Banca de QUALIFICAÇÃO: JANISSON DOS SANTOS

DISCENTE: JANISSON DOS SANTOS
DATA: 11/08/2023
LOCAL: Plataforma virtual
TÍTULO: A educação sergipana como representação cinematográfica: reflexões a partir dos documentários “Carregadoras de sonhos” e “Atravessa a vida”
PALAVRAS-CHAVES: Cinema documental. Representificação da Educação. Sistema Nacional de Educação.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Cinema

A presente dissertação objetivacompreender como o cinema nacionaltem representado a as problemáticasda educação brasileira,especialmente em Sergipe,mapeando os desafios político-educacionais, principalmente astensões cotidianas no âmbito escolare seus impactos sobre seus agentessociais (professores, alunos ecomunidade em seu entorno), nosdocumentários Carregadoras deSonhos (2010) e Atravessa a Vida(2021), dirigido por Deivison Fiúza eJoão Jardim respectivamente. Demodo específico, demarcar asproduções cinematográficas que nosúltimos 20 anos têm problematizado aeducação brasileira, de modoespecial a sergipana; compreendercomo as problemáticas sociais sãodebatidas nos contextos dosdocumentários Carregadoras deSonhos e Atravessa a Vida;estabelecer nexos entre asproblemáticas educacionais e suasformas de representificação,expressão e reivindicação nosdocumentários Carregadoras deSonhos e Atravessa a Vida. Quanto àmetodologia optamos pela Análise
fílmica, amparados em autores comoAumont e Marie (2004), Penafria(2009), e Vanoye (1994). Dessemodo, a análise fílmica nos remete aum exame detalhado, umafragmentação de um filme. Para alémdisso, ela corresponde a umadecomposição, isto é, descrever e emseguida estabelecer relações entreesses elementos decompostos, ouseja, interpretar. O presente trabalhoestá dividido em quatro seções: aprimeira é a introdução, nesta, estãopresentes uma visão geral dapesquisa; a segunda seção foraintitulada de: documentário:discussões e apontamentos; aterceira seção fora nomeada de: Porum Sistema e um Projeto Nacional deEducação; a quarta seção, ainda emaberto, fora nomeada de CarregandoSonhos enquanto Atravessa a Vida.

Interno - 1692380 - ANA ANGELA FARIAS GOMES
Externo ao Programa - 1785040 - FABIO ZOBOLI
Presidente - 1292151 - HAMILCAR SILVEIRA DANTAS JUNIOR
Interno - 1675610 - KARLIANE MACEDO NUNES