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Banca de QUALIFICAÇÃO: DERICK RAFAEL SANTOS CAVALCANTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DERICK RAFAEL SANTOS CAVALCANTE
DATA: 21/10/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do PPGL
TÍTULO: A INDÚSTRIA DO HORROR CINEMATOGRÁFICO E A IMAGEM DE SI: CONSTRUINDO O ETHOS A PARTIR DA REPRESENTAÇÃO DA MULHER NOS FILMES DE HORROR
PALAVRAS-CHAVES: Argumentação. Ethos. Cinema. Horror. Protagonismo feminino.
PÁGINAS: 125
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

Tendo ciência de que dentro do gênero cinematográfico do horror a representação das mulheres protagonistas, e em papel de destaque, ocorre de forma majoritária, a presente dissertação busca investigar no horror quais as imagens percebidas sobre ele no que tange às representações femininas inseridas nessas produções. Para isso, a pesquisa, sob o viés dos estudos da retórica (ARISTÓTELES), neorretórica (PERELMAN e OLBRECHTS-TYTECA) e, principalmente, da argumentação (AMOSSY e MAINGUENEAU), tem como objetivo inferir de que forma os ethos do horror são formados e revelados, e como outros conceitos pertinentes à argumentação, como o pathos e o logos, auxiliam na construção desta imagem discursiva. Por tratar-se de uma análise em que os objetos de estudo são produções do audiovisual, será necessário compreender de que forma os recursos não-verbais compõem a linguagem cinematográfica, seja iluminação, figurino, direção etc. e como tais elementos inserem-se nos processos de persuasão. A metodologia da pesquisa se dará pela etnografia de tela (RIAL) em que serão analisados os papéis e as representações das mulheres em dez produções do gênero horror, pensando tanto no texto quanto no contexto. A seleção dos filmes deu-se somente pelas narrativas e como essas ampliam as imagens das mulheres apresentadas ao público dentro dos enredos. Sendo assim, para complementar as investigações, alguns estudos acerca das mulheres, como os de Rubin (1975) e Butler (1990), compõem a pesquisa, tendo em vista que muitos colaboram na evolução do que é ser mulher na sociedade, e, consequentemente, têm um papel fundamental nas mudanças das diegeses que persistem em destacar as mulheres como protagonistas. Como resultados preliminares podemos apontar, neste trabalho de qualificação, que uma das imagens discursivas moldadas pelos filmes de horror, em especial, os slashers dos anos 80, é o da mulher-vadia que precisa ser punida pelos seus atos pecaminosos. Destacamos que este ethos tornou-se um clichê nas produções onde as mulheres apresentadas com certas características não deveriam sobreviver, uma ideia conservadora que pode ser associada à época em que as mulheres lutavam pelos seus direitos, principalmente, pela liberdade sexual, assim, as produções, (in)voluntariamente, perpetuavam noções morais, tradicionais e punitivas para aquelas personagens que cruzavam a linha das normas sociais e ideais para as mulheres.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2865742 - MARCIA REGINA CURADO PEREIRA MARIANO
Interno - 2422200 - TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO
Interno - 1263773 - FERNANDO DE MENDONCA
Externo ao Programa - 1052527 - FLÁVIO PASSOS SANTANA
Externo à Instituição - ELZA FERREIRA SANTOS

Notícia cadastrada em: 12/09/2022 15:31
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