Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSANE AMÁLIA DE JESUS GUIMARÃES

DISCENTE: ROSANE AMÁLIA DE JESUS GUIMARÃES
DATA: 31/08/2023
LOCAL: Sala de reuniões do DSS-UFS
TÍTULO: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE PERMANÊNCIA DAS ESTUDANTES NEGRAS COTISTAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)
PALAVRAS-CHAVES: Educação; assistência estudantil; racismo; mulher
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social

Esta pesquisa pretende conhecer quais são os desafios e estratégias de permanência das estudantes negras cotistas após adentrarem na Universidade Federal de Sergipe (UFS) tendo em vista os já 10 anos de instituição da Lei de Cotas e levando-se em consideração a Política de Assistência Estudantil desta mesma Universidade. Para isso, pretendemos ter como população estudantes negras cotistas do Curso de Serviço Social da UFS com matrícula ativa dentre os anos de 2012 a 2022. Destas, teremos como amostra as que são assistidas por algum Auxílio e/ ou Bolsa financiado pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Utilizaremos tanto a pesquisa bibliográfico-documental como também a quali-quantitativa. Entendemos que a Política de Permanência é tão importante quanto a de Ações Afirmativas/ Cotas, pois os aspectos de desigualdades não só econômicos, mas, sobretudo, histórico-sociais que ensejaram o acesso dos estudantes negros cotistas à Universidade permanecem os mesmos após sua entrada. Buscamos assim entender os desafios que afetam a permanência desses estudantes negros cotistas (mais especificamente as do sexo feminino que acabam sendo muito mais fragilizadas e atingidas) e quais as estratégias por elas utilizadas se manter na Universidade.

Presidente - 695.848.695-15 - JOSIANE SOARES SANTOS
Interno - 1720578 - MILENA FERNANDES BARROSO
Interno - 1702454 - VERA NUBIA SANTOS
Externo ao Programa - 1212624 - EDINÉIA TAVARES LOPES