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Banca de DEFESA: DENIS CARLOS RODRIGUES BOGÉA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DENIS CARLOS RODRIGUES BOGÉA
DATA: 28/02/2023
HORA: 10:00
LOCAL: plataforma google meet
TÍTULO: “Tambor de Mina”: A Casa de Nagô sob a perspectiva da etnografia de tela em um filme Super-8
PALAVRAS-CHAVES: Etnografia de Tela; Terreiro; Tambor de Mina; Documentário; Super 8.
PÁGINAS: 163
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Cinema
ESPECIALIDADE: Interpretação Cinematográfica
RESUMO:

Este trabalho apresenta como pontode partida o filme super 8 "Tambor deMina", realizado por Euclides Moreiraem 1979. Nesse sentido, tomandocomo objeto de estudo o ritual detambor de mina apresentado na obra,procuramos entender qual o sentidoatribuído a este a partir da narrativaproposta na película. A película, porsua vez, faz a exposição de umtoque de Tambor de Mina na Casade Nagô, Terreiro centenário situadono centro de São Luís, capital doMaranhão. Outrossim, procuramosdesenvolver reflexões queestabeleçam as diferenciações entreas categorias “tambor de mina” comoritualística e “Mina” enquanto religiãoe complexo de relações queextrapolam os Terreiros. A partir daetnografia de tela - conceito estedesenvolvido por Carmen Rial -,transportando para o campo fílmicoprocedimentos que são oriundos dapesquisa antropológica tais comolonga imersão no campo, observaçãosistemática, registros em cadernos de campo e, associando essa metodologia às ferramentas de crítica cinematográfica como análise de planos, movimentos de câmera, montagem, narração over, buscamos analisar a obra visando identificar suas características que possam embasar tais diferenciações. Como resultados, observamos que nosso objeto de estudo, ou seja, o tambor de mina enquanto religião de matriz africana tal como é apresentado no filme, assim o é como sendo de caráter único, sem nuances ou diferenciações, partindo de uma narração over que procura unificar um conjunto de práticas religiosas, oferecendo uma síntese sobre as práticas heterogêneas da Mina com base na Casa de Nagô. Ainda, observamos que o documentário possui características em sua construção que nos levam a caracterizá-lo dentro do cinema clássico como um documentário expositivo. A partir destas observações, a análise fílmica configurou-se como um eixo teórico norteador para o desenvolvimento da pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 631.207.045-04 - ARMANDO ALEXANDRE COSTA DE CASTRO
Externo à Instituição - CARLOS FRANCISCO PEREZ REYNA
Presidente - 1333247 - LUIS AMERICO SILVA BONFIM

Notícia cadastrada em: 27/02/2023 18:39
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