Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CLAUDIA KANESAKI CORREIA
DATA: 09/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: plataforma virtual
TÍTULO: Cinema caipira: A representação da mulher nos filmes de Mazzaropi
PALAVRAS-CHAVES: Gênero; Interseccionalidade; Cinema; Cultura; Identidade
PÁGINAS: 41
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Cinema
RESUMO:
A presente dissertação tem comotema a representação da mulhercaipira nos filmes de AmácioMazzaropi, por meio de umaabordagem fundamentada empesquisa bibliográfica e análisefílmica. Tem como objetivo geralinvestigar os elementos quecompõem essa representaçãofeminina caipira, a fim decompreender como essa figura foiretratada. Para isso, foi realizada aseleção dos filmes "Jeca Tatu"(1959), "Jeca e a Freira" (1968),"Jeca Macumbeiro" (1974) e "Jeca ea Égua Milagrosa" (1980), deMazzaropi, de acordo com um arcotemporal representativo da filmografiadeste autor, para proporcionar umaanálise comparativa dasrepresentações da mulher caipira emdiferentes momentos e contextos desua cinematografia. A seguir, érealizada uma análise fílmica, a partirde frames/fotogramas, visandoidentificar os aspectos que moldarama representação da mulher caipira emsuas obras. Por meio dessapesquisa, espera-se contribuir paraum entendimento mais profundo daforma como a figura feminina caipira
foi retratada no cinema de AmácioMazzaropi, bem como para umaanálise crítica do papel dessasrepresentações na sociedade. Aofinal, será possível vislumbrarperspectivas e reflexões sobre comoessas representações podem serelacionar com questões sociais,culturais e de gênero, revelando aimportância do cinema como meio deconhecimento, reflexão, construçãode identidades coletivas e narrativassociais.