Apresentação

O Mestrado em Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe, aprovado durante a 124a Reunião do Conselho Técnico Consultivo de Educação Superior (CTC/ES) da CAPES, em março/2011 e implantado no segundo semestre desse ano, tem por objetivos: 1) contribuir na formação de docentes, de pesquisadores e de assistentes sociais para o enfrentamento da questão social; 2) contribuir para a redução de desigualdades regionais na pesquisa, produção do conhecimento e formação de recursos humanos altamente qualificados; 3) formar profissionais capazes de lidar, de forma crítica, reflexiva e ética, no ensino e na pesquisa, com as diferentes expressões da questão social, que emergem enquanto demandas para a profissão, tendo consciência de sua inserção na divisão social do trabalho e na trama de relações sociais que compõe a sociedade.

É o primeiro curso de mestrado na área no estado atendendo uma demanda histórica de capacitação, inclusive com demanda de profissionais de outros estados do nordeste. Iniciou-se a partir da “Associação Temporária” com o Programa de Serviço Social da Universidade de Brasília (UNB), numa expressão da solidariedade entre um programa consolidado e outro iniciante.

A proposta do Mestrado em Serviço Social tem por base dois grandes complexos de questões. O primeiro deles diz respeito à concepção de profissão que vigora no atual projeto de formação acadêmica: a do Serviço Social inscrito na divisão sociotécnica do trabalho capitalista. Concepção que adota a contribuição da teoria crítica, como aporte privilegiado na compreensão da História Social. O segundo complexo de questões diz respeito à indissociável relação da dimensão investigativa com o trabalho dos assistentes sociais e as implicações ético-políticas dessa relação. A pesquisa e a produção de conhecimentos são instrumentos de trabalho capazes de fornecer dados que fundamentam propostas coerentes às demandas atendidas. A hegemonia desse referencial no interior de um debate acadêmico plural possibilitará a formação e valorização da competência crítica no trato das demandas do mercado de trabalho.

O corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFS possui qualificação teórica, técnica e política, com experiência acadêmica e profissional que coadunam para atenderem à proposta do mestrado.

Os egressos do Programa são profissionais que atuam, na maioria, no serviço público, e buscam na qualificação potencializar os serviços. Observa-se, contudo, um perfil que aponta para a dinâmica acadêmica, principalmente na produção do conhecimento, na inserção docente e na continuidade da capacitação por meio do doutoramento.

 


 

GESTÃO 2021-2023

 


 

COORDENADORA:

 

Prof.ª Dr.ª Vera Núbia Santos

 

 

VICE-COORDENADORA:

 

Prof.ª Dr.ª Nelmires Ferreira da Silva

 

 

 

 

SECRETARIA:

 

Funcionário Terceirizado: Walter Luís Araújo dos Santos

 

E-mail: walterluis@academico.ufs.br

 

 

 

Horário de funcionamento:

 

Das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00

 

 

 

Horário de atendimento ao público:

 

Terças-feiras e quintas-feiras: das 9:00 às 12:00 (manhã)

 

Segundas a sextas-feiras: das 14:00 às 18:00 (tarde)

 

 

 

LOCALIZAÇÃO:

 

Prédio da Administração Departamental I (Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA I)

Sala 60, 1º andar 

Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos 

Av. Marechal Rondon, s/n

Bairro: Jardim Rosa Elze

CEP 49100-000

São Cristóvão/SE

 

Telefone: +55 (79) 3194-6357

 

E-mail: pross@academico.ufs.br

Facebook: Pross UFS

Instagram: @pross.ufs


Página Alternativa


Coordenação do Programa

  • - VERA NUBIA SANTOS

    Telefone/Ramal: 31946357

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: pross@academico.ufs.br

  • - NELMIRES FERREIRA DA SILVA

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: fnelmires@gmail.com

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2021 - UFRN - bemtevi1.bemtevi1 v3.5.16 -r16230-1430a575d5