Banca de DEFESA: GILDETE CECILIA NERI SANTOS TELES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GILDETE CECILIA NERI SANTOS TELES
DATA: 24/02/2023
LOCAL: Didática VII - sala 402
TÍTULO: AS IDENTIDADES DO PROFESSOR DE INGLÊS NO ENSINO MÉDIO INTEGRAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE SERGIPE EM TEMPOS NEOLIBERAIS
PALAVRAS-CHAVES: Identidade(s); Ensino Médio Integral; Professor de inglês; Neoliberalismo.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

Essa pesquisa foi desenvolvida no período de 2019 a 2022 e buscou investigar quais identidades são esperadas, construídas e negociadas pelo professor de inglês inserido no Ensino Médio Integral (EMI) da rede pública estadual em Sergipe em tempos neoliberais, considerando a superresponsabilização do indivíduo e a competitividade como elementos essenciais de contextos guiados pelo neoliberalismo (LAVAL, 2019) e reconhecendo os processos que favorecem a perpetração do setor privado sobre a educação pública, em uma descentralização que abre espaço para sua privatização em diferentes níveis e formas. Desse modo, foram necessários aportes teóricos que excediam a Linguística Aplicada (ZACCHI, 2016) – campo em que estou inserida – para fundamentar sociopoliticamente questões históricas levantadas durante o texto, como o ensino integral e o neoliberalismo. Por meio de uma pesquisa qualitativa, que utiliza os documentos de implantação e manutenção do EMI em Sergipe (SERGIPE, 2016a; SERGIPE, 2016b; SERGIPE, 2016c; SERGIPE, 2016d; SERGIPE, 2016e; SERGIPE, 2021), questionário e entrevistas semi-estruturadas com professores de inglês em exercício no modelo pedagógico em questão reunidos em um grupo focal para análise de narrativas e triangulação de dados. Assim, busquei reconhecer características da agenda neoliberal na legislação e no meu ato de narrar-me e no dos docentes participantes com o intuito de novos modos de subjetivação serem trazidos à baila pelas condições de possibilidade (FOUCAULT, 2013a) não apenas do modus operandi, mas de resistência em uma Educação Menor (GALLO, 2002) que abre espaço para intercâmbio entre professores e pesquisadores, justificando a relevância desse estudo.

Presidente - 1324031 - VANDERLEI JOSE ZACCHI
Interno - 1654781 - DORIS CRISTINA VICENTE DA SILVA MATOS
Externo à Instituição - PRISCILA CÉSPEDE CUPELLO
Externo à Instituição - LYNN MARIO TRINDADE MENEZES DE SOUZA