Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GEOVANNA PIRILLO CARNEVALLE DOS SANTOS
DATA: 25/07/2023
HORA: 09:00
LOCAL: sala de videoconferência 408b, did.7
TÍTULO: ASPECTOS POLÍTICOS NA OBRA CINEMATOGRÁFICA DE KLEBER MENDONÇA FILHO
PALAVRAS-CHAVES: cinema brasileiro; necropolítica; etnocartografia; Kleber Mendonça.
PÁGINAS: 112
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Cinema
RESUMO:
As produções fílmicas de Kleber Mendonça Filho, comoo próprio coloca, tem um caráter crônico de relataraspectos vitais da sociedade brasileira. Partindo desseprincípio, nosso objetivo é adentrar nesses filmes,enquanto campo, fazendo uma observaçãoetnocartográfica desse território, perscrutando aspectosda necropolítica ali presentes. Observa-los nessesfilmes, écomo observá-los na estrutura social, econômica,cultural e subjetiva do nosso país. A necropolíticaconsiste em assumir a permanência de um estado deexceção para um recorte populacional. Ela se mune defalácias científicas e raciais para perpetuar um regime demorte, incitando medo e violência, em nome de perpetuarum sistema econômico e geopolítico que consome vidascom senso de descartabilidade. Para prestar talobservação de como esse conceito é difundido,contaremos com diversos autores, especialmente AchilleMbembe, MichelFoucault, Marilena Chaui e Jessé Souza. Os filmes O somao redor (2012), Aquarius (2016) eBacurau (2019) são aqui os principais campos de estudopara as questões citadas, queemolduraram nas telas de cinema do Brasil e do mundo,provocações vitais para nosso processo deconscientização e, portanto, resistência de violênciascíclicas e ativas.