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Ciente
Projetos de Pesquisa em Andamento

ESTUDOS LINGUÍSTICOS

 

Projeto:

PID10198-2021 - NOVOS LETRAMENTOS E MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE INGLÊS: análise das propostas da SEDUC-SE

Coordenador:

ANA KARINA DE OLIVEIRA NASCIMENTO (DLES)

Objetivos:

Objetivo geral:
- Investigar se e de que maneira os materiais didáticos digitais disponibilizados pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) para o ensino remoto de inglês abordam práticas de novos letramentos, especialmente letramentos digitais e multimodalidade, como parte do processo educativo.

Objetivos Específicos:
- Discutir e expandir o conceito de novos letramentos, em especial de letramentos digitais e multimodalidade;
- Examinar quais são os materiais didáticos digitais de inglês disponibilizados pela Seduc por meio do portal e aplicativo “Estude em Casa”;
- Analisar se e de que forma os materiais didáticos digitais do “Estude em Casa” configuram-se como propostas que contemplam novos letramentos, em especial letramentos digitais e multimodalidade;
- Contribuir para a formação de pesquisadores na área de Letras, mais especificamente da Linguística Aplicada;
- Avançar nas pesquisas sobre novos letramentos;
- Levantar dados que possam ser compartilhados com a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc);
- Levantar dados que possam ser compartilhados no Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia, com sede na USP.

 

Projeto:

 

PID9768-2021 - ESTUDO CRÍTICO DE PRÁTICAS DISCURSIVAS E SOCIAIS DE GRUPOS SUBALTERNOS: DA FORMAÇÃO À INFORMAÇÃO E SUA ATUALIZAÇÃO EM TEMPO DE COVID-19.

Coordenador:

CLEIDE EMILIA FAYE PEDROSA (DELI)

Objetivos:

Objetivos gerais:
I-Refletir sobre os enfrentamentos dos surdos em relação à sua formação educacional e como estes apontaram para influência de metodologia não adequada para seu ensino, no contexto mais amplo em que ocorre sua aprendizagem cidadã.
II – Verificar, Verificar, com base na visão crítica das práticas sociais, as ações afirmativas e compromisso político de associações, federações de surdos, e de universidades públicas federais do Brasil a fim de disponibilizar informações aos surdos sobre a nova situação de emergência mundial em relação à COVID_19.

Objetivos especificos:
Mapear as ações afirmativas das instituiçoes selecionadas, a fim de disponibilizar informações sobre a nova situação emergencial mundial em relação à COVID_19 aos surdos.
Analisar a tessitura textual/discursivas das informações produzidas em Língua Portuguesa e/ou em Libras na base de uma gramática de uso;
Associar os discursos das narrativas do eu surdo às hipóteses da socioanálise;
Refletir sobre as mudanças sociais e culturais por que passa nossa sociedade em relação à educação e direitos dos surdos à informação.

Projeto:

 

PID10107-2021 - TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS NAS PESQUISAS NACIONAIS EM LINGUÍSTICA APLICADA DE 2007 a 2021 – PARTE 1

Coordenador:

DORIS CRISTINA VICENTE DA SILVA MATOS (DLES)

Objetivos:

Objetivo geral
Mapear as tendências contemporâneas nas pesquisas nacionais e internacionais em Linguística Aplicada, através dos artigos publicados em periódicos científicos de 2007 a 2021.

Objetivos específicos
a) Levantar os principais temas de pesquisas em LA nos periódicos internacionais: Annual Review of Applied Linguistics; International Journal of Applied Linguistics; International Review of Applied Linguistics in Language Teaching (IRAL); System: An International Journal of Educational Technology and Applied Linguistics; Language Learning; Modern Language Journal e Studies in Second Language Acquisition;

b) Levantar os principais temas de pesquisas em LA nos periódicos nacionais: Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Trabalhos em Linguística Aplicada; DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada; The Especialist; Linguagem e Ensino;

c) Verificar se os temas das pesquisas internacionais levantadas correspondem às comissões científicas da Associação Internacional de Linguística Aplicada (AILA);

d) Verificar se os temas das pesquisas nacionais levantadas correspondem às comissões científicas do 13º Congresso da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB);

e) Listar os principais métodos de pesquisa apontados nos resumos dos artigos publicados pelos periódicos;

f) Definir as teorias mais mencionadas nos resumos dos artigos publicados pelos periódicos.

Projeto:

 

PID9100-2020 - Idiomas sem Fronteiras: internacionalização, Formação de Professores e desenvolvimento linguístico

Coordenador:

ELAINE MARIA SANTOS (DLES)

Objetivos:

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral analisar os resultados atingidos com o Programa Inglês sem Fronteiras na UFS, no que se refere às ações de Internacionalizações, formação de professores e desenvolvimento linguístico, buscando-se balizar os objetivos do programa com as necessidades identificadas junto à comunidade acadêmica da UFS. Para tanto, os seguintes objetivos específicos podem ser elencados:
- Identificação dos números do programa, no que se refere à formação de professores, desenvolvimento linguístico e internacionalização, desde o início do programa, em 2014.
- Análise dos impactos das ações do IsF para para a formação dos professores bolsistas;
- Análise das ações do programa Idiomas sem Fronteiras no que se refere às políticas de internacionalização junto à UFS;
- Análise de quantidade de vagas ofertadas e contempladas dos cursos ofertados e demais ações;
- Análise dos índices de sucesso e desistência dos inscritos nos cursos presenciais do programa, desde 2014;
- Análise do retorno das ações do Programa Idiomas sem Fronteiras, voltadas para a internacionalização, formação de professores e desenvolvimento linguístico, a partir da percepção da comunidade acadêmica da UFS.

 

Projeto:

 

PID10300-2021 - TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS NAS PESQUISAS INTERNACIONAIS EM LINGUÍSTICA APLICADA DE 2007 a 2021

Coordenador:

ELAINE MARIA SANTOS (DLES)

Objetivos:

Objetivo geral
Mapear as tendências contemporâneas nas pesquisas nacionais e internacionais em revistas da Linguística Aplicada, através dos artigos publicados em periódicos científicos de 2007 a 2021, e utilizando procedimentos da educação e da história da educação.

Objetivos específicos
a) Levantar os principais temas de pesquisas em LA nos periódicos internacionais: International Journal of Applied Linguistics; Language Learning; Modern Language Journal e Studies in Second Language Acquisition;
b) Verificar se os temas das pesquisas internacionais levantadas correspondem às comissões científicas da Associação Internacional de Linguística Aplicada (AILA);
c) Listar os principais métodos de pesquisa apontados nos resumos dos artigos publicados pelos periódicos;
d) Definir as teorias mais mencionadas nos resumos dos artigos publicados pelos periódicos.

Projeto:

 

PIE10018-2021 - O imaginário e a identidade sobre/do homem em revistas de grande circulação (capas da revista Men's Health)

Coordenador:

FABIO ELIAS VERDIANI TFOUNI (DLEV)

Objetivos:

Objetivo geral: Investigar o imaginário, as identidades, os discursos e as ideologias do homem na mídia tradicional ou digital.

Objetivos específicos:
_ Estudar as imagens discursivas presentes no corpus a ser coletado;
_ Estudar o os discursos sobre o homem no corpus a ser coletado;
_ Estudar as formações discursivas presentes no corpus a ser coletado;
_ Mapear as ideologias presentes no corpus;
_ Fazer com que o aluno pesquisador domine os principais conceitos da análise do discurso e seja capaz de aplicá-los de modo prático na pesquisa.

Para atingir o último objetivo o aluno deverá ler textos da área, fazer resenhas, resumos e etc. Posterior mente deverá aplica esses conteúdos na análise de dados e elaboração de artigo e relatório científico, além da apresentação em congresso científico.

 

 

Projeto:

 

PID10837-2021 - Referenciação e tópico discursivo: construção do ponto de vista via o uso de expressões nominais

Coordenador:

GERALDA DE OLIVEIRA SANTOS LIMA (DLEV)

Objetivos:

Objetivo Geral:
discutir o desenvolvimento do tópico discursivo em redes digitais sobre o Covid 19, articulando estratégias da referenciação à construção do ponto de vista do enunciador.

Objetivo Específicos:
1 - Realizar as leituras concernentes à literatura científica, pertinentes ao desenvolvimento do projeto;

2 - Discutir questões que envolvem estratégias de referenciação, tópico discursivo e ponto de vista. Isso vai permitir situar e definir o instrumento de análise de cada plano;

3 - Coletar os dados do corpus escolhido para identificação das expressões nominais, a partir das quais se constrói o ponto de vista do enunciador;

4 - Analisar a construção de pontos de vista a partir de tópicos discursivos selecionados em redes sociais sobre o Covid 19.

Projeto:

 

PID10684-2021 - Contribuições para o processo de ensino-aprendizagem da argumentação como prática de linguagem

Coordenador:

ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO (DLEV)

Objetivos:

Considerando o contexto citado anteriormente, nossos objetivos são:
Geral
Produzir saberes acadêmicos para o desenvolvimento de cursos e materiais didáticos dirigidos ao ensino da argumentação tanto em aulas de língua materna quanto em aulas de língua estrangeira, bem como aos cursos de formação continuada de professores do ensino básico.
Específicos
1. Discutir elementos complicadores do ensino da argumentação na escola, tais como práticas escolares tidas como ensino de argumentação; materiais didáticos reprodutores de concepções equivocadas de argumentação, intervenções externas que ameaçam a liberdade democrática na escola e na sociedade;
2. Organizar fundamentos favoráveis ao ensino da argumentação, tais como ações formativas dirigidas ao comprometimento da educadora e do educador com a prática docente emancipatória, práticas de linguagens voltadas à experiência com a argumentação, concepção de argumentação que sustente a prática argumentativa na escola.

Projeto:

 

PID10692-2021 - Recursos para o ensino-aprendizagem de Português como Língua Estrangeira (PLE) ou Adicional (PLA)

Coordenador:

ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO (DLEV)

Objetivos:

Embora os esforços no sentido de ampliar os fundamentos que sustentam as práticas de ensino-aprendizagem de LE estejam sendo empreendidos, particularmente no Brasil, há mais de dez anos, quando observamos os materiais didáticos disponíveis no mercado para o ensino de português, observamos a preponderância de práticas apoiadas quase exclusivamente em competências linguísticas. Em função disso, identificamos o seguinte problema de pesquisa:
Quais bases são essenciais para que os professores de PLE/PLA consigam ressignificar e/ou propor práticas pedagógicas na perspectiva discursivo-cultural?
Tendo isso em vista, procurarmos responder às seguintes questões:
 Como as dificuldades para associar as teorias discursivas às práticas de ensino de PLE/PLApor professores em atuação impactam as práticas docentes?
 Quais situações concretas de comunicação podem favorecer a interação entre os estudantes na dimensão sócio-histórico-cultural?
 Quais conhecimentos são necessários para promover a análise linguística da língua e não apenas a apreensão de conteúdos gramaticais?
 Como os professores podem favorecer a compreensão de que cada indivíduo se constitui como sujeito de seu dizer e constrói a imagem do “outro” a partir das reflexões acerca das “verdades naturalizadas” de uma cultura, de suas crenças e valores, estereótipos etc.?

Diante dessas interrogações, estabelecemos os objetivos de pesquisa que são apresentados a seguir.

OBJETIVO GERAL
Contribuir com o desenvolvimento de práticas didático-pedagógicas de língua portuguesa (estrangeira ou adicional), que se apoiam em recursos disponíveis em aplicativos de celular, a fim de favorecer o atendimento aos fatores discursivo-culturais implicados no ensino-aprendizagem de uma língua distinta da língua materna.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Conhecer os discursos sobre o ensino de língua portuguesa como língua estrangeira ou adicional, voltando a atenção para os discursos que constituem os materiais didáticos, particularmente em relação ao conceito de cultura;
2. Entender as concepções de ensino de PLE/PLA que se depreende em diferentes materiais didáticos;
3. Indicar alternativas para o uso de materiais digitais, que podem ser integrados ao planejamento de atividades direcionadas ao ensino aprendizagem de PLE/PLA, na perspectiva intercultural.

Nesse sentido, torna-se necessário, partir de uma análise de materiais didáticos diversificados em circulação na sociedade, analisar com quais recursos professores podem contar quando estão organizando atividades voltadas ao ensino de línguas em diferentes níveis de ensino. Para tanto, será assumida uma perspectiva crítica, visando a subsidiar a consoli

Projeto:

 

PID10226-2021 - VOZES EM MIGRAÇÃO:DISCURSOS, VIOLÊNCIAS E REPRESENTAÇÕES DE ESTRANGEIRIDADE

Coordenador:

JOCENILSON RIBEIRO DOS SANTOS (DLEV)

Objetivos:

2 HIPÓTESE E OBJETIVOS
Partimos da hipótese de que, historicamente, há um consenso no imaginário brasileiro de que a língua portuguesa falada por imigrantes ou estrangeiros aproxima-se ou distancia-se de uma vontade de homogeneidade e “pureza linguística” a depender de suas origens, identidade étnico-racial e classe social. Isso implica dizer que as formas de falar do estrangeiro e sua relação com a língua portuguesa mantêm mais ou menos relação direta, no imaginário do outro/brasileiro, com o modo como ele é recebido na cultura Brasileira. A fala do turista inglês que esforça com frases curtas, sotaque marcado e pronúncia de “gringo pop e simpático” na praia não tem a mesma recepção, na relação com a escuta, do mesmo modo com que se ouve o jogador paraguaio que fala em português ou portunhol e tem vivência e trabalho no Brasil. Atrelado a esse fenômeno, há uma segunda hipótese, há uma relação tênue entre prestigio e desprestígio linguístico com a questão da estrangeiridade positiva ou estrangeiridade desprestigiada, em cuja linha perpassa questões de racismo, xenofobia e demais tipos de preconceitos.

Geral
• Desenvolver um estudo e pesquisa mapeando as manifestações de preconceito e violência contra o Outro-Estrangeiro, analisando e problematizando as formas históricas de representação do estrangeiro e brasileiro, sua língua e a língua portuguesa, tendo em vistas os estigmas, as discriminações linguísticas e violência simbólicas materializadas em discursos xenofóbicos e glotofóbicos.
Específicos
• estudar a dimensão discursiva e antropológica dos saberes sobre a língua portuguesa falada pelo estrangeiro em contexto contemporâneo, observando as representações do estrangeiro que se apropria da e enuncia em língua portuguesa na mídia brasileira (redes sociais, plataformas de comunicação, jornais impressos e eletrônicos etc.)
• Fazer um levantamento em mídia on-line, plataforma e jornais virtuais, de textos com teor xenofóbico;
• Mapear nas principais fontes de textos científicos publicações sobre o tema da xenofobia, glotofobia e discriminação linguística contra brasileiros e estrangeiros;
• Institucionalizar o grupo de pesquisa – imaGine – grupo de pesquisa em estudos do discurso: imagem, discurso e representações;
• Levantar diferentes materialidades semióticas nas quais haja representações de sujeito e formas de violência contra sua língua, seus costumes, sua identidade étnico-racial, vinculada ao tema da xenofobia;
• No grupo de Pesquisa imaGine: acompanhar os estudos de pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação; contribuir com os trabalhos e as pesquisas, bem como preparação de seminários e demais eventos e participação de bancas e exames de avaliação no interior do grupo; orientar planos de trabalhos com objetivo geral e específicos a cada bolsista constituindo tentáculos do projeto maior.
• ADICIONAL: Observar as recorrências de xenofobia no contexto da pandemia, identificando as formas linguísticas que materializam discriminação do outro pela língua, pelos traços étnicos raciais, pela origem ou fala.
• ADICIONAL: selecionar as fontes, os gêneros e os meios através dos quais circulam práticas discursivas xenofóbicas contra povos asiáticos cuja motivação está relacionado à crise sanitária.

Projeto:

 

PID10203-2021 - AUTORIA FEMININA EM CORDEIS: de que falam as mulheres?

Coordenador:

MARIA LEONIA GARCIA COSTA CARVALHO (DLEV)

Objetivos:

Objetivo Geral
O projeto em pauta tem como como objetivo analisar, sob as óticas da teoria literária e da linguística poemas e cordéis de autoria feminina que tematizem as vivências e experiências de nordestinos, notadamente da mulher, buscando neles indícios de autoria e imagem(ens) discursiva(s) da mulher nordestina.

Objetivos Específicos

a) Desenvolver, junto à Graduação em Letras, pesquisas interdisciplinares que envolvam a teoria da Literatura e a teoria da Análise do Discurso;
b) Caracterizar os textos em análise como de intenção épica a partir da aplicação da “semiotização épica do discurso”;
c) Buscar, nos poemas em estudo, indícios de autoria;
d) Estabelecer uma relação dialética entre os discursos e a estrutura social;
e) Identificar, nos discursos em análise, as imagens construídas sobre a mulher nordestina, a partir da da categoria “formações imaginárias” da AD.

Projeto:

 

PIE9923-2021 - Estereótipos e estigmas: diálogos e reflexões na depreensão do ethos da mulher

Coordenador:

MARCIA REGINA CURADO PEREIRA MARIANO (DLI)

Objetivos:

Geral:
- Analisar como os processos de estereotipagem e de estigmatização perpassam o estabelecimento do ethos da mulher no curta-metragem Vida Maria; em depoimentos presentes no livro Eu, empregada doméstica e no vídeo Mulheres que inspiram.

Específicos:
- Refletir sobre o lugar e o papel da mulher na contemporaneidade a partir de imagens discursivas preestabelecidas;
- observar, na linguagem verbal e não-verbal dos corpora, que outras características, além do próprio gênero, influenciam na exclusão e na discriminação das mulheres pela sociedade;
- discutir a relação entre os ethos apresentados e as realidades políticas e sociais atuais do Brasil.

Projeto:

 

PID9875-2021 - Reconhecimento de emoções no pareamento face-voz

Coordenador:

RAQUEL MEISTER KO FREITAG (DLEV)

Objetivos:

O objetivo deste projeto é treinar algoritmo de reconhecimento de emoções a partir do pareamento face-voz, a partir de banco de dados de expressões faciais da realidade sergipana, seguindo protocolos de padronização e replicabilidade, para subsidiar projetos de inteligência artificial (tecnologia habilitadora) com foco em fala e emoções, com maior sensibilidade sociocultural.

Projeto:

 

PID9940-2021 - Efeitos das máscaras faciais na interação: linguagem e emoções

Coordenador:

RAQUEL MEISTER KO FREITAG (DLEV)

Objetivos:

- Constituir um banco de frames validados para o desenvolvimento de tarefas RTME voltadas para a realidade sergipana, a partir de Tejada et al (a sair);
- Constituir um banco de estímulos orais validados para o desenvolvimento de tarefas RMV voltadas para a realidade sergipana, a partir do banco de dados Falares Sergipanos (Freitag, 2017, 2013);
- Desenvolver tarefa experimental para três fenômenos linguísticos variáveis já documentados na comunidade sergipana (palatalização de oclusivas, desnasalização de ditongos nasais finais, realização do /s/ em coda).

 

Projeto:

 

PID10777-2021 - Políticas e Direito linguístico no continente africano

Coordenador:

RICARDO NASCIMENTO ABREU (DLEV)

Objetivos:

Objetivo geral:
Compreender os diferentes estatutos jurídicos das línguas faladas na Guiné-Bissau e o impacto desses estatutos na formulação de políticas linguísticas locais.

Objetivos específicos:

a. Analisar o processo de constitucionalização da língua portuguesa na Guiné-Bissau e a suas representações nas políticas educacionais

b. Compreender como o Estado Guineense realiza a gestão das línguas autóctones por meio de políticas linguísticas que visam a garantia de direitos linguísticos ao cidadão não falante do idioma oficial.

Projeto:

 

PID10582-2021 - Lexicon Games: TravelAlib

Coordenador:

SANDRO MARCIO DRUMOND ALVES MARENGO (DLEV)

Objetivos:

Segundo os estudos de Gee (2003), o trabalho com games educacionais, principalmente em contextos formais de educação, ajuda a proporcionar um aumento no processo de interação entre docente, discente e conteúdos/informações, em que é possível o desenvolvimento de habilidades cognitivas (planejamento, inferência, atenção, entre outros), sociais (comunicação assertividade, resolução de conflitos interpessoais, entre outros) e motoras. Assim, a fase 3 desse projeto tem como objetivo geral ampliar a construção do jogo digital TravelAlib para que possa ser usado em sala de aula de Língua portuguesa do ensino fundamental II para ajudar, principalmente, no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos gramaticais referentes à variação lexical em interface com a semântica, com base nas pesquisas do Projeto ALiB. Dessa feita, nosso desafio inovador está centrado em três eixos que contemplam as demandas tecnológicas a serem atendidas, que se configuram como nossos objetivos específicos: 1) ampliar a construção do jogo digital educativo TravelAlib para o ensino de língua portuguesa no ensino fundamental II; 2) coadunar, no jogo digital, critérios de linguagem multissemiótica/multimodal (imagem, som, movimento, cores) com/para o conteúdo relativo a usos e armazenamento lexical (lexicon) em conexão com abordagens da linguística cognitiva (cognitive approach); e 3) validar o protótipo do jogo nos contextos para o qual foi desenvolvido a fim de avaliar sua aplicabilidade, atratividade e compreensão, por exemplo.

Projeto:

 

PID10808-2021 - Por uma História da Violência contra mulher no Sergipe Oitocentista: Edição semidiplomática de processos-crime de defloramento

Coordenador:

SANDRO MARCIO DRUMOND ALVES MARENGO (DLEV)

Objetivos:

OBJETIVO GERAL:
1) Produzir edições semidiplomáticas, com base no rigor filológico da Crítica Textual, de processos-crime de defloramento oitocentistas ocorridos em Sergipe nas Comarcas de Villa Nova, de Maroim e de Capela.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1) Descrever aspectos da realidade sócio-histórica dos documentos editados;
2) Produzir a lista de léxico de cada uma das edições feitas por meio do E-dictor 1.0;
3) Alimentar o Banco de Dados digital do Projeto para a História do Português Brasileiro de Sergipe (BD-PHPB/SE).

Projeto:

 

PID10836-2021 - Terminologia Sociocognitiva e Lexicologia da verticalidade: uma análise de termos epidemiológicos da covid-19

Coordenador:

SANDRO MARCIO DRUMOND ALVES MARENGO (DLEV)

Objetivos:

OBJETIVO GERAL:
- Analisar a ocorrência da variação conceitual de termos específicos da epidemiologia relacionada à pandemia de covid-19.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Investigar a variação conceitual em três termos da Epidemiologia;
- Descrever a densidade conceitual dos termos analisados em diferentes gêneros textuais;
- Identificar as categorias que aparecem prototipicamente nos gêneros textuais do corpus;
- Mapear os distanciamentos e aproximações verticais dos graus de conhecimento técnico-científico presentes no corpus.

Projeto:

 

PID10756-2021 - ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO E LETRAMENTO INFORMACIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SERGIPE: PRÁTICAS INVESTIGATIVAS E POLÍTICO-CIDADÃS ORIENTADAS NA BNCC

Coordenador:

TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO (DLEV)

Objetivos:

Investigar práticas específicas de mediação da leitura em escolas da educação básica de Sergipe, orientadas pelas práticas político-cidadãs e investigativas previstas na BNCC(2018);
Apresentar os caminhos da perspectiva discursivo-crítica e do letramento informacional na mediação de leitura em escolas da educação básica de Sergipe.
Analisar os documentos norteadores escolares que promovem a formação cidadã pela leitura;
Apresentar as competências específicas em propostas de ensino de Língua Portuguesa e Letramentos para Cidadania aplicadas em escola da educação básica de Sergipe.

Projeto:

 

PID10798-2021 - Ética, consumismo e sustentabilidade: análise de livros didáticos de língua inglesa

Coordenador:

VANDERLEI JOSE ZACCHI (DLES)

Objetivos:

GERAL
Investigar como se dá a construção de sustentabilidade socioambiental e consumo e suas vinculações com questões éticas no mundo atual em livros didáticos de língua inglesa aprovados de acordo com o PNLD 2020.

ESPECÍFICOS
- Examinar, a partir de dados quantitativos, um conjunto de propostas, textos e atividades relacionadas a questões de sustentabilidade socioambiental e consumo nos livros didáticos;
- Comparar textos utilizados em livros didáticos em relação a textos com os mesmos temas em circulação social;
- Analisar qualitativamente as propostas, textos e atividades relacionadas a questões de sustentabilidade socioambiental nos livros didáticos;
- Analisar qualitativamente as propostas, textos e atividades relacionadas a questões de consumo nos livros didáticos;
- Analisar qualitativamente as concepções de ética vinculadas aos temas da sustentabilidade socioambiental e do consumo nos livros didáticos.

 

 

ESTUDOS LITERÁRIOS

Projeto:

 

PID10112-2021 - Poesia e mística no Modernismo brasileiro

Coordenador:

ALEXANDRE DE MELO ANDRADE (DLEV)

Objetivos:

Estudo da poesia mística do Modernismo brasileiro manifesta em dois poetas: Murilo Mendes e Jorge de Lima. Buscaremos um recorte, mais precisamente, nas obras Poesia Liberdade e A túnica inconsútil, respectivamente. Para tanto, será necessário fazer uma investidura nos aspectos míticos e místicos que fundamentam ambos os poetas, demonstrando o diálogo que tais fundamentos estabelecem com a tradição, não apenas de releitura, mas como forma de resistência às formas de opressão.

Projeto:

 

PID10621-2021 - A REMITOLOGIZAÇÃO NA LITERATURA: A PROPOSTA DOS CONTOS INFANTIS

Coordenador:

ANA MARIA LEAL CARDOSO (DLEV)

Objetivos:

O projeto trata da remitologização, ou seja, do estudo das imagens míticas e símbolos da serpente nos contos infantis, observando como os autores das obras selecionadas trabalham o mito da serpente. Pretende-se fazer uma analise de como essas imagens e símbolos perpassam as obras da literatura infantil, de modo a contribuir no processo de formação cultural e da identidade e de determinados personagens. Este estudo analítico/crítico de textos será subsidiado por teóricos consagrados dos estudos mitológicos, tais como; Gilbert Durand, Joseph Campbell, Mircea Eliade, entre outros, e pela critica junguiana da cultura, a fim de evidenciar através dos personagens a luta do sujeito na busca de identidade. Dialoga também com a critica cultural expressa por Peter Burke e M. Bakhtin.

 

 

Projeto:

Marcas sociais do feminicídio na literatura latino-americana

Coordenador:

Carlos Magno Santos Gomes

Descrição: Este projeto propõe a análise das diferentes formas de feminicídio na América Latina regis-tradas em textos memorialistas e literários a partir de obras que narram crimes sofridos pelas mulheres no Brasil, na Argentina e no México. Esse crime faz parte da ?violência de gênero estrutural? imposta à mulher por meio da desqualificação do corpo feminino com abusos morais, físicos ou sexuais tanto no espaço doméstico como público. Como corpus literário, partiremos das obras Vozes do deserto (2004), de Nélida Piñon; Delincuentos: historías del narcotráfico (2005), de Arminé Arjona; Mundo perdido (2006), de Patrícia Melo; Chicas muertas (2014), de Selva Amada; e Ladydi (2014), de Jennifer Clement. Es-sas narrativas trazem experimentações estéticas que partem de relatos ou textos já existen-tes para serem construídas por um tecido literário que problematiza as marcas sociais da violência de gênero. A narrativa de Piñon resgata o papel de uma contadora de histórias que todas as noites tenta adiar sua morte por meio de sua criatividade. Os contos de Arjona expõem o dia a dia do controle do narcotráfico no México sobre os cidadãos de Ciudad Juárez e, em especial, a violência contra as mulheres imposta pelo crime organizado. A obra de Melo retoma a trajetória de um matador de aluguel que parte em busca de vingança da ex-companheira e atravessa as fronteiras do narcotráfico da América do Sul para locali-zar sua vítima. O testemunho de Amada é construído com o material de uma pesquisa de campo, feita pela autora, sobre três feminicídios na Argentina dos anos 1980, quando tes-temunhou assassinatos sem culpados. E, por último, o romance de Clement descreve com minúcias o sequestro, estupro e assassinato de meninas de origem indígena pelo narcotráfi-co mexicano na região de Guerrero. Em comum, as obras trazem experiências de escritoras que tentam resistir à violência de gênero ao se projetarem por meio de uma literatura pós-moderna paródica e irônica. Metodologicamente, no primeiro momento, analisamos as marcas sociais da violência de gênero contra o corpo feminino como o encarceramento, a violação, o assédio, a chantagem, a prostituição, o sequestro e/ou assassinato, entre outras.

Projeto:

Recepção do texto literário e Estudos Culturais

Coordenador:

Carlos Magno Santos Gomes

Descrição: Este projeto tem como objetivo analisar os diferentes processos de recepção do texto literário a partir da interdisciplinaridade proposta pelos Estudos Comparados, Estudos Culturais e Estudos da Recepção do texto literário. Os pesquisadores envolvidos fazem parte do PROFLETRAS e PPGL da UFS. Entre nossas metas, destacamos: 1 - formação e ampliação do horizonte de expectativas do leitor a partir de pesquisa de campo na Educação Básica, envolvendo projetos de intervenção de Letramento literário; 2 ? estudos comparados entre autores/as brasileiros/as e estrangeiros/as, valorizando as intertextualidades tanto no plano estético, quanto social; Nos dois casos, debatemos como questões ideológicas são incorporadas ao processo de criação de cada autor/a estudado/a. Com esse recorte, priorizamos as abordagens afro-brasileiras e dos estudos de gênero a partir das interfaces dos estudos culturais e comparados fundamentados por S. Hall, G. Spivak, D. Ribeiro, M. Lugones, L. Z. Machado, E. Duarte e E. Xavier, entre tantos/as outros/as, que nos orientam para uma revisão da história literária por meio da descolonização. Dentro do debate em contextos virtuais, incluímos algumas reflexões sobre a importância dos multiletramentos no processo de recepção do texto literário para a renovação das práticas de ensino da literatura por meio dos conceitos de intertextualidade e recepção digital do leitor de acordo com U. Eco, A. Rouxel, R. Rojo e R. Chartier.

 

Projeto:

PIE10764-2021 - MAPEAMENTO DO FOLHETO DE CORDEL ÉPICO (2)

Coordenador:

CHRISTINA BIELINSKI RAMALHO (DLI)

Objetivos:

Objetivo geral

Realizar levantamento e estudo de folhetos de cordel cearenses que desenvolvem uma matéria épica de modo a compor verbetes que integrem o “Mapeamento de obras épicas” do Centro Internacional e Multidisciplinar de Estudos Épicos (CIMEEP), em parceria com o REARE, o CELIS e o Projet Épopée.

Objetivos específicos

Compor material crítico a ser integrado a projetos de divulgação virtual do subgênero cordel épico na forma de artigos em periódicos e capítulos de livros nacionais e estrangeiros.

Projeto:

 

PIE9816-2021 - O Teatro de Ariano Suassuna: tragédias

Coordenador:

FABIO JOSE SANTOS DE OLIVEIRA (DLI)

Objetivos:

3.1 Objetivo Geral

Estudar histórica, analítica e criticamente as tragédias de Ariano Suassuna (mais especificamente, Uma Mulher Vestida de Sol e O Desertor de Princesa).

3.2 Objetivos Específicos

Aprofundar a crítica já desenvolvida sobre Ariano Suassuna, apresentando, na medida do possível, novas perspectivas analíticas;

Aprimorar os conhecimentos sobre o teatro nacional; notadamente, o nordestino.

Propiciar a alunos da UFS estudos científicos da matéria em questão;

Sempre que possível, divulgar em eventos científicos o conhecimento adquirido e produzido no período de vigência do projeto;

A longo prazo, produzir e publicar um artigo científico (ou capítulo de livro) com resultados obtidos ao longo das pesquisas desenvolvidas neste projeto e/ou a partir dele.

Projeto:

 

PID10659-2021 - Poesia Surda no Nordeste: caminhos para um mapeamento crítico

Coordenador:

FERNANDO DE MENDONCA (DELI)

Objetivos:

- Identificar a produção poética da cultura surda no nordeste brasileiro, por meio de um levantamento que agrupe as principais manifestações e registros (audiovisuais) em cada estado desta região;

- Discernir a produção poética da cultura surda no nordeste brasileiro dentro de duas frentes criativas: pelo princípio da adaptação (da cultura ouvinte para a cultura surda) e pelo princípio do ineditismo (expressão original da cultura surda);

- Refletir criticamente a produção poética da cultura surda no nordeste brasileiro, por meio das teorias literárias, sejam as clássicas como as aplicadas ao contexto das línguas de sinais, valorizando de maneira qualitativa esta expressão da cultura surda;

- Contribuir para o reconhecimento, a divulgação e o debate da literatura surda no nordeste brasileiro, não apenas dentro de um contexto acadêmico, mas de maneira que impacte diretamente a sociedade, permitindo novas possibilidades de autoconsciência para os artistas da comunidade surda, assim como a circulação e assimilação desta produção poética junto a ouvintes.

Projeto:

 

PID10674-2021 - Abismos Épicos no Cinema: o hibridismo canônico na linguagem fílmica

Coordenador:

FERNANDO DE MENDONCA (DELI)

Objetivos:

- Verificar a circularidade cultural das imagens míticas e as transições estético-epocais em obras cinematográficas dotadas de intencionalidade épica e autoconsciência de linguagem;

- Analisar a relação entre o cinema épico e a literatura, por meio da composição especular, seja no direcionamento de textos que apontem para outros textos (obras dentro de obras), mas especialmente, no caso de linguagens que se voltem para outras linguagens, desafiando a percepção e inovando as possibilidades de percepção.

- Aprofundar a reflexão interartística, através da sistematização conceitual da Mise en Abyme, em filmes épicos que resgatem as confluências e interpenetrações vinculadas à tradição clássica, sob um registro híbrido da ancestralidade e da herança;

- Refletir as práticas de criação literária e cinematográfica através de leituras e debates que aprofundem a consciência da matriz épica, sob uma perspectiva filosófica que também permita a interpretação das subjetividades localizadas nas obras.

Projeto:

 

PID10217-2021 - UMA OBRA ENFERMA: A MENINA MORTA, DE CORNÉLIO PENNA

Coordenador:

JOSALBA FABIANA DOS SANTOS (DLEV)

Objetivos:

• Contribuir para maior conhecimento e divulgação da obra de Cornélio Penna;
• Levantar todas as alusões feitas à tuberculose e à loucura (inclusive as metafóricas e que façam parte do mesmo campo semântico);
• Analisar a tuberculose e a loucura, suas causas e seus desdobramentos;
• Ponderar sobre os possíveis sentidos da tuberculose, da loucura, do patriarcado e do mistério;
• Refletir sobre a loucura como resistência, fuga e sintoma da opressão.

Projeto:

 

PID8529-2020 - Sérgio Milliet para além do Diário Crítico

Coordenador:

VALTER CESAR PINHEIRO (DLES)

Objetivos:

Como destacado na introdução, os principais estudos dedicados à obra de Sérgio Milliet abordam essencialmente o que foi reunido nos dez volumes do Diário Crítico, com referências eventuais à correspondência ou a alguns textos esparsos. Para Alambert Júnior , o vínculo de Sérgio Milliet com os demais partícipes do grupo modernista – questão sobre a qual boa parte da crítica emudece – seria marcado, ao menos na fase iconoclasta do movimento, pela não-adesão do primeiro ao programa nacionalista dos segundos (legitimada pelos reiterados e insistentes pedidos de Mário de Andrade para que Milliet retornasse ao Brasil e escrevesse em português), fato que talvez justifique o escasso número de pesquisas que tenham por objeto o seu espólio literário (notadamente no campo da prosa e da poesia). Vale ressaltar que Milliet teria, como obliquamente afirma o autor de Macunaíma na famosa conferência de 1942, sido um grande crítico do movimento que se consagraria em nossa historiografia literária, o que explicaria, ao menos parcialmente, o “exílio” (para recuperar o termo empregado por Alembert Júnior) ao qual Milliet e sua obra foram condenados.
Constituem os corpora dessa pesquisa o ensaio de Sérgio Milliet intitulado "Um poeta da vida moderna", os livros de Verhaeren mencionados pelo autor nesse texto (dentre os quais Les villes tentaculaires, Les heures claires e Les heures du soir), as principais obras de alguns poetas igualmente nomeados, como Victor Hugo, Verlaine e Coppée, e, é claro, "O pintor da vida moderna", escrito de Charles Baudelaire com o qual o ensaio de Milliet mantém uma relação intertextual evidente.
Pretende-se, nesse projeto, conhecer a crítica literária millietiana mediante o estudo de um de seus últimos escritos, examinar, em perspectiva comparatista, um dos mais famosos ensaios de Charles Baudelaire (que, como Milliet, também era tradutor e crítico de arte) e aumentar o repertório de leituras francesas, dentre as quais, como já mencionado, estão "clássicos" de Verlaine, Victor Hugo e do próprio Baudelaire. As reflexões suscitadas por essas leituras devem materializar-se sob forma de artigo, preparando o discente para estudos acadêmicos de maior fôlego.

Projeto:

 

PID9753-2021 - Sérgio Milliet para além do Diário Crítico

Coordenador:

VALTER CESAR PINHEIRO (DLES)

Objetivos:

Como destacado na introdução, os principais estudos dedicados à obra de Sérgio Milliet abordam essencialmente o que foi reunido nos dez volumes do Diário Crítico, com referências eventuais à correspondência ou a alguns textos esparsos. Para Alambert Júnior, o vínculo de Sérgio Milliet com os demais partícipes do grupo modernista – questão sobre a qual boa parte da crítica emudece – seria marcado, ao menos na fase iconoclasta do movimento, pela não-adesão do primeiro ao programa nacionalista dos segundos (legitimada pelos reiterados e insistentes pedidos de Mário de Andrade para que Milliet retornasse ao Brasil e escrevesse em português), fato que talvez justifique o escasso número de pesquisas que tenham por objeto o seu espólio literário (notadamente no campo da prosa e da poesia). Vale ressaltar que Milliet teria, como obliquamente afirma o autor de Macunaíma na famosa conferência de 1942, sido um grande crítico do movimento que se consagraria em nossa historiografia literária, o que explicaria, ao menos parcialmente, o “exílio” (para recuperar o termo empregado por Alembert Júnior) ao qual Milliet e sua obra foram condenados.
Constituem os corpora dessa pesquisa o ensaio de Sérgio Milliet intitulado "Essência e objetivo da poesia” e textos – a serem repertoriados pelo discente pesquisador – de Reverdy, Lalo, Brémond, Prudhomme e Arland, dentre outros.
Pretende-se, nesse projeto, conhecer a crítica literária millietiana mediante o estudo de uma de suas conferências proferidas na então capital da República, inventariar e examinar, em perspectiva comparatista, a obra dos críticos mencionados por Milliet no ensaio escolhido e aumentar o repertório literário em língua francesa do pesquisador. As reflexões suscitadas por essas leituras devem materializar-se sob forma de artigo, preparando o discente para estudos acadêmicos de maior fôlego.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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