para o campo das Letras irá ser debatido como os diversos elementos que compõem o conjunto da escrita do roteiro se apresentam e se comportam quando nos debruçamos sobre ele; o leitor, que através da leitura completa o processo de criação artística da obra (BARTHES, 2019; JOUVE, 2002), o autor e as aproximações com a historicidade das peças teatrais (CHARTIER, 2002), entre outros elementos que nos levam a refletir sobre esse movimento simbiótico do roteiro nos dois campos artísticos – o cinema e a literatura. Se faz necessário retirar o roteiro desse limbo em que foi colocado desde a sua criação para finalmente entender a sua potência e versatilidade, discutindo o que se entende por literariedade condicional e como ela é o ponto-chave que nos leva as diversas ramificações do debate do roteiro como literatura.
|
|
|
-
ALINNY AYALLA COSMO DOS ANJOS
-
Cinema de periferia: novas narrativas, representatividade e luta política
-
Orientador : MARIA BEATRIZ COLUCCI
-
Data: 30/Ago/2021
-
Dissertação
-
Mostrar Resumo
-
O cinema é um palco de disputa onde identidades e subjetividades são construídas, negociadas e percebidas dentro da cultura. Nesse cenário, conflitos de representação em relação à periferia referentes a questões de exclusão social, racismo e processos históricos, provocam a discriminação de um amplo setor da população brasileira. Nos últimos 20 anos, com a facilidade de acesso aos meios de produção audiovisual, em conjunto com iniciativas públicas e privadas, como políticas de inclusão e oficinas de vídeo, as periferias obtiveram a oportunidade de elaborar suas próprias representações imagéticas do seu cotidiano e suas vivências. Esta pesquisa analisa esta produção, a partir dos entrelaçamentos e conflitos que se estabelecem entre representações sociais preexistentes, investigando suas estratégias enunciativas e seus posicionamentos, e sua luta por visibilidade e reconhecimento. Tem como objetivo contribuir para um estado da arte sobre a produção acadêmica brasileira em referência ao Cinema de Periferia, no período de 2000 a 2020. Com base na sistematização desse conhecimento, disponibiliza-se um entendimento inédito e mais denso sobre o campo. Além disso, por meio de pesquisa bibliográfica e com uso de metodologia qualitativa, procedeu-se à análise da formação discursiva sobre a periferia no Brasil e de sua representação no cinema nacional. Também refletimos sobre as condições de formação desse cinema e seu panorama político. Por fim, referenciamos filmes, cineastas e coletivos periféricos, e realizamos análise do filme Ela volta na quinta (2014), de André Novais. Concluímos que o cinema de periferia pode ser uma das ferramentas para (re)elaboração de representações sociais, sendo fundamental para o enfrentamento de dispositivos históricos de desigualdade no cinema e na sociedade.
|
|
|
-
FERNANDA RIBEIRO DE AQUINO
-
A construção das personagens em Amor, plástico e barulho: uma análise a partir da teoria decolonial
-
Orientador : MARCOS RIBEIRO DE MELO
-
Data: 27/Ago/2021
-
Dissertação
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa analisa a construção das personagens no filme “Amor, Plástico e Barulho” (Brasil/2013), obra da diretora pernambucana Renata Pinheiro, através da análise fílmica cuja inspiração metodológica é a etnografia de tela. A hipótese da pesquisa é a de que a narrativa ficcional em questão faz uma aproximação bastante verossímil no que tange às dificuldades vivenciadas pelas mulheres artistas num ambiente majoritariamente masculino e sexualizado, aspecto que ganha reforço por meio do comparativo entre as minhas vivências e as da minha irmã, como cantoras profissionais pertencentes à setores distintos (música autoral e forró eletrônico, respectivamente).
|
|
|
-
JANAINA SILVA DE OLIVEIRA
-
TODO CINEMA É POLÍTICO, MAS EXISTE UM CINEMA QUE ALÉM DE POLÍTICO É MILITANTE: O INTELECTUAL ORGÂNICO GRAMSCIANO NO CINEMA MILITANTE ARGENTINO DAS DÉCADAS DE 1960 E 1970
-
Orientador : HAMILCAR SILVEIRA DANTAS JUNIOR
-
Data: 27/Ago/2021
-
Dissertação
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação parte de alguns pressupostos. A América Latina, após o triunfo da Revolução cubana, presencia o avanço de ditaduras militares estimuladas pela lógica do imperialismo norte-americano a fim de preservar a condição de subdesenvolvimento na região. Como contraponto, inicia-se a construção e atuação de uma arte política, militante e revolucionária em diversos setores, em especial no cinema. O objetivo desta dissertação é refletir e investigar as possíveis conexões entre o cinema militante argentino das décadas de 1960 e 1970: Cine de Liberación e Cine de La Base e a noção de intelectualidade orgânica desenvolvida por Antonio Gramsci. Para tanto esta investigação reuniu as principais inspirações e antecedentes deste cinema através da pesquisa documental junto de uma etnografia de arquivos amparada na etnografia fílmica para pensar o cinema enquanto arquivo e interlocutor privilegiado, analisando os filmes La Hora de Los Hornos e Los Traidores, obras inaugurais do cinema militante argentino. Concluiu-se que, o cinema militante argentino dessas décadas repensou e criou uma nova estética para a América Latina. Os cineastas desse cinema repensaram a própria noção de cinema, além de pensar o papel do cineasta/intelectual no desenvolvimento deste cinema e principalmente, fizeram urgente repensar a questão da distribuição para atingir as massas populares e organizar as classes. Justamente nestas ações desenvolvidas pelo cinema militante argentino, é possível estabelecer relações com a noção de intelectualidade orgânica gramsciana.
|
|
|
-
CAMILA FERREIRA DE CARVALHO
-
O primo Basílio e a problemática do desejo mimético na literatura e no cinema
-
Orientador : LUIS AMERICO SILVA BONFIM
-
Data: 28/Jun/2021
-
Dissertação
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação de mestrado busca estudar a noção do desejo mimético com base nas discussões teóricas de René Girard, tendo como corpus o livro O primo Basílio, de Eça de Queirós, e a adaptação cinematográfica Primo Basílio, de Daniel Filho, e, como objeto de pesquisa, a relação triangular edificada pelos personagens Luísa, Jorge e Basílio. Assim, o estudo parte do seguinte problema: de que forma o desejo se faz presente na literatura e no cinema? E nos leva a outros questionamentos: como pode ser evidenciada a questão do desejo mimético por meio da relação triangular entre Luísa, Basílio e Jorge, tanto na narrativa literária quanto na cinematográfica? Como essas narrativas se estruturam para representar as relações humanas? Dessarte, nosso objetivo principal é elaborar um estudo interdisciplinar entre cinema e literatura a partir da leitura de O primo Basílio e da sua adaptação cinematográfica, tendo em vista a questão, segundo as perspectivas de René Girard, do desejo mimético. Para tanto, é preciso atingir os objetivos específicos de analisar o livro, trazendo discussões sobre o contexto artístico, sua estrutura narrativa e sua linguagem singular; fazer um estudo do filme, analisando seu processo de tradução intersemiótica, seu contexto artístico, a sua estrutura narrativa e sua linguagem peculiar; compreender a noção de desejo, por meio das discussões psicanalíticas de Freud e Lacan; e entender a noção de desejo mimético, segundo René Girard, a partir principalmente da relação triangular entre Luísa, Basílio e Jorge. Assim, realizou-se a leitura prévia das obras, a fim de compreender sua dinamicidade, realizando a análise por meio de recursos linguísticos-literários presentes no livro (adjetivos e figuras de linguagem) e cinematográficos no filme (fotogramas e falas dos personagens). Posteriormente, se fez necessária a pesquisa sistemática a respeito da tradução intersemiótica, com base nas discussões de Peirce e Jackobson, do desejo, conforme Freud e Lacan, seguido do desejo mimético, segundo Girard, este que é o foco principal desta pesquisa. De acordo com os estudos de Girard, o desejo do homem não se dá de forma isolada, ele é sempre mediado pelo desejo de um modelo, e que a busca pelo que é do outro causa uma rivalidade, que tem por consequência uma violência entre o sujeito e seu modelo, advinda da disputa pelo mesmo objeto de desejo. Ao analisar o corpus dessa pesquisa, percebemos a presença do triângulo mimético na relação triangular entre Luísa, Basílio e Jorge, uma vez que Basílio deseja aquilo que é desejado por Jorge, ou seja, Luísa, o que causa uma grande violência que é refletida especialmente em Luísa, por ser uma mulher inserida em uma sociedade patriarcal. O ápice dessa violência é marcada pela morte da protagonista, que assumiu o papel de bode expiatório da moralidade burguesa do século XIX, no livro, e XX, no filme.
|
|
|
-
GLAUBER MARTINS FREIRE XAVIER
-
EXPERIMENTOS INSURGENTES:
WEBDOCUMENTÁRIO INTERATIVO BRASILEIRO COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM
E AMBIENTE DE RESISTÊNCIA E SINGULARIDADES
-
Data: 25/Jun/2021
-
Dissertação
-
Mostrar Resumo
-
O webdocumentário (webdoc) tem se configurado enquanto gênero emergente num cenário internacional. Interativo, hipertextual e multimídia, alocado em ambiente digital online ele herda a tradição estética do documentário linear, entendida aqui como processos de composição audiovisual que, em fricção com a realidade, captam imagens e sons, através das mais variadas formas, para compor um banco de dados, que num processo de decupagem dá forma a um filme, onde ao ser exibido, a audiência deva pressupor na maioria das vezes, estar diante de uma obra (subscrita como documentário) descompromissada com a narrativa clássica instituída na forma do cinema convencional. Produzindo obras moldadas por uma experimentação tecnológica e narrativa ainda em desenvolvimento, webdocumentaristas brasileiros, em meio a diversas incertezas se reinventam vivenciando diferentes processos de criação e construindo caminhos singulares para viabilizar seus projetos e dar voz a suas inquietações e de seus atores sociais representados. Estudos acerca de seus processos criativos podem servir de inspiração para novos webdocumentaristas e pesquisadores, revelando obstáculos e escolhas tomadas na produção de um webdoc. Com a intenção de contribuir para uma melhor compreensão deste cenário, esta pesquisa, inspirada por caminhos metodológicos transdisciplinares, pretende aproximar-se de seus objetos de estudo solicitando conceitos e teorias de diferentes áreas do conhecimento, sobretudo da Teoria dos Cineastas, da Crítica de processo de criação em rede, do pensamento decolonial em diálogo com as emergências contemporâneas socio-políticas-ambientais e o estudo mais aprofundado dos processos de produção e fruição de três obras webdocumentais produzidas no Brasil –
|
|
|
-
PAULO SÉRGIO SANTOS DE LACERDA
-
OS ARQUIVOS AUDIOVISUAIS DE LÚ SPINELLI COMO NARRATIVA DA HISTÓRIA DA DANÇA MODERNA EM SERGIPE
-
Data: 22/Jun/2021
-
Dissertação
-
Mostrar Resumo
-
Este estudo tem por objetivo verificar em que medida os arquivos/memórias audiovisuais de Lú Spinelli, bailarina, pesquisadora e ativista cultural, ajudam a compor uma narrativa da história da dança moderna em Sergipe. Tais arquivos são compostos por entrevistas, palestras e gravações audiovisuais de espetáculos seus e de seus alunos, constituindo-se num corpus que permite análises sob diferentes prismas. O estado de Sergipe não possui nenhuma obra que trate sistematicamente do tema, mas sim uma coleção de textos e imagens dispersos por jornais, revistas e repositórios de pesquisa. A metodologia empregada utiliza, num primeiro momento, levantamento e revisão de literatura. Entre os principais autores consultados encontram-se Walter Benjamim (1994, 2000), Cássia Navas (1992, 2017), Lúcia Matos (2002), Carolina Naturesa (2010, 2017), Isabele Launay (2013), Aurore Després (2016), Elisabeth Ribas e Laura Escorel (2020). Uma etapa seguinte tratou da decupagem do material audiovisual - que consiste na descrição detalhada do conteúdo textual, sonoro e imagético do documento audiovisual, como propõe Caldera-Serrano (2014) e, ainda, na análise a partir da abordagem triangular, nos termos propostos por Ana Mae Barbosa (2012). Do ponto de vista do marco temporal, foram delimitamos os últimos dez anos (2005-2014) da produção coreográfica de Lú Spinelli para os festivais de dança da sua escola Studium Danças. Foram selecionadas três coreografias para a análise e decupagem, de acordo com critérios de categorização previamente estabelecidos, constituindo-se, portanto, numa amostra intencional: Dê uma chance à paz – 2007, Ode à Dança Moderna – 2008 e Subversão Tropical – 2009. Cada um deles foi descrito enquanto processo coreográfico, decupado e, com base nos dados, apresentados possíveis fios narrativos. Os resultados apontam para diversas possibilidades narrativas dos arquivos/memórias audiovisuais de Lú Spinelli e são apresentadas, a titulo de proposições, algumas alternativas futuras de trabalho
|
|
|
-
ROBERTO MATHEUS CORDEIRO VANDERLEI DE OLIVEIRA
-
A INTERTEXTUALIDADE ENTRE O CINEMA E A LITERATURA DE CORDEL: A ANÁLISE DO CINEMA DE CORDEL NO FILME A LUNETA DO TEMPO, DE ALCEU VALENÇA
-
Orientador : ROMERO JUNIOR VENANCIO SILVA
-
Data: 29/Abr/2021
-
Dissertação
-
Mostrar Resumo
-
O objetivo desta dissertação é demonstrar como a literatura de cordel pode ser assimilada à linguagem cinematográfica, analisando as relações intertextuais entre o folheto popular e o cinema brasileiro. Para isso, partimos da aproximação entre estas duas formas de expressão artística na obra do cineasta Glauber Rocha, delineando o que definimos como "cinema de cordel". Traços fundamentais deste paradigma podem ser verificados até hoje no cinema nacional, como no filme A Luneta do Tempo (2014), de Alceu Valença. Nessa intertextualidade, o cordel assume ao menos três formas diferentes nas estruturas narrativas, marcando a concepção do roteiro, dos diálogos e da mise-en-scène, além de situar o que chamamos de espectador-ouvinte.
|
|
|
-
CHRISTIANE SANTOS ALVES COSTA
-
O BLACK METAL NOS DOCUMENTÁRIOS MUSICAIS: notas sobre estética e distopia (1994-2017)
-
Data: 15/Abr/2021
-
Dissertação
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação objetiva analisar o padrão cultural do Black Metal através do documentário musical. É observado que o discurso proferido em frente às câmeras mantém relações com o horror artístico e natural, sendo amplamente aceita no meio social como representação do subgênero musical. Esta base estético-discursivo auxilia a construção da narrativa cinematográfica, guiada principalmente pelas entrevistas das bandas, sendo responsável pela reconstrução de uma memória através da imagem. Neste contexto, os discursos são relevantes para a construção e demonstração de atitudes que excedem (ou não) um modelo de comportamento comum aceito em sociedade, denominadas na pesquisa como “ExcessoArtístico” (dentro do padrão), e “Excesso do Extremo” (fora do padrão). Estas categorias revelam o imaginário contido na estrutura desta cultura. Para a compreensão da estética distópica, foi exposta a motivação para a adoção deste discurso associada ao horror através dos conceitos de horror artístico e horror natural (CARROLL, 1999); de estética do mal no Black Metal (CAMPOY, 2008); distopia (PODOSHEN, 2014) e estética do excesso (HILDENBRAND, 2015), e como a mesma influencia todas as camadas do subgênero até a produção e divulgação dos filmes, aqui analisados. A metodologia utilizada é baseada no levantamento bibliográfico, principalmente sobre a estética Black Metal; no mapeamento sobre a cinematografia sobre o tema no Youtube; e no estudo multicaso dos documentários. Dentre os 34 documentários musicais envolvendo o Black Metal no período de 1994 a 2017, foram escolhidos para esta investigação: Det Svarte Alvor (1994), Satan Rides the Media (1998), Once Upon a Time in Norway (2007), Until The Light Takes Us (2008), Black Metal Satanica (2008), One Man Metal (2012), Black Metal Siberia (2015) e Bleu Blanc Satan (2017). O interesse é refletir a importância destes discursos, desde a sua origem na década de 90, até a atualidade, em busca de uma unidade, uma identidade que, possivelmente, assume sentido apenas no contexto em que está inserido: a cena underground.
|
|
|
-
ANDRÉ FILIPE DOS SANTOS LEITE
-
ELETROCONVULSOTERAPIA E CINEMA: LUZES E SOMBRAS DE UM TRATAMENTO CONTROVERSO
-
Orientador : CLAUDIENE SANTOS
-
Data: 9/Abr/2021
-
Dissertação
-
Mostrar Resumo
-
O fascínio do cinema pela psiquiatria remonta aos primórdios da própria sétima arte, seja pelo apelo imagético que o adoecimento mental parece ter aos olhos dos sujeitos, seja pela capacidade que o cinema tem de nos fazer (re)pensar o próprio aparato psiquiátrico, a partir de sua representação. E é, mais precisamente, tomando por base esse último aspecto, que o presente trabalho tem por objetivo analisar como é feita a representação, no cinema hollywoodiano, de um dos tratamentos mais antigos e controversos da psiquiatria: a eletroconvulsoterapia. Utilizada até hoje como recurso terapêutico, a eletroconvulsoterapia foi ilustrada em diversos filmes desde seu surgimento, no final dos anos trinta. E até muito recentemente suscita intensos e calorosos debates entre os que a defendem como possibilidade terapêutica justificável e aqueles que a descrevem como um instrumento eminentemente de tortura. Através de um referencial teórico-metodológico pautado na análise visual crítica de Gillian Rose, atravessada por elementos da analítica de discurso de Michel Foucault, foram analisados 13 filmes em que a eletroconvulsoterapia é claramente retratada. As cenas onde a eletroconvulsoterapia é exibida foram extraídas e comparadas, de modo a se procurar continuidades ou rupturas discursivas entre elas. Nesse processo, três formações discursivas atravessam as películas estudadas: 1) a representação da eletroconvulsoterapia de maneira ambígua, mas ainda assim como um recurso terapêutico legítimo, que deve ser utilizado apenas em casos extremos (The Snake Pit, Fear Strikes Out e Shock Corridor); 2) a representação da eletroconvulsoterapia como método de tortura e silenciamento, usada como castigo para regular e docilizar determinados padrões de comportamento de pacientes taxados como rebeldes ou problemáticos (One Flew Over The Cuckoo´s Nest, Frances, Chattahoochee e The Fifth Floor); 3) a representação da eletroconvulsoterapia totalmente desconectada do ambiente da terapêutica psiquiátrica, em filmes bem diversos e que não tem, necessariamente, a psiquiatria como enredo. Nesses casos a eletroconvulsoterapia é representada basicamente de duas formas: A) como elemento de terror (Death Wish II, Child’s Play, From Beyond e House On Haunted Hill); B) como um recurso cômico (The Beverly Hillbillies e The Hudsucker Proxy). O estudo e a caracterização de tais formações discursivas nos deram pistas para investigar os significativos efeitos culturais e políticos que decorrem da representação cinematográfica desse método específico da terapêutica psiquiátrica. Assim, ao final, esta incursão permitiu compreender o cinema como uma linguagem desestabilizadora dos dispositivos de poder, que nos faz repensar nossas próprias certezas e atitudes.
|
|
|
-
ADRIANE PEREIRA DANTAS
-
MORTE E VIDA NO UNIVERSO VISUAL DO FILME: O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE POULAIN
-
Orientador : ADRIANA DANTAS NOGUEIRA
-
Data: 25/Fev/2021
-
Dissertação
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho tem como objetivo analisar o universo visual do filme O fabuloso destino de Amélie Poulain (2001) no tocante aos aspectos relacionados à construção da imagem cinematográfica que ressaltaram ideias como morte e vida. Para isso, a pesquisa analisa as metáforas e as mensagens presentes na mise en scène trabalhando planos, cores, objetos, movimento de câmera e recursos técnicos. Este é um trabalho que se desenvolveu a partir da análise fílmica, da descrição e da interpretação das cenas mais emblemáticas que trouxeram significação para a temática. Apoiada na metodologia de investigação de vários autores, a pesquisa mescla correntes neoformalistas, como as estudadas por David Bordwell (2008); correntes formalistas, da montagem de Eisenstein (2002); com abordagens que flertam com a psicologia cognitiva da imagem, de Aumont (2011), e também, a psicanálise, quando se procura compreender alguns símbolos presentes. Por fim, a escolha do filme se deu pela maneira como os aspectos visuais se estabelecem de forma simbólica e criativa na linguagem cinematográfica, mostrando a Arte no cinema.
|
|