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Banca de QUALIFICAÇÃO: NEILTON FALCÃO DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NEILTON FALCÃO DE MELO
DATA: 14/10/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Híbrida (auditório do PPGL)
TÍTULO: A CONSTRUÇÃO HISTÓRICO-SOCIAL DAS IMAGENS DISCURSIVAS E DO ETHOS DO PROFESSOR E SUAS INFLUÊNCIAS NA IMAGEM DO PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE
PALAVRAS-CHAVES: Argumentação. Ethos docente. Imagens discursivas. Profissão docente. Retórica.
PÁGINAS: 244
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

Este trabalho de qualificação insere-se na linha de pesquisa de Linguagem: identidades e práticas sociais e propõe-se a analisar a construção histórico-social das imagens discursivas e do ethos do professor e suas influências na imagem do professor na contemporaneidade, partindo dos princípios teórico-metodológicos dos estudos retóricos, neorretóricos e discursivos do ethos. Trata-se de tema relevante, uma vez que as imagens discursivas e o ethos do professor construídos histórico-socialmente, bem como suas influências na imagem do professor na contemporaneidade, são temas ainda pouco explorados academicamente, servindo como categorias para análises gerais no âmbito historiográfico e para a análise da condição do professor na história do Brasil. Partimos da hipótese de que as imagens discursivas e o ethos do professor construídos historicamente de forma estereotipada pela sociedade aparentam ter marcas potenciais na imagem do professor na contemporaneidade, e isso pode levar à confirmação de que a sociedade cria imagens discursivas generalizadas ou distantes da realidade referente ao professor. Para nosso estudo, adotamos como respaldo teórico os estudos sobre o ethos a partir de Maingueneau (1993; 2008, 2013; 2015; 2016; 2018; 2020), Amossy (2015; 2018), Meyer (1998; 2007) e Ferreira (2010; 2017; 2019), autores que, cada um a seu modo, fornecem-nos ferramentas teórico-metodológicas para investigar o ethos do professor a partir de características linguísticas, sociais, históricas ou culturais. Utilizamos relatos e discursos extraídos de obras sobre a história da educação, sobretudo Manacorda (2010), como elementos para a análise das imagens discursivas e do ethos do professor construídos ao longo da história da educação, tendo como recorte a educação no Egito Antigo, Grécia Antiga, Roma Antiga e Idade Média; utilizamos também obras sobre a educação praticada no Brasil sob o comando da Companhia de Jesus e durante a Reforma Pombalina. As imagens discursivas e os ethé do professor encontrados na revisão de literatura foram comparados com as imagens discursivas e os ethé do professor contemporâneo encontrados através de entrevistas com pessoas pertencentes a vários segmentos da sociedade. Metodologicamente, trata-se, portanto, de um estudo bibliográfico e comparativo de cunho qualitativo. Os resultados preliminares sinalizam que o professor sempre teve uma imagem discursiva não muito valorizada socialmente, de um modo geral, incluindo-se aí tanto os baixos salários quanto a falta de reconhecimento e respeito por sua profissão.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA LÚCIA MAGALHÃES
Interno - 2228220 - CLEIDE EMILIA FAYE PEDROSA
Externo à Instituição - CLÁUDIA NELI BORRAGINI ABUCHAIM DE OLIVEIRA
Interno - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO
Presidente - 2865742 - MARCIA REGINA CURADO PEREIRA MARIANO

Notícia cadastrada em: 12/09/2022 09:12
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